Câmara de Colinas (TO) recebe treinamento para novo portal de internet

Oficina Interlegis, que prevê também Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, será aberta por coordenador do Programa

A Câmara Municipal de Colinas, no Tocantins, vai receber o apoio do Programa Interlegis para sanar uma lacuna que vinha causando problema até mesmo com o Tribunal de Contas e o Ministério Público: a falta de um portal de internet que atendesse às exigências das leis de transparência e acesso à informação. Durante toda a próxima semana, vai sediar as Oficinas Interlegis de Portal Modelo e de SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), duas ferramentas fornecidas gratuitamente pelo Programa e que atendem a essas necessidades.

O Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ao qual está vinculado o Programa Interlegis, vai abrir o treinamento, realizado a pedido do senador Vicentinho Alves (PR-TO), que já intermediou a realização de atividades semelhantes em várias cidades do Estado.

Até pouco tempo, a Câmara terceirizava a prestação dos serviços de internet. Com o encerramento do contrato, a página foi suspensa e o Tribunal de Contas e o Ministério Público apontaram a falta. Os vereadores foram, então, orientados pelo senador Vicentinho Alves a recorrer ao Interlegis.

Em fevereiro, os vereadores Ronivon Farias, Augusto Agra e Washington Aires estiveram na sede do ILB em busca de solução. Os coordenadores Francisco Biondo e Sesostris Vieira receberam o grupo e a solicitação foi atendida. Biondo enfatizou o caráter gratuito dos produtos tecnológicos oferecidos pelo ILB, todos desenvolvidos em software livre. Sesostris Vieira explicou que, a partir da portabilidade do site, a alimentação é responsabilidade da Casa.

Agora, os servidores da Câmara vão receber o treinamento para instalar e usar as ferramentas. Serão dois e meio dedicados a cada uma delas; o Portal Modelo e o SAPL, já em sua nova versão, que conta, inclusive com o painel eletrônico.

Outras informações sobre a Oficina e o os produtos e serviços oferecidos pelo Programa Interlegis podem ser acessados em www.interlegis.leg.br