Câmara de Bento Gonçalves tornou-se referência de boas práticas de transparência na internet

Utilização de produtos Interlegis auxilia na divulgação de dados

Matéria publicada no portal da Câmara de Bento Gonçalves:

 

Há oito anos a Casa utiliza as ferramentas tecnológicas, para divulgação de dados no site e desde então, Câmaras de outros municípios estiveram em Bento para buscar orientações de implantação do sistema

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves tornou-se uma referência para as demais Casas Legislativas do estado, no que tange as boas práticas de transparência. 

Há oito anos a Casa utiliza as ferramentas tecnológicas, Portal Modelo e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl) para divulgação de dados no site, e desde então, diversas Câmaras Municipais do estado já estiveram na Casa buscando orientações e informações para implantarem esse sistema. A mais recente, foi a Câmara Municipal de Butiá que nessa terça-feira (2), esteve em Bento Gonçalves representada pelo seu presidente, vereador Leandro Montenegro da Silva (PT), acompanhado de seus servidores do setor Jurídico e Legislativo. 

Na oportunidade, os visitantes foram recebidos pelo presidente da Casa, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB) e, pelos servidores do departamento Legislativo, Jurídico e de Tecnologia em Informática. Scussel acredita que o fato da Câmara adotar uma postura de gestão que busca ir além do que a Lei da Transparência exige, tem sido o diferencial no trabalho que é realizado pelos servidores da Casa. “Nosso diferencial está em oferecer para a população uma melhor experiência de acesso à informação no site, por meio de parcerias com o Senado e Interlegis, sem custos já que assim evitamos a terceirização desses serviços, e essa troca de experiências entre os legislativos resulta em crescimento e também melhora o atendimento à população", salienta o presidente.

Essa postura de gestão já resultou na premiação do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul pelas boas práticas de transparência e também, no reconhecimento como a segunda melhor do estado no quesito transparência na internet.

Segundo Rogério Frá, servidor responsável pelo departamento de Tecnologia em Informática, esse suporte, facilita a pesquisa dos usuários por informações de trabalhos realizados na Câmara oferecendo a simplificação da pesquisa da legislação municipal por meio da compilação das leis, que permite a pesquisa da lei original e suas modificações, entre outros. “Hoje, formamos mais um elo dessa corrente legislativa que busca experiências, de como a tecnologia pode ajudar para uma melhor comunicação entre a comunidade e o Legislativo”, destacou Frá.

Entre as melhores práticas de transparência, estão as ferramentas que facilitam a pesquisa das matérias legislativas bem como a possibilidade da população acompanhar a tramitação dos projetos por e-mail, as sessões por áudio e vídeo, consulta da produção legislativa de cada parlamentar, entre outros aspectos que tornam ainda mais transparente as ações da Casa.