Assembleia Legislativa do Ceará sedia Oficina Interlegis de Cerimonial de 17 a 20 de outubro

Câmaras da região metropolitana já se inscrevem para participar

Em parceria com o Programa Interlegis – executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal – a Assembleia Legislativa do Ceará vai sediar na próxima semana uma Oficina sobre Comportamento e Imagem Pública – Cerimonial no Ambiente Legislativo. Serão 21 horas-aula distribuídas em quatro dias, em que serão abordados vários temas de interesse não apenas de cerimonialistas e relações públicas, mas até mesmo de parlamentares, como explica o instrutor do curso, Francisco Etelvino Biondo, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do ILB/Interlegis:

_ Este curso atual não fala só do cerimonial. Ele é mais amplo, porque a gente trabalha com a imagem pública e da comunicação institucional.

Os participantes da oficina têm na programação estudo aprofundado sobre definição de cerimonial, protocolo e etiqueta; a importância do cerimonial nas organizações modernas; sua evolução histórica; função comunitária do protocolo; fundamentos da etiqueta do cerimonial e do protocolo (alimentação, vestuário e coreografia); o cerimonial público; além de temas como a precedência no Brasil e no Legislativo; os símbolos nacionais (bandeira Nacional, Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional); e organização de eventos.

Mas, segundo Biondo, trabalha-se “muito a questão de comportamento, postura, das convenções sociais como um todo e, evidentemente, que é o principal em termos de cerimonial, que são as regras de precedência e o uso e emprego dos símbolos nacionais”.

O treinamento tem sido um dos mais solicitados por casas legislativas de todo o país. Na opinião de Francisco Biondo, isso se explica porque “ a gente tentar desmistificar um pouco a questão do cerimonial como uma coisa exclusiva e restrita, mas sim como um grande instrumento de comunicação da organização para construir a sua imagem pública”.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em http://www.interlegis.leg.br/institucional/eventos/inscricoes/comportamento-e-imagem-publica-cerimonial-no/view

No portal do Interlegis, também há outras informações, inclusive a programação completa do curso.