Após ler revista dos 20 anos, presidente de Câmara do Rio Novo do Sul procura Interlegis

Vereador quer retomar parceira com oficinas e produtos tecnológicos para a Casa capixaba

A revista comemorativa dos 20 anos do ILB e do Interlegis, produzida pela Coordenação de Planejamento e Relações Institucionais, foi responsável por reacender o interesse da Câmara Municipal de Rio Novo do Sul (ES) no trabalho de modernização e integração do Poder Legislativo realizado pelo Interlegis.  Jocelino Monti Cole, presidente da Casa, e o advogado da Câmara, Cândido Louzada, depois de lerem os depoimentos de vereadores e servidores sobre a importância do Programa para o legislativo municipal, vieram ao ILB em busca de renovar o convênio, assinado em 2004.

O município, conhecido por ter sido uma colônia no período imperial, também tem uma Lei Orgânica, por assim dizer, antiga: o texto não sofreu nenhuma atualização desde 1990 e traz no seu corpo a previsão de porto marítimo, mesmo o município estando cerca de 15 quilômetros do litoral. O Regimento Interno também está defasado e registra que o número de cadeiras para vereadores é 12, quando na realidade, são apenas nove.

A Câmara solicitou a realização da Oficina de revisão de marcos jurídicos assumindo o compromisso de ajudar na mobilização das casas mais próximas para participar do treinamento. A Casa também  já havia feito o pedido do domínio “.leg”, do Portal Modelo e do e-mail corporativo.

Recebidos pelo servidor Janary Nunes, o vereador e o servidor também se interessaram  pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e o próprio presidente se mostrou disposto a participar da primeira  oficina de SAPL do ano, a ser realizada em março em Brasília. “Queremos fazer diferente”,  disse o presidente Jocelino. "Este é o compromisso institucional que queremos abraçar”, completou Cândido.