Futuro presidente da Câmara de Lavras (MG) procura Interlegis para fazer parcerias

“A cidade quer mais transparência e nós, uma casa aberta ao público”, disse Felizardo

Com apenas 29 anos e tendo sido o mais votado da história da cidade, João Paulo Felizardo assumirá seu segundo mandato de vereador com o desafio de presidir a Câmara Municipal de Lavras - cidade de cerca de cem mil habitantes, a pouco mais de 200 quilômetros da capital do Estado, Belo Horizonte.

_ Mesmo antes de assumir a presidência, saímos em busca de parcerias, queríamos montar a Escola do Legislativo e viemos conversar com o professor Florian Madruga, presidente da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas) que nos indicou o Programa Interlegis – contou o vereador.

Segundo ele, o portal da Câmara está inoperante, o que dificulta tanto o trabalho dos vereadores, quanto a relação com a população da cidade. Embora ele não soubesse, a Câmara de Lavras tinha assinado convênio com o Programa Interlegis, que estava desatualizado. “Vamos retomar esta parceria, pois o Ministério Público e a cidade estão exigindo mais transparência e nós queremos uma casa aberta ao público” – afirmou.

Acompanhado do assessor pessoal Rodrigo Iorio e do servidor da Câmara Lauriano Resende Barbosa, o vereador conheceu as instalações do Interlegis e ouviu do servidor Luiz Carlos Santana de Freitas, da Coordenação de Planejamento e Fomento, uma explanação sobre os produtos, serviços e consultorias que o Programa disponibiliza gratuitamente para as casas legislativas. Entusiasmado, disse que que está à disposição para sediar oficinas para câmaras de toda a microrregião. “Temos estrutura, apoio político e articulação para montar esta programação e convidar as cidades vizinhas” -  garantiu.

Tanto o vereador, quanto seus assessores se mostraram interessados em todo o portfólio de produtos disponibilizados pelo Interlegis, além do Portal Modelo para internet e o domínio .leg.br, que a Câmara já dispõe, embora esteja desatualizado. Eles querem, por exemplo, oficinas para atualização de marcos jurídicos e implantar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, entre outros.