Mais de cem inscritos em curso de cerimonial do Interlegis na Assembleia do Rio

Comportamento se reflete em imagem do Legislativo, afirma Francisco Biondo

O Programa Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal, oferece em parceria com a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro, o curso “Comportamento e imagem pública: cerimonial aplicado no Legislativo”, de 28 a 30 de junho. A procura foi tão grande – já são cem pessoas inscritas – que foi necessário transferir o local de realização da oficina, que será agora no Palácio 23 de Julho, no centro do Rio (Auditório Senador Nelson Carneiro).

Para o instrutor do curso Francisco Etelvino Biondo, cerimonialista e um dos coordenadores do Programa Interlegis, a procura se explica pela necessidade que as pessoas que lidam com o cerimonial sentem de ter mais informações sobre como receber autoridades, como deve ser o comportamento e a postura de servidores e até dos próprios parlamentares. “A atuação destas pessoas também se reflete na imagem da instituição”, diz ele.

Durante o curso, Biondo vai mostrar cenas de brigas em plenário e tumultos durante posses presidenciais, entre outras. Segundo ele, o desrespeito e a falta de observância às normas de boa convivência, que são as que a televisão mostra, passam uma imagem muito negativa do Parlamento. “O trabalho legislativo pode ser excelente e ir por água abaixo por causa desta visão que fica”, afirma.

Ao mesmo tempo, Francisco Biondo vai dar exemplos de Parlamentos em vários países em que o comportamento é bem distinto, resgatando a importância da etiqueta como a forma da boa convivência entre as pessoas.

Além disso, o curso tem toda uma programação voltada para questões concretas do dia a dia de recepções oficiais, apresentação pessoal, atendimento ao público e até a composição de mesas de jantares. A demanda, inclusive, surgiu depois que Francisco Biondo deu um curso de cerimonial na Assembleia do Rio, que está sempre às voltas com visitantes estrangeiros e autoridades do país. “Eles queriam saber mais, até para orientar os parlamentares; daí surgiu a necessidade deste novo curso”.

 

Mais detalhes e outras informações em:

http://www.interlegis.leg.br/institucional/eventos/oficina-interlegis-etiqueta-legislativa-na-assembleia-do-rio-de-janeiro-rj