ILB/Interlegis discute ações de modernização em Conferência da UNALE

Além de participação nos painéis, técnicos farão demonstração de produtos e serviços

O Primeiro Secretário do Senado, Vicentinho Alves (PR-TO), vai abordar, durante painel na 20ª Conferência da UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) o papel do Programa Interlegis no fortalecimento do Poder Legislativo brasileiro. Diante do tema mais abrangente “Rediscutindo o Brasil”, o senador -  que é o Diretor Nacional do Programa e presidente do Conselho de Supervisão do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ao qual ele está vinculado – decidiu se ater à necessidade cada vez mais presente, sobretudo em momentos de crise, de se fortalecer a democracia e o Legislativo.

Segundo Vicentinho Alves, ao promover a modernização e a integração de Câmaras, Assembleias e agentes públicos, o Interlegis atua para tornar o Legislativo mais sólido. As ferramentas disponibilizadas pelo Programa também tornam as casas mais transparentes, aproximando o cidadão de seus representantes.

Instituição parceira da UNALE, o Programa Interlegis, estará presente mais uma vez na Conferência dos Legisladores e Legislativos Estaduais, em Aracaju, de 1º a 3 de junho, neste painel e participando de outro, com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Tóffoli, sobre “Desburocratização e Gestão dos Serviços Públicos e o Pacto Federativo”. O diretor executivo do ILB/Interlegis, Helder Rebouças, e outros coordenadores da instituição, acompanharão o Primeiro Secretário.

Técnicos do Programa também estarão à disposição, num estande,  para demonstrar os produtos e serviços que oferece gratuitamente às casas legislativas do Brasil e que representam ações efetivas de transparência e modernização, como a automação dos processos legislativos e criação de sites, treinamentos presenciais e cursos a distância.

Além dos produtos tecnológicos – como o Portal Modelo e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) – o Interlegis/ILB também fará apresentações sobre outras ações de capacitação. O ensino a distância tem sido uma poderosa ferramenta de qualificação de servidores, que sempre desperta o interesse das Assembleias.

Outro tema recorrente nas apresentações dos técnicos do Programa é o esforço para reduzir a exclusão digital no Legislativo, sobretudo entre as Câmaras Municipais, que ainda apresentam índices altos de ausência na internet. As Assembleias Legislativas têm se tornado colaboradoras neste processo, para que as Câmaras adotem as ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis com este objetivo.

A chamada Solução Web Interlegis é um pacote de ações que incluem a adoção do Portal Modelo para internet, a hospedagem no datacenter do Programa, a adoção do domínio .leg (que delimita o espaço e a identidade do Legislativo na internet) e o treinamento. Os técnicos do Interlegis estarão na XIX Conferência mostrando as últimas atualizações e as novas funcionalidades destes produtos, que são oferecidos sem custo para as casas legislativas.