Campo Grande (MS) recebe eventos do Programa Interlegis

Oficinas de treinamento despertam forte interesse junto às Câmaras

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul vai sediar, na próxima semana, eventos promovidos pelo Programa Interlegis, que é vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal. De segunda, dia 23, a quarta-feira, dia 25, serão duas oficinas de treinamento, além de palestras, no início da programação, com a presença de parlamentares. A realização do evento conta com o apoio da Assembleia, da Escola do Legislativo e do senador Waldemir Moka.

Os treinamentos oferecidos pelo Interlegis – que dão suporte para que as Câmaras possam usar ferramentas modernas -  estão despertando grande interesse junto à comunidade legislativa. Até esta sexta-feira, cerca de cinquenta servidores de 21 Câmaras do Estado já haviam se inscrito para participar das atividades.

As Oficinas Interlegis estão divididas em dois temas. A primeira, a cargo do instrutor Adalberto Oliveira, vai preparar os servidores para instalar e utilizar o Portal Modelo. Trata-se de ferramenta desenvolvida especialmente para que as casas legislativas tenham o seu site na internet, moldado de acordo com suas necessidades. O portal Modelo não requer conhecimentos técnicos profundos e pode ser adaptado por cada casa.

A segunda, que ocorrerá paralelamente ao outro treinamento, será ministrada pelo instrutor Luís Fernando Pires Machado. Nela, os participantes vão se familiarizar com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta que permite a informatização dos processos internos das Câmaras.

A utilização destas ferramentas faz com que as casas legislativas estejam de acordo com as exigências das leis de Acesso à Informação e de Transparência.