Abril

Câmara de Macapá busca apoio do Interlegis para capacitar vereadores e funcionários

Vereadores querem várias oficinas, cursos e produtos tecnológicos

Uma comitiva de cinco vereadores da Câmara de Macapá (AP) esteve na sede do Programa Interlegis nesta terça-feira, 26, em busca de apoio para adoção de medidas de capacitação de vereadores e funcionários. Segundo o vice-presidente da Câmara, Audrin Torrinha, o objetivo é fazer com que o convênio que já existe entre a casa e o Programa saia do papel, e se possa encaminhar providências para a modernização do legislativo municipal.

“Nós queremos vereadores qualificados para defender o seu mandato e os interesses do povo” – disse a vereadora Adrianna Ramos, que demonstrou especial interesse nos cursos de ensino a distância que o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), gestor do Programa Interlegis, oferece.

Marcelo Dias, 1º Secretário da Câmara, Eddy Clay Goes e André Lima, que também integravam a comitiva, quiseram saber quais os passos que deveriam ser dados a partir de agora. Ouviram de Luís Fernando Pires Machado, coordenador de Planejamento e Fomento do Programa, uma explanação sobre os produtos tecnológicos que o Interlegis oferece gratuitamente às casas legislativas. Entre eles, o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, duas ferramentas que colocam as casas de acordo com as exigências das leis de Acesso à Informação e de Transparência.

Luís Fernando e Patrícia Boureau também falaram de outras ações do Interlegis, como as consultorias para a revisão de marcos jurídicos (Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno), outro interesse da Câmara de Macapá, e que deverá ser uma das primeiras medidas a serem adotadas nesta parceria.

Eles explicaram que estas ações podem ser desenvolvidas por meio de oficinas de treinamento em que técnicos do Interlegis se deslocam até o Estado, lá permanecendo por uma semana. Como os vereadores foram encaminhados pelo gabinete do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Luís Fernando sugeriu que o próprio senador encaminhe solicitação ao Primeiro Secretário do Senado, Vicentinho Alves (PR-TO) para a realização das oficinas. Cabe a ele, como diretor nacional do Programa Interlegis, deferir estes pedidos. A partir daí, as partes vão discutir datas e programação.

Cursos de Organização de gabinete e Gestão do conhecimento, em EaD, com inscrições abertas

Estão abertas até a próximo domingo (24) as pré-matrículas para os cursos a distância (EaD) com tutoria de Organização de Gabinete Parlamentar e Gestão do Conhecimento Legislativo. As aulas estão previstas para ocorrerem de 5 de maio a 10 de junho.

O curso de Organização de Gabinete Parlamentar é voltado para todo tipo de atividade inerente a um gabinete político, com o objetivo de melhorar a eficiência e a efetividade do mandato parlamentar. A princípio, o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) havia disponibilizado 120 vagas somente para servidores do Senado, mas para atender a pedidos de outras casas legislativas, resolveu ampliar também para funcionários dos três níveis do Poder Legislativo (federal, estadual e municipal) de todo o Brasil.

Já o curso de Gestão do Conhecimento Legislativo visa mostrar a importância do registro, compartilhamento e colaboração como fatores de produtividade, modernização e transparência nas atividades das casas legislativas. Esse é o último dos oito cursos ainda com vagas dos que já estavam sendo oferecidos desde o início do mês para a comunidade legislativa de todo o Brasil

Matrículas

As matrículas são feitas pela Plataforma Saberes, do ILB, no link http://saberes.senado.leg.br . Para o primeiro acesso, é preciso fazer cadastro. É necessário ainda que a inscrição seja realizada por email institucional, para facilitar a seleção do público-alvo; ou seja, servidor do legislativo. A confirmação da matrícula será enviada aos interessados nos dias 28 e 29 de abril.

Mais informações poderão ser fornecidas pelo Serviço de Ensino à Distância (SEED) do ILB, no telefone (61) 3303 1475 ou ainda pelo email ilbead@senado.leg.br.

ILB e OAB/DF estudam parceria

O objetivo é capacitar servidores dos dois órgãos em áreas de interesse comum

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) vão fazer uma parceira institucional para a promoção de cursos em áreas de interesse comum. Nesta sexta-feira (8), o diretor do ILB/Interlegis, Helder Rebouças; o presidente da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB/DF, Jackson Domenico, e a advogada Gabriella Nascimento fizeram uma reunião para acertar os últimos detalhes do convênio.

Segundo o diretor do ILB, os cursos deverão ter início ainda nesse semestre e serão, em geral, na área de Direito Constitucional e Processo Legislativo. “ É mais uma ação em que o ILB amplia sua rede de parcerias institucionais, nesse caso específico, com uma entidade nacional”, destacou Helder Rebouças.

 

ILB lança cursos a distância com tutoria para a comunidade do Legislativo

Inscrições já estão abertas. Objetivo é atender servidores em todo o país

As inscrições para os primeiros cursos com tutoria oferecidos pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), em 2016, iniciam nesta segunda-feira (4) e vão até o dia 24 de abril. São, no total, oito cursos, cada um com 120 vagas, destinados a servidores dos três níveis do Poder Legislativo (federal, estadual e municipal) de todo o Brasil.

Os temas foram pensados tendo em vista necessidades permanentes das casas legislativas e dos seus servidores. Todos os cursos terão início no dia 2 de maio, com término previsto para 10 de junho.

Matrículas

As matrículas devem ser feitas pela Plataforma Saberes, do ILB. Para o primeiro acesso, é preciso fazer cadastro. É necessário ainda que a inscrição seja realizada por e-mail institucional, para facilitar a seleção do público-alvo, ou seja, servidor do legislativo. A confirmação da matrícula será enviada aos interessados nos dias 28 e 29 de abril.

Cronograma

Para todos os cursos, está prevista programação com várias atividades, que incluem fórum de apresentação e interação, dois fóruns temáticos e duas avaliações, todos com datas específicas para início e término.

Mais informações podem ser fornecidas pelo Serviço de Ensino à Distância (SEED) do ILB, no ramal 1475 ou ainda pelo email ilbead@senado.leg.br.

Cursos

  1. 1.       Administração Pública Descritiva
  2. 2.       Fundamentos da Ciência Econômica
  3. 3.       Gestão do Conhecimento Legislativo
  4. 4.       Licitação e Contratos Administrativos
  5. 5.       Novo Acordo Ortográfico
  6. 6.       Orçamento Público Avançado
  7. 7.       Técnicas em Didática para EaD
  8. 8.       Redação e Técnica Legislativa

 

Oficina de Webjornalismo Legislativo capacita 18 comunicadores em São Paulo

Treinamento foi dado por servidor do Programa Interlegis na Câmara de Suzano

A oficina foi uma iniciativa do programa Interlegis, do Senado, em parceria com a Câmara de Suzano,SP, realizada no Plenário da Casa, em 11 e 12/04.
Participaram 18 profissionais de comunicação de Câmaras da Região, além da Assembleia Legislativa de São Paulo e de Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, e instituições parcerias.
Segundo o servidor do Senado que ministrou o treinamento, Luiz Carlos Santana de Freitas, o objetivo foi treinar responsáveis pela alimentação de notícias nos portais na internet, nas mais consagradas técnicas do jornalismo on-line.

Busca de melhorias

A jornalista Sintia Barcelos, da Câmara de Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, implantou recentemente o Portal Modelo, do Interlegis. Para ela, o treinamento vai ajudá-la a fazer um trabalho melhor, incrementando o conteúdo e o volume de notícias do portal.
Já Viviane Strelec, da Assembleia de São Paulo, considerou o evento extremamente produtivo, para aprimorar seus conhecimentos e promover a troca de experiências entre os profissionais.

Nova parceria

No encerramento da oficina, o presidente da Câmara de Suzano, Denis Silva, participou da entrega dos certificados aos participantes. Ele comemorou o sucesso da iniciativa e informou que a próxima parceria com o Interlegis será a realização de uma oficina de Cerimonial no Ambiente Legislativo, nos dias 5 e 6/05.

Senador Wellington Fagundes encerra Encontro Interlegis em Sinop

Semana contou também com oficinas de treinamento para servidores de Câmaras da região

As informações são de Julia Munhoz, da Câmara Municipal de Sinop, com colaboração da assessoria de imprensa do senador Wellington Fagundes

As oficinas realizadas pelo Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis), órgão do Senado Federal, foram encerradas na manhã desta sexta-feira (01), durante um ciclo de palestras realizado na Câmara Municipal de Sinop. Aproximadamente 18 servidores dos Legislativos de vários municípios da região participaram da capacitação.

Uma das palestras foi ministrada pelo senador Wellington Fagundes (PR). Ele falou sobre o plano de concessão das rodovias brasileiras. “O grande problema do Centro Oeste é a logística. O produtor da porteira pra dentro tem capacidade de produção e nós temos uma agricultura competitiva com todos os lugares do mundo, só que nós temos terras vastas. Por isso, temos que falar muito nessa questão”.

Além da palestra, durante toda a semana os servidores participaram de duas oficinas com técnicos do Senado Federal. A primeira foi referente ao Portal Modelo, site disponibilizado de forma gratuita para as Câmaras Municipais. O segundo treinamento foi sobre o sistema de apoio legislativo.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sinop, Mauro Garcia (PMDB), o treinamento realizado pelo Senado e a disponibilização de plataformas pata sites institucionais geram economia e o maior beneficiado é a população.

“É uma honra para o Município de Sinop, principalmente esta Casa Legislativa, que foi parceira desse curso, pode que é feito e levar mais informações à população. Para os poderes legislativos é uma questão de economia, antes para fazer o site da Câmara tinha que fazer uma contratação particular e agora o Senado forneceu esse sistema. Gera economia e até acontece como temos feito aqui em Sinop. Essa economia a gente devolve para o Executivo em benefício da população”, apontou o vereador Mauro Garcia.

O senador Wellington Fagundes comentou o resultado das atividades: "a modernização do Legislativo brasileiro é fundamental para que o cidadão possa acompanhar o trabalho de seus vereadores. Afinal - prosseguiu - são eles quem têm o contato direto com a população e a internet é mais uma ferramenta nesse relacionamento tão importante para a democracia”.

Ações do documento