Novembro

Santa Rita quer liderar presença do Interlegis no norte do Maranhão

Márcio Muniz, presidente da Câmara, defende transparência e modernização

O presidente da Câmara Municipal de Santa Rita, município a 70 quilômetros de São Luís do Maranhão, Márcio Muniz, disse nesta quarta-feira, 11, em visita à sede do Interlegis, que quer liderar a presença do Programa na região norte do Estado. Ele pretende promover eventos de treinamento e capacitação que reúnam as 18 Câmaras da região no início do próximo ano.

Recebido por Otto Nascimento, Coordenador de Planejamento e Fomento do Programa Interlegis, que é vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro, Muniz disse que seu objetivo vai desde a implantação de produtos e ferramentas tecnológicas que o Interlegis oferece à consultoria para revisão de Lei Orgânica e Regimento Interno.

Segundo ele, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão tem sugerido que as Câmaras adotem medidas que favoreçam a transparência na prestação de contas e de informações à população. “E isto os produtos Interlegis podem fazer”, acrescentou.

Otto Nascimento, além de apresentar algumas destas ferramentas – que colocam as Casas legislativas de acordo com as exigências das leis de Transparência e de Acesso à Informação – deu as informações sobre os procedimentos necessários para que os eventos pretendidos pelo presidente da Câmara possam se concretizar.

Veja mais fotos aqui.

Presidente da Câmara de Caraúbas (RN) quer oficina tecnológica no Estado

Vicentinho Alves e Garibaldi Filho apoiam a iniciativa

O presidente da Câmara Municipal de Caraúbas, no Rio Grande do Norte, Édson Moraes, quer promover uma "revolução” no legislativo municipal. A casa está organizando, com o apoio do Primeiro-Secretário  do Senado, senador Vicentinho Alves (PR-TO) e do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), uma oficina de Portal Modelo e de Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) em dezembro.

O vereador contou que este não é o primeiro contato com o Interlegis. No passado, a câmara assinou convênio com o Programa mas não adotou nenhum dos produtos Interlegis. Agora, a casa tem o desafio de implantar um site, utilizando a plataforma Portal Modelo e o SAPL.

“Viemos para renovar o convênio e continuar o trabalho que considero extremamente importante, tanto para o Legislativo quanto para a população. Queremos que a nossa câmara avance nos trabalhos legislativos e é com esse objetivo que estamos aqui no Interlegis”, disse o presidente.

A previsão é de que outras 20 câmaras do estado possam atender ao convite para  participar do treinamento. A organização e a execução do evento serão promovidas pelo ILB.

ASTRAL realiza congresso nacional no dia 17 de novembro

Associação de tevês legislativas discute ampliação

A Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) realiza, no dia 17 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o seu Congresso Nacional. O tema deste ano é “A ampliação da rede legislativa no Brasil e a importância da Astral no Processo de Ampliação da Rede”.

Ele será dividido em seis áreas: “A política de comunicação e a Rede Legislativa de Rádio e TV”; “A importância de emissoras legislativas de Rádio e TV no município, sua montagem e operação”; “Como participar dessa estratégia de transparência do Poder Legislativo”; “Linha de Financiamento para TV e Rádio Legislativa”; “Tecnologia para montagem de emissoras” e “Montagem da grade de programação com troca de conteúdo entre casas legislativas”.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site  www.astralbrasil.org .

Câmara de Joinville quer produtos Interlegis

Presidente da câmara pretende firmar parceria para soluções em TI e marcos jurídicos

O vereador Levi Rioschi, da câmara de municipal de Joinville, Santa Catarina, visitou hoje (23) a sede do ILB/Interlegis para conhecer os produtos oferecidos pelo Programa, como o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e a Solução Web. Também ouviu sobre as ofertas do ILB para os marcos jurídicos das casas como a atualização e a revisão de leis orgânicas municipais e de regimentos internos.  

Levi Rioschi faz parte da mesa diretora da câmara, a maior do estado. Seu interesse, segundo ele, é levar o ILB/Interlegis para a cidade. “Fiquei muito satisfeito, já recebi várias informações e certamente vamos desenvolver um grande trabalho com o Interlegis e Santa Catarina, especialmente Joinville”, afirmou.

O vereador foi recebido pelo coordenador de Planejamento e Fomento, Luis Fernando Machado, e pelo o servidor Adalberto Oliveira. “Mais uma vez o Programa Interlegis vem atender a comunidade legislativa com o objetivo de integrar e modernizar o legislativo brasileiro”, afirmou Luis Fernando.

Câmara Municipal de Franca finaliza revisão do Regimento Interno

Novo texto deve ser aprovado pela Casa em 2016

A Câmara Municipal de Franca - SP, encerrou, com o apoio do ILB/Interlegis, os trabalhos de revisão do seu regimento interno. O vereador Claudinei da Rocha e o servidor Carlos Eduardo Evangelista, estiveram nesta quinta-feira (26/11) na sede do ILB, para o último encontro com os técnicos do Interlegis. Foram cinco visitas, iniciadas em março. Agora o vereador irá levar para a câmara o documento que deverá ser aprovado pela mesa em 2016.

Presente em todas as ocasiões, Carlos Eduardo Evangelista salientou o empenho da equipe do ILB destacada para a função de colaborar com a câmara, em especial do coordenador de Planejamento e Fomento Luis Fernando Pires Machado e do servidor Josiel Magrini. Carlos Eduardo também destacou a importância do trabalho para corrigir distorções na norma, cuja última atualização era de 2005.

Já o vereador Claudinei afirmou que o presidente da câmara, Marco Garcia, tem a intenção de levar os servidores do ILB até a casa, para um evento que marque a implantação do novo texto. A vinda do presidente a Brasília, recentemente,gerou outros entendimentos com o Senado, como a possibilidade de Franca receber consultores de orçamento para reproduzir palestra sobre orçamento impositivo que aconteceu no auditório do ILB/Interlegis em outubro, à qual o presidente assistiu.

Reforçando ter se tratado de um trabalho coletivo, o vereador nominou os que prontamente se dedicaram ao projeto, e, por fim, demonstrou estar contente com o resultado alcançado: "Temos só a agradecer. Estamos realmente satisfeitos com o empenho, com a qualidade do serviço e dos servidores do ILB."

Josiel Magrini registrou o potencial da Câmara Municipal de Franca de se tornar um polo multiplicador dos  produtos Interlegis no estado.

ILB/Interlegis participa do 8° Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais

Encontro reúne mais de 200 vereadores em Brasília

O ILB/Interlegis participou da 8º edição do Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais em Brasília que discutiu diversos temas de interesse do legislativo municipal. O evento, que começou na terça-feira, 24/11, foi promovido pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM), em parceria com várias instituições, como o ILB. Ele prosseguiu até ontem, 27/11, no auditório da sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A presença do ILB/Interlegis foi marcada no Congresso pela participação de equipe composta por João Henrique Gouveia, coordenador de Tecnologia da Informação, Sesostris Vieira e Higino Vieira. Eles fizeram uma palestra sobre o Solução Web, que promove a transparência nas casas municipais ao oferecer site e hospedagem e sobre o  Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

De acordo com Higino Vieira a presença do ILB no encontro foi uma oportunidade de marcar a presença do Programa Interlegis e apresentar para um grande número de vereadores soluções tecnológicas de grande importância para as casas legislativas: “Estamos satisfeitos de ter participado deste evento que reuniu parlamentares do Brasil inteiro. O Portal Modelo e o SAPL despertaram bastante interesse nos participantes”, ressalta.

O 8° Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais contou com a presença de mais de 200 parlamentares de diversas casas legislativas do Brasil. 

ILB/Interlegis realiza oficina de Portal Modelo em Bom Jesus- PI

Após a oficina haverá um encontro regional com o senador Elmano Férrer

O ILB/Interlegis fará nos dias 25 e 26/11 oficina de Portal Modelo no município piauiense de Bom Jesus. O evento atende a uma solicitação do senador Elmano Férrer (PTB-PI) e recebe grande apoio da Prefeitura Municipal.

Seguido ao evento será a vez de acontecer o Encontro Regional Interlegis com um seminário que contará com a presença do senador e apresentação do coordenador de Formação e Atendimento da Comunidade do Legislativo, Francisco Etelvino Biondo. Biondo irá apresentar a Solução Web Interlegis, o pacote de serviços que compreende os produtos tecnológicos Portal Modelo, Hospedagem e Domínio “.leg.br” . Na ocasião são aguardados servidores da Câmara Municipal e de casas legislativas próximas.

Os eventos irão ter sede no Campus Universitário Prof. Cinobelina Elvas, da Universidade Federal do Piauí.

Itapemirim quer mais presença do Interlegis

Presidente da câmara municipal pede treinamentos e revisão de marcos jurídicos

O ILB/ Interlegis recebeu nesta quinta-feira, 26/11, a visita do presidente da câmara municipal de Itapemirim, no Espírito Santo, Paulo Sérgio. Além do vereador, estava presente no encontro o procurador-geral da Casa, Robertino Batista. Eles vieram estreitar laços a fim de desenvolver ações de modernização na casa legislativa e buscar apoio para a revisão dos marcos jurídicos – Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno.

O servidor Otto Nascimento que os recebeu em nome do ILB, propôs um evento do Interlegis para o município com o objetivo de apresentar os produtos oferecidos pelo Programa, que buscam levar mais eficiência e transparência às câmaras. A casa já tem um convênio assinado com o Interlegis, mas procurou o ILB para obter o apoio necessário para modernizar e atualizar o parlamento municipal. Esta parceria, segundo ele, vai qualificar e preparar melhor os vereadores.

Além da revisão do Regimento Interno e da Lei Orgânica Municipal, o presidente também se interessou em fazer oficinas de treinamento para instalação e uso das ferramentas Portal Modelo e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), em encontro com a presença de câmaras vizinhas ao município de Itapemirim. Segundo Paulo Sérgio, este contanto é importante para o avanço das casas legislativas. "Se não buscarmos parceria com o Interlegis, vamos ficar para trás. Queremos ampliar o relacionamento com o ILB", disse o vereador.

Oficina em Bom Jesus reúne 21 participantes

Vereadores e servidores de câmaras municipais são treinados em Portal Modelo

A oficina tecnológica de Portal Modelo no município piauiense de Bom Jesus reuniu 6 vereadores, 14 servidores de câmaras e um servidor da Prefeitura Municipal.

Os participantes serão treinados para administrar os sites de suas casas legislativas, construídos na plataforma Portal Modelo. A programação do curso é dividida em três partes: gestão de conteúdos, administração e customização do portal.

O ILB/Interlegis enviou dois técnicos para o local, a fim de ministrar o curso, os servidores Adalberto Alves e José Bonifácio Góis.

Após a conclusão da oficina, de 14 horas-aula, será a vez do Encontro Regional, com a presença do senador Elmano Férrer (PTB-PI).

Vereadores do Maranhão buscam apoio do ILB/Interlegis para modernizar Câmaras

Na tarde desta terça-feira, 17/11, os presidentes das câmaras municipais de São Raimundo das Mangabeiras, Balsas e Santa Rita, no Maranhão, estiveram na sede do ILB, em Brasília, para conhecer os produtos tecnológicos oferecidos pelo Interlegis. Também demonstraram interesse em fechar parceria com o Instituto para desenvolver ações de modernização nas casas.

O presidente da câmara municipal de Santa Rita, Márcio Muniz, que já havia visitado o Interlegis na semana passada disse que quer liderar a presença do Programa no norte do Estado. Ele pretende promover eventos de treinamento e capacitação para as 18 câmaras das proximidades até o início do próximo ano.

Adalberto de Oliveira, servidor da Coordenação de Planejamento e Fomento do ILB, apresentou produtos e serviços que são oferecidos gratuitamente às casas legislativas, como o Portal Modelo para internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Já o presidente da câmara municipal de São Raimundo das Mangabeiras, Irmão Leonardo, afirmou que os produtos apresentados aumentam a transparência das casas e afirmou que a câmara busca por produtos tecnológicos que “a auxiliem a ser moderna e a levar informação à população”.

Os vereadores também afirmaram ter por objetivo comum alcançar as câmaras das localidades mais próximas com o exemplo bem-sucedido da implantação de produtos e ferramentas tecnológicas Interlegis e de consultorias de revisão de marcos jurídicos.

Ações do documento