Novembro

11

Presidente da Câmara de Vassouras, no Rio de Janeiro, visita Interlegis para renovar parceria

A presidente da Câmara Municipal de Vassouras/RJ, Rosi Farias, veio ao Interlegis, nesta terça-feira, 4, para a renovação de uma parceria. Ela foi recebida pelos servidores Adalberto Alves e Patrícia Boureau. Durante a visita conheceu os produtos que o Interlegis tem a oferecer às câmaras municipais por meio do SoluçãoWeb Interlegis que é um pacote de produtos e serviços que permite às casas legislativas criarem seu portal na Internet.

Adalberto destacou o trabalho e o empenho do Interlegis em levar as novas tecnologias para as casas legislativas, inserindo-as na rede mundial de computadores. O servidor afirmou , ainda, que a SoluçãoWeb veio para facilitar a rotina das Câmaras. Destacou ainda o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, ferramenta que informatiza o Processo Legislativo, sem custos financeiros para as Câmaras.

A Câmara Municipal de Vassouras tem o portal na versão 2.0 e solicitou a migração para a nova versão, 3.0 que significará um site mais moderno e com novas tecnologias para a Casa.

Rosi Farias acredita que a renovação da parceria vai trazer modernidade e informação para a Casa e todos os cidadãos. “Com essa parceria vamos manter o cidadão informado sobre tudo o que acontece na Câmara”.

Câmara Municipal de Belmonte quer produtos Interlegis

Convênio com o Programa será reativado

O presidente da Câmara Municipal de Belmonte (SC), Nelson Augustinho Machado, e os vereadores Edvar Adão Piaseski, Odair Basso e Valdenir Carlos Villa visitaram o Programa Interlegis nesta quarta-feira (5) para conhecer os produtos oferecidos às casas legislativas.

 

Eles manifestaram especial interesse na SoluçãoWeb, que oferece o Portal Modelo, o domínio .leg.br e a hospedagem gratuitamente. Na ocasião também foi apresentado o SAPL, um sistema que informatiza o Processo Legislativo, sem nenhum custo para as Câmaras.

 

A Câmara de Belmonte já possui um convênio com o Interlegis, que estava desatualizado. Seu portal de internet, por exemplo, é gerenciado por uma empresa privada.  Nelson Augustinho participou recentemente do curso de web jornalismo, aplicado pelo servidor do ILB, Luiz Carlos Santana de Freitas, em Chapecó/SC e lá foi indicado a procurar o Interlegis.

 

“Eu fiz um curso há poucos dias com o Luiz Carlos. Ele me orientou sobre o Programa Interlegis, como uma maneira de reduzir o custo da Câmara. O Interlegis faz um trabalho sem custos e viemos discutir como ter acesso ao Programa. Tínhamos o convênio, mas não era utilizado, agora vamos reativá-lo”, disse Nelson Augustinho.

 

Os vereadores de Belmonte foram recebidos pelos servidores Otto Nascimento e Robson Néri, da Coordenação de Planejamento e Fomento do Interlegis.

 

Paty do Alferes (RJ) faz convênio com o Programa Interlegis

Futuro presidente da Câmara quer reduzir custos e garantir transparência com Portal Modelo

Com apenas 20 anos, o vereador Júlio Avelino Júnior vai assumir a presidência da Câmara Municipal de Paty do Alferes, município fluminense. Preocupado em reduzir custos, devido ao Orçamento limitado que vai encontrar, ele procurou o Interlegis para ter acesso aos produtos oferecidos gratuitamente pelo Programa – a começar do portal de internet, que hoje, no caso da Câmara, é feito por uma empresa privada que cobra pelo serviço.

O vereador foi orientado pela chefe do Serviço de Planejamento e Projetos Especiais, Margarete Gomes de Oliveira Silva, a pedir que o atual presidente da Câmara encaminhe logo o pedido de assinatura de convênio com o Interlegis, para ganhar tempo. Assinado o convênio, a Câmara passa a ter acesso aos produtos e serviços do Programa.

Júlio Avelino Júnior tem também outra preocupação: segundo ele, as sessões da Câmara (não apenas as de Paty, como das cidades vizinhas) estão esvaziadas e a população demonstra desconhecimento sobre o papel do vereador e da instituição. “Com o Portal Modelo e as outras ferramentas oferecidas pelo Interlegis, queremos aproximar a Câmara da população”.

Acompanhado de assessores, o vereador assistiu a uma apresentação sobre o Portal Modelo, feita pelo técnico do Interlegis, Adalberto Oliveira, que ressaltou o fato de a ferramenta, além de gratuita, ser de fácil utilização. Adalberto sugeriu que a Câmara de Paty do Alferes envie um funcionário para aprender a instalar e utilizar o Portal para uma das oficinas de treinamento que o Interlegis fará ainda este ano.

Adalberto também indicou a adoção do Sistema de Acompanhamento do Processo Legislativo (SAPL), outra ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Interlegis. Com ela e o portal, garantiu, a Câmara terá como garantir a transparência de suas atividades, que poderão também ser acompanhadas em tempo real pela população.

Vereador de Corrente, no sul do Piauí, quer modernizar Câmara com ILB/Interlegis

Luiz Augusto quer acesso a produtos e serviços como Portal Modelo e cursos de capacitação

O vereador Luiz Augusto vai voltar para o Piauí, com o compromisso do Programa Interlegis de colaborar no processo de modernização da Câmara Municipal de Corrente, no sul do Estado.  Ele veio em busca de suporte não apenas para a capacitação de vereadores e servidores, como de ferramentas que auxiliem na modernização da Câmara.

Luiz Augusto foi orientado a pedir que o atual presidente da Casa envie um ofício à direção do ILB, que gerencia o Programa, solicitando a realização de convênio que dará acesso aos produtos e serviços oferecidos gratuitamente pelo Interlegis. Além disso,  segundo o vereador,a Câmara precisa de uma oficina para a revisão dos seus marcos jurídicos, a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno.

“Esta parceria é fundamental para fortalecer o elo entre o vereador e a população, que assim ficará mais atenta ao trabalho que é feito por nós, que não pode se limitar a ações assistencialista” – disse Luiz Augusto.

Luiz Augusto assistiu a uma apresentação sobre a nova versão do Portal Modelo para internet, desenvolvida pela equipe de tecnologia do Interlegis. Acompanhado de uma assessora, ele foi recebido pelos servidores Janary Nunes e Adalberto Oliveira.

Interlegis forma multiplicadores para implantar Portal Modelo nas Câmaras

Oficina acontece em Brasília durante toda esta semana

No segundo dia da oficina para multiplicadores, os usuários conheceram a estrutura e a funcionalidade do Portal Modelo e do seu projeto. O portal permite que a Casa Legislativa crie e publique o seu próprio site na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados. Durante a oficina, os participantes estão aprendendo como implantar e utilizar o Portal Modelo.

A aula foi ministrada pelo analista de sistemas da Coordenação de Tecnologia da Informação (COTIN), Jean Ferri, um dos responsáveis pela criação do Portal Modelo. Segundo ele, “O Portal é uma ferramenta que acabou de ser liberada, ela ainda está em desenvolvimento. Então mostramos como está o andamento, o que precisa ser feito além da estrutura base que envolve o portal e suas funcionalidades”.

A Oficina acontece até o dia 14 de novembro, com o objetivo de capacitar novos “professores”, para que eles possam também dar o treinamento e fazer a implantação do Portal Modelo nas Casas Legislativas dos municípios próximos aos seus.

O treinamento teve inicio na segunda-feira, 10/11 com uma extensa aula deTelma Venturelli, servidora da Coordenação de Planejamento e Fomento que apresentou técnicas de ensino e aspectos pedagógicos que irão auxiliar os novos multiplicadores na sua tarefa. Telma explicou que o objetivo da aula foi ensinar mecanismos para “melhorar a interação e o processo de comunicação entre professor e aluno, a fim de incrementar ainda mais a eficiência das oficinas”.

Quinze servidores vindos dos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Rio de janeiro, Piauí, Paraíba, Maranhão e Santa Catarina estão sendo treinados.

A oficina é resultado de uma meta estabelecida pelo Programa de apresentar às cerca de 2800 câmaras municipais espalhadas em todo o país que não têm presença na internet a possibilidade de corrigirem esta situação que as coloca em descumprindo com as exigências das leis de Acesso à Informação e da Transparência. Para isso, a "Oficina de Multiplicadores” pretende formar  “professores” que possam disseminar as vantagens da ferramenta nos seus municípios.

Os participantes da oficina precisaram atender certos requisitos como ter noções de gerenciamento de conteúdo ou customização de Portal Modelo (qualquer versão) ou de outro CMS (Joomla, Drupal, Wordpress, etc.).

Saiba mais sobre a oficina em http://www.interlegis.leg.br/noticias/2014/10/para-atingir-mais-camaras-sem-site-na-internet-interlegis-forma-multiplicadores

Oficinas Interlegis vão levar para Câmaras do Paraná e da Paraíba portal de internet e informatização legislativa

As Câmaras de Campina Grande e Patos (PB) e Foz do Iguaçu (PR) são as parceiras nesta iniciativa

Um Estado no Nordeste e outro no Sul serão os novos focos do Programa Interlegis para disseminar os produtos tecnológicos que apoiam as Câmaras Municipais no objetivo de se modernizar e superar a exclusão digital. Serão três oficinas em novembro e dezembro para treinar servidores das Câmaras Municipais para a implantação e uso do Portal Modelo para internet e o do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

O treinamento atende a pedido feito pelos senadores Cássio Cunha Lima, da Paraíba, e Álvaro Dias, do Paraná, empenhados em fazer com que as casas legislativas nos seus Estados tenham seus portais na internet e, com isso, atendam às exigências das leis de Transparência e de Acesso à Informação. Na Paraíba, apenas 27% das Câmaras têm portal na internet, segundo levantamento feito pelo Programa Interlegis no início deste ano. Já no Paraná, apesar de o índice ser bem mais elevado, o objetivo é atingir os 40% de casas que ainda não possuem o seu site.

As Câmaras Municipais de Patos e Campina Grande, na Paraíba, serão sedes das oficinas, que pretendem atingir também as cidades vizinhas: do dia 24 ao dia 28 de novembro, em Patos; e de 1º a 5 de dezembro, em Campina Grande. Já no Paraná, a oficina vai se realizar também entre os dias 24 e 28 de novembro, em Foz do Iguaçu, que deve mobilizar as câmaras da microrregião.  A ideia é a de que, nestas oficinas, servidores das casas legislativas possam se tornar multiplicadores do conteúdo para outras.

Programação

Na primeira etapa, durante dois dias e meio, o treinamento é voltado para a implantação e uso do Portal Modelo para internet. Tanto o Portal quanto a sua hospedagem são oferecidos gratuitamente pelo Programa Interlegis. Durante o curso, os servidores serão treinados para gerir conteúdo, administrar e customizar o portal. Os monitores do Interlegis asseguram que não é necessário conhecimento profundo de informática para isso. Ao final, as Câmaras já saem com seu portal no ar.

Na sequência, durante mais dois dias e meio, o treinamento é voltado para aqueles que querem conhecer o funcionamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta também desenvolvida pelo Interlegis para informatizar todo o processo interno de uma casa legislativa. Aí se incluem desde os dados básicos sobre a estrutura da Câmara, dos partidos e dos parlamentares, até a tramitação de matérias e votação em plenário. Como o Portal Modelo, o SAPL também é gratuito.

Mais informações sobre a programação, o conteúdo dos cursos e inscrições podem ser obtidas em:

http://www.interlegis.leg.br/eventos/2014/11/oficina-portal-modelo-e-sapl-em-patos-pb

http://www.interlegis.leg.br/eventos/2014/11/oficina-portal-modelo-e-sapl-em-campina-grande-pb

http://www.interlegis.leg.br/eventos/2014/10/oficina-portal-modelo-e-sapl-em-foz-do-iguacu-pr

Interlegis forma multiplicadores para ensinar a implantar Portal Modelo

Durante uma semana, oficina treinou técnicos de sete Estados, que vão multiplicar o conhecimento

Terminou nesta sexta-feira, 14/11, a primeira oficina Interlegis para formar “multiplicadores”, que vão atuar nos seus Estados ajudando Câmaras Municipais a terem o seu portal na internet. Na prática, eles vão funcionar como professores de outros técnicos e servidores de casas legislativas que queiram implantar o Portal Modelo, a ferramenta desenvolvida pelo Interlegis para que elas tenham, sem custos, o seu próprio site.

Este foi um modelo especial de treinamento, pois os interessados deveriam, necessariamente, ter o domínio de alguns conteúdos de internet e tecnologia da informação. Segundo o analista de sistemas da Coordenação de Tecnologia da Informação (COTIN), Jean Ferri, um dos responsáveis pela criação do Portal Modelo e instrutor da oficina, a experiência foi muito positiva. “Eles ficaram empolgados, pois a nova versão do Portal Modelo é mais fácil, tem mais recursos e estes são mais simples; eles saíram aptos a repassar o conhecimento adquirido”.

Os participantes também aprovaram. Adriana Chavez é responsável pela a área de tecnologia da informação da Câmara Municipal de Piraí (RJ) e segundo ela,  foi “ importante para as Casas Legislativas a participação dessa primeira oficina do Portal Modelo 3; a gente criou um grupo forte para multiplicar  isso nas nossas cidades”.

James Medeiros, consultor da Assembleia Legislativa do Piauí, avalia que “a oficina do Portal Modelo foi muito boa, por que a gente se atualizou no novo sistema e vamos conseguir multiplicar o que aprendemos, fazendo oficinas para as Câmaras da nossa Região”.

Para José Luiz Lacowicz, responsável pela área de informática da Câmara de Canoinha (SC), “a oficina mostrou toda a potencialidade do Portal Modelo 3, uma ferramenta  excelente, que vai ajudar muito tanto o Município de Canoinha, quanto outros municípios catarinenses”. Segundo ele, seria difícil encontrar um Portal melhor para a Internet, “fácil de usar e bastante poderoso”.

Além do treinamento em Portal Modelo, os participantes da oficina ainda viram uma apresentação da nova versão do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, feita por Cláudio Morale, também da Coordenação de Tecnologia do Programa Interlegis.

 

Treinamento de Redação em Webjornalismo Legislativo atende 25 câmaras catarinenses e Assembleia do Estado

Texto de Luiz Carlos Santana de Freitas

Entre os dias 6 e 14 de novembro,56 servidores de 26  casas legislativas do Santa Catarina e profissionais convidados da comunidade receberam treinamento prático e teórico para a produção e publicação de material jornalístico via internet. Com 14 horas de duração para cada turma, o objetivo desta ação de capacitação é dotar os colegas do Legislativo catarinenses dos mais recentes  conhecimentos e técnicas que os auxiliem no seu trabalho de alimentação de conteúdo noticioso dos seus portais na internet.

Trata-se de uma parceria do Senado, por meio do ILB/Interlegis/Coordenação de Treinamento,com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O professor Luiz Carlos Santana de Freitas, servidor do Senado Federal e mestre em Comunicação Social, desenvolveu o curso e é o responsável pela sua aplicação. Para ele, é essencial que se aprimore constantemente a qualidade dos textos que buscam facilitar o entendimento pelo cidadão comum dos atos e fatos que ocorrem no ambiente político-parlamentar.

- Além de ajudar a cumprir o princípio constitucional da publicidade na Administração Pública, uma comunicação eficaz do Poder Legislativo com seus  públicos estimula o exercício da cidadania, amplia a transparência da atividade parlamentar e faz muito bem para a democracia.

Este mesmo treinamento já foi oferecido em outubro em Chapecó, no oeste catarinense.

 

Veja o conteúdo programático do treinamento de Redação em Webjornalismo Legislativo:

Unidade II –WEBJORNALISMO

LIÇÃO 1 – Revisão teórica: Comunicação Social, Jornalismo e Webjornalismo Jornalismo Legislativo no campo da Comunicação Pública

LIÇÃO 2 – Comportamento do usuário da web

LIÇÃO 3 – Internet: agregadora de mídias

Unidade II – REDAÇÃO EM WEBJORNALISMO

LIÇÃO 4 – Especificidades da redação online

LIÇÃO 5 – Usabilidade, pirâmide invertida (uso do lead) e quebra da uniformidade

LIÇÃO 6 – Dicas gerais de redação para web

Unidade III – PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO DE NOTÍCIAS EM WEBJORNALISMO

LIÇÃO 7 – Pauta – o que é notícia no ambiente político-parlamentar

LIÇÃO 8 – Ferramentas complementares e plataformas “parajornalísticas” (blogs, redes sociais, microblogs)

LIÇÃO 9 – Manipulação das informações e construção básica do texto

Câmara Municipal de Caçapava do Sul (RS) quer revisão dos marcos jurídicos

Após sucesso de oficina em outubro, câmara quer mais "serviços Interlegis"

Um mês após o Interlegis realizar oficina de treinamento em Caçapava do Sul  para uso do portal modelo e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, da qual participaram 36 câmaras municipais, o presidente da Câmara de Caçapava, Peter Linhares, esteve na sede do Programa Interlegis em busca de consultoria para revisão da Lei Orgânica Municipal (LOM) e do Regimento Interno da câmara.

Acompanhado do vereador Luis Fernando Torres, Peter reuniu-se com o coordenador de Planejamento e Fomento do ILB/Interlegis, Armando Nascimento e com o analista Luiz Fernando Pires Machado, na segunda-feira, 17/11, a fim de acertar a nova parceria. O presidente ressaltou a importância do procedimento de revisão a fim de  “modernizar a LOM, aproximando-a das demandas do município e da própria Constituição Federal”.

As consultorias oferecidas pelo Interlegis permitem a atualização e o adequamento dos marcos jurídicos que regem câmaras e municípios. Consultores especialistas no assunto ajudam as casas legislativas a perceberem distorções e encontrarem a solução juridicamente cabível para que os documentos reflitam a realidade municipal e amparem a criação de leis. Apenas este ano o Interlegis efetivou mais de 400 revisões em todo o país. Mas a adoção das sugestões apontadas na consultoria é de competência das câmaras.

Sem site na internet, Câmara Municipal de Itapejara d'Oeste adota o Portal Modelo,

Ferramenta desenvolvida pelo Interlegis é de fácil manuseio e não tem custos

O Presidente da Câmara Municipal de Itapejara d’Oeste (PR), Antônio Edson de Azeredo, e o Secretário Geral, Edson Toaldo, manifestaram nesta quarta-feira, 19/11, interesse em adotar o Portal Modelo, a ferramenta desenvolvida pelo Programa Interlegis para que as Câmaras Municipais tenham o seu site na internet. O portal permite que a casa legislativa crie e publique o seu próprio site de maneira fácil e sem custo.

De acordo com Edson Azevedo, a Câmara de Itapejara D’Oeste ainda não possuía um portal na internet. Por sugestão da assessora de comunicação da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), Daiana Alves Moreira, que participou da oficina de multiplicadores realizada pelo Interlegis na semana passada, eles vieram conhecer o Programa e os produtos e serviços que ele oferece.

“Nós queríamos  conhecer e, de preferência, já implantar o site para garantir transparência e modernizar a nossa Câmara” disse o vereador Edson Azevedo .

O servidor do Interlegis Adalberto Oliveira, que recebeu a comitiva de Itapejara d’Oeste, disse que o portal já está pronto e que o importante, agora, é que eles conheçam o seu funcionamento. “Vamos fazer uma apresentação  para que eles vejam como o portal é de fácil manuseio”.

Daiana Alves Moreira que intermediou a visita, sabe a importância de informatizar as Câmaras. “Com intuito de dar continuidade a esse projeto que eu acho super bacana, já que a gente trabalha diretamente com as câmaras municipais e percebemos a falta  de comunicação das câmaras com a população;  então nós abraçamos esse projeto e  pretendemos dar continuidade a ele”.

Assembleia Legislativa do Amapá e Interlegis definem ações no estado

Representante da casa busca parceria para mudar cenário de exclusão digital

O Programa Interlegis se prepara para mais ações na região Norte do país no início de 2015. Na manhã dessa quarta-feira, 19/11, o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, Cleber Barbosa, veio ao Interlegis para fazer os ajustes necessários para que a casa se torne um polo multiplicador dos produtos Interlegis junto às 16 câmaras municipais do Estado.

Na conversa com o coordenador de Planejamento e Fomento, Armando Nascimento, Cleber tomou conhecimento do estudo realizado no início do ano por técnicos do Programa que indicavam que em toda a região,  73% das câmaras municipais não possuem site e que no Amapá apenas a câmara da capital e a Assembleia têm presença na internet. “Vamos mudar este quadro”, afirmou Cleber, ao ouvir o coordenador do ILB/Interlegis falar a respeito do SoluçãoWeb e de como ele atende a essa necessidade.

Ao falar do SoluçãoWeb Armando frisou um importante aspecto deste produto: a hospedagem dos sites das câmaras na nuvem do Interlegis e as vantagens desse serviço. Poucas casas legislativas possuem em seu quadro funcional pessoal suficiente para manter um portal de câmara no ar e a resposta para estes casos, em geral, é a terceirização. Ao abrigar esses portais em um servidor do Interlegis esta necessidade é suprida sem custos para as casas, com segurança das informações e privacidade. “À casa fica o único papel de atualizar o seus dados e conteúdos”, destacou Armando.

Um dos pontos tratados foi a possibilidade de a Assembleia sediar no início do próximo ano oficina para uso do Portal Modelo. Os servidores  do Interlegis, Janary Nunes e Otto Nascimento também acompanharam a visita. Janary sinalizou que a negociação para este evento está adiantada, restando poucos trâmites burocráticos para que esta oficina seja agendada ainda no primeiro trimestre de 2015.

Diretora do BID vê balanço dos 17 anos do Programa Interlegis

Nuria Simo, do Departamento de Tecnologia da Informação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, elogia impacto na comunidade

Nuria Simo,  gerente geral e chefe de informática  do Departamento de TI do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), mostrou-se impressionada com o alcance do Programa Interlegis em todo o Brasil. Acompanhada de Cláudia Veiga, especialista em operações do BID, ela assistiu a um balanço dos 17 anos de atividades do Programa, feito pelos coordenadores Armando Nascimento (Planejamento e Fomento) e João Henrique Gouveia (Tecnologia da Informação).

A diretora-executiva do Interlegis/ILB deu as boas vindas a elas e falou sobre o pioneirismo do Programa e do seu objetivo mais recente de diminuir a exclusão digital das Câmaras Municipais, que atinge a metade delas em todo o país.

Como o convênio com o BID, parceiro que financiou parte dos investimentos no Interlegis, termina no final deste ano, diretores da instituição estão analisando os resultados apresentados. “É muito gratificante ver que a luta deu certo; o impacto do Programa em todo o Brasil é muito grande e importante”, disse Cláudia Veiga, que acompanhou o início das negociações quando ainda estava na Secretaria de Assuntos Internacionais do governo federal.

Segundo Armando Nascimento, apesar de o contrato terminar em dezembro, o Programa continua, pois já tem recursos assegurados no orçamento do Senado. As representantes do BID fizeram perguntas exatamente sobre a sustentabilidade do Programa sem o aporte do Banco. “Alguns projetos ainda estão no meio, disse Nascimento, mas estamos orgulhosos em apresentar os resultados acordados”.

Da apresentação, constou o histórico, a evolução, as áreas de atuação, os pilares conceituais e exemplos concretos da atuação do Interlegis.  Um deles aconteceu ao vivo: por meio da videoconferência, o diretor de infraestrutura tecnológica da TV Câmara, Luís Flávio Menezes, deu um depoimento sobre a atuação conjunta das tevês legislativas durante as eleições.

“Este foi um efeito colateral benéfico, não previsto no projeto original”, ponderou Nuria Simo, sempre admirada com as dificuldades enfrentadas para atingir pontos tão distintos num país com a extensão e as diferenças do Brasil. Ela mostrou especial interesse nos produtos tecnológicos e fez várias perguntas sobre a segurança dos sistemas. As respostas foram dadas por João Henrique Gouveia, que também teve a oportunidade de mostrar vários deles em funcionamento.

Ao final, Nuria Simo se disse satisfeita com os resultados apresentados pelo Programa e com o retorno que ele vem obtendo junto aos parlamentares, às casas legislativas e aos cidadãos.

Interlegis promove oficinas de tecnologia legislativa em Campina Grande e Patos (PB)

Senador Cássio Cunha Lima participa dos eventos

 

De 24 a 28 de novembro, em Patos, e de 1º a 5 de dezembro, em Campina Grande, equipes do Programa Interlegis vão estar na Paraíba em oficinas de treinamento para servidores de Câmaras Municipais que ainda não possuem portal de internet e informatização do processo legislativo. O Interlegis oferece gratuitamente as duas ferramentas – o Portal Modelo e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) – e o curso para sua implantação.

O treinamento foi programado a pedido do senador Cássio Cunha Lima, preocupado com o quadro de exclusão digital apontado por um levantamento feito por técnicos do Interlegis no início do ano. Segundo esta pesquisa, 73% das Câmaras Municipais da Paraíba não possuíam presença na internet. Ou seja, apenas 27% têm site e, portanto, estão em condições de atender às exigências das leis de Transparência e de Acesso à Informação.

Além da questão legal, estas ferramentas possibilitam maior interação entre as Câmaras, os vereadores e a população. O Portal Modelo, por exemplo, permite a transmissão das sessões pela TV e pela rádio legislativas.

Cunha Lima vai estar presente no encerramento da oficina de Patos, no dia 28, e na abertura do evento em Campina Grande, no dia 1º.

Programação

A ideia é a de que, nestas oficinas, servidores das casas legislativas possam se tornar multiplicadores do conteúdo para seus colegas de Câmaras vizinhas.

Na primeira etapa, durante dois dias e meio, o treinamento é voltado para a implantação e uso do Portal Modelo para internet. Tanto o Portal quanto a sua hospedagem são oferecidos gratuitamente pelo Programa Interlegis. Durante o curso, os servidores serão treinados para gerir conteúdo, administrar e customizar o portal. Os monitores do Interlegis asseguram que não é necessário conhecimento profundo de informática para isso. Ao final, as Câmaras já saem com seu portal no ar.

Na sequência, durante mais dois dias e meio, o treinamento é voltado para aqueles que querem conhecer o funcionamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta também desenvolvida pelo Interlegis para informatizar todo o processo interno de uma casa legislativa. Aí se incluem desde os dados básicos sobre a estrutura da Câmara, dos partidos e dos parlamentares, até a tramitação de matérias e votação em plenário. Como o Portal Modelo, o SAPL também é gratuito.

Mais informações sobre a programação, o conteúdo dos cursos e inscrições podem ser obtidas em:

http://www.interlegis.leg.br/eventos/2014/11/oficina-portal-modelo-e-sapl-em-patos-pb

http://www.interlegis.leg.br/eventos/2014/11/oficina-portal-modelo-e-sapl-em-campina-grande-pb

Foz do Iguaçu e AlmiranteTamandaré, no Paraná, recebem oficinas de tecnologia legislativa do Programa Interlegis

Parceria com as Câmaras Municipais devem multiplicar os produtos Portal Modelo e SAPL

O Interlegis, vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro, vai realizar duas oficinas de treinamento no Paraná, a fim de disseminar o uso dos produtos tecnológicos oferecidos gratuitamente pelo Programa às Câmaras Municipais. Um deles é o Portal Modelo para internet e o outro, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, que informatiza todo o processo interno da casa legislativa.

A realização da oficina atende a um pedido feito pelo senador Álvaro Dias, que tomou conhecimento de levantamento feito no início do ano por técnicos do Interlegis, apontando que, no Paraná, 40% das Câmaras Municipais ainda não possuem portal na internet. Com isso, elas estão descumprindo as exigências das leis de Transparência e Acesso à Informação.

Além da questão legal, estas ferramentas possibilitam maior interação entre as Câmaras, os vereadores e a população. O Portal Modelo, por exemplo, permite a transmissão das sessões pela TV e pela rádio legislativas.

Em Foz do Iguaçu, a oficina se estende do dia 24 ao dia 28, na Câmara Municipal. Já em Almirante Tamandaré, ela ocorre do dia 1º ao dia 5, no Centro da Juventude de Almirante Tamandaré.

Programação

A ideia é a de que, nestas oficinas, servidores das casas legislativas possam se tornar multiplicadores do conteúdo para seus colegas de Câmaras vizinhas.

Na primeira etapa, durante dois dias e meio, o treinamento é voltado para a implantação e uso do Portal Modelo para internet. Tanto o Portal quanto a sua hospedagem são oferecidos gratuitamente pelo Programa Interlegis. Durante o curso, os servidores serão treinados para gerir conteúdo, administrar e customizar o portal. Os monitores do Interlegis asseguram que não é necessário conhecimento profundo de informática para isso. Ao final, as Câmaras já saem com seu portal no ar.

Na sequência, durante mais dois dias e meio, o treinamento é voltado para aqueles que querem conhecer o funcionamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta também desenvolvida pelo Interlegis para informatizar todo o processo interno de uma casa legislativa. Aí se incluem desde os dados básicos sobre a estrutura da Câmara, dos partidos e dos parlamentares, até a tramitação de matérias e votação em plenário. Como o Portal Modelo, o SAPL também é gratuito.

Mais informações sobre a programação, o conteúdo dos cursos e inscrições podem ser obtidas em:

 

http://www.interlegis.leg.br/eventos/2014/10/oficina-portal-modelo-e-sapl-em-foz-do-iguacu-pr

http://www.interlegis.leg.br/eventos/2014/11/oficina-portal-modelo-e-sapl-em-almirantetamandare-pr

 

Procurador da Câmara de Cafeara vem a Brasília em busca de treinamento

A Câmara irá substituir o atual portal, pago, pelo Portal Modelo.

Leonardo Fregonesi de Moraes, procurador da Câmara Municipal de Cafeara (PR),  cidade com aproximadamente 3000 habitantes no norte do Paraná, veio ao Interlegis na manhã dessa segunda-feira empenhado em aprender a utilizar o Portal Modelo e colocá-lo em funcionamento imediatamente na Câmara.

Em Cafeara, o portal atual é operado e mantido por uma empresa terceirizada. Assim que recebeu meses atrás ofício do Interlegis oferecendo gratuitamente o SoluçãoWeb, que disponibiliza sem custo algum portal para as casas legislativas, Leonardo sugeriu que a Câmara solicitasse de imediato o pacote. A adesão foi realizada em setembro.

Como a Câmara está impossibilitada de destacar um servidor para fazer treinamento este ano, Leonardo decidiu ele mesmo vir à Brasília para receber algumas orientações básicas para o uso do portal. Leonardo contou ao servidor Janary Nunes, da Coordenação de Planejamento e Fomento, que o recebeu, que pouco tempo depois que a Câmara recebeeu o ofício, participando de um encontro de procuradores do Estado, Leonardo ouviu do representante da câmara municipal de Telêmaco Borba um depoimento favorável sobre os produtos de tecnologia disponibilizados pelo Interlegis. Ele disse ter ficado especialmente empolgado com a confirmação de que eles são de fácil manuseio e grandemente úteis para a realização dos trabalhos administrativos e fluidez do processo legislativo.

Leonardo afirmou que “a falta de transparência nos portais compromete a legitimidade do Poder (Legislativo), porque as pessoas não sabem o que está acontecendo”. Explicou então que a sua expectativa é a de que, com a praticidade do portal modelo, seja possível “alcançar mais agilidade na disponibilização das informações da Câmara e atrair a atenção da comunidade para os trabalhos que ali são realizados", ele sugeriu também que isto poderá ampliar o desejo da comunidade de participar mais ativamente do processo democrático.

Em breve, o Interlegis irá disponibilizar um tutorial sobre o Portal Modelo. Leonardo receberá um rápido treinamento para uso do portal nessa quinta-feira e no início de 2015, um servidor da Câmara será devidamente treinado em uma das oficinas oferecidas pelo Interlegis.

Associação Brasileira de Câmaras Municipais comemora 15 anos em 7º Congresso, nesta terça, 25

Elga Lopes, diretora-executiva do Interlegis/ILB é homenageada

Começa amanhã em Brasília o 7º Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais, promovido pela ABRACAM (Associação Brasileira de Câmaras Municipais), que está também comemorando os 15 anos de fundação da entidade. Durante três dias, serão discutidos vários temas de interesse do Legislativo Municipal, como a Lei dos Resíduos Sólidos, o Orçamento Impositivo nos Municípios, Reforma Política e Técnicas Parlamentares, entre outros.

A diretora-executiva do Instituto Legislativo Brasileiro, ao qual está vinculado o Programa Interlegis, será homenageada nesta edição do Congresso, no dia 26, às 18h30min. Parceiro da ABRACAM, o Programa Interlegis estará presente também com uma palestra de Francisco Etelvino Biondo, Coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo. Ele vai falar sobre a nova versão do Portal Modelo e da campanha lançada pelo Interlegis para reduzir a ausência das Câmaras na internet.

Atualmente, metade das Câmaras Municipais do país não possui seu site na internet. Com isso, além de ficarem sem contato com a população da cidade, elas estão em situação ilegal, já que não cumprem as exigências das leis de Acesso à Informação e de Transparência. Para mudar este quadro, o Programa Interlegis lançou a campanha e um pacote de produtos chamados Solução Web Interlegis - sua Câmara na internet. Por meio desta ação, as Câmaras podem ter acesso gratuitamente ao seu portal na internet, já com o domínio .leg.br e hospedá-lo no datacenter do Interlegis.

O Congresso da ABRACAM acontecerá no auditório do DNIT, no Setor de Autarquias Norte. A abertura será amanhã às 14 horas.

Oficina Interlegis em Foz do Iguaçu reúne 13 Câmaras Municipais da região

Objetivo do treinamento, que tem transmissão on line, é implantar Portal Modelo e SAPL

As informações são da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, sede do evento:

Foz do Iguaçu e mais 13 cidades vizinhas são os novos focos do Programa Interlegis para disseminar os produtos tecnológicos que apoiam as Câmaras Municipais no objetivo de se modernizar e superar a exclusão digital. A oficina chega para treinar servidores das Câmaras Municipais para a implantação e uso do Portal Modelo para internet e o do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).
Segundo levantamento feito pelo Programa Interlegis no início deste ano, no Paraná, apesar de o índice ser elevado, o objetivo é atingir os 40% das Câmaras que ainda não possuem o seu site.
A oficina Interlegis se realiza de 24 a 28 de novembro, em Foz do Iguaçu, que vai atender 40 servidores durante o curso. A ideia é a de que, nestas oficinas, servidores das casas legislativas possam se tornar multiplicadores do conteúdo para outras.
O presidente da CMFI, vereador Zé Carlos, abriu a Oficina desejando boas-vindas e sucesso aos participantes durante o desenvolvimento do curso: “O programa do Senado possibilita que qualquer Câmara possa ter sua própria página na internet sem custo. As tecnologias de informação e de comunicação abrem novas perspectivas à sociedade do futuro. Para o Legislativo implica em mais transparência, mais comunicação entre o cidadão e seu representante, mais agilidade e qualidade no trabalho parlamentar”, destacou.
Segundo o Funcionário do Senado e monitor da Oficina, Higino Brito Vieira, atualmente são mais de 600 municípios que utilizam o Portal do Interlegis. “Um dos benefícios é trazer soluções tecnológicas, reduzindo custos e aumentando a transparência as Casas de Leis”.
O servidor do município de São João , Ivonir Luiz Hartamann, é um dos participantes da Oficina e aproveita a oportunidade para implantar o site naquele legislativo “Não tempos portal e queremos implantá-lo na sequência. Nossa expectativa é grande, pois vai nos auxiliar no processo de transparência e celeridade”, observa.
Já o servidor Sandro Fidelis, de Jataizinho, diz que o SAPL é utilizado na Câmara daquela cidade, entretanto, “Nós temos um site que é pago e nossa intenção é migrar para o Portal Modelo , pois poderemos controlar toda a informação disponibilizada, além do que não teremos custo”, ponderou.
Produtos
Os produtos e serviços Interlegis são desenvolvidos e oferecidos a todos os integrantes da Comunidade Legislativa: Casas Legislativas, Parlamentares, Servidores, Instituições e Associações do Legislativo, TCU, TCEs e Escolas do Legislativo.
O Interlegis oferece: Consultoria e Informação | oficinas de revisão de Lei Orgânica e Regimento Interno, o LexMl (rede de informação jurídica e informativa); Tecnologia | Internet, videoconferência, sistemas, serviços, comunidade prática e transmissão de dados. Capacitação | Por meio do ILB – Instituto Legislativo Brasileiro –, o Interlegis oferece a toda a comunidade do legislativo cursos à distância, e Relacionamento | o Interlegis possui listas de discussão, redes sociais e o Colab – um ambiente colaborativo para o desenvolvimento dos produtos de tecnologia Interlegis. 
Programação
Na primeira etapa, durante dois dias e meio, o treinamento é voltado para a implantação e uso do Portal Modelo para internet. Tanto o Portal quanto a sua hospedagem são oferecidos gratuitamente pelo Programa Interlegis. Durante o curso, os servidores serão treinados para gerir conteúdo, administrar e customizar o portal. Os monitores do Interlegis asseguram que não é necessário conhecimento profundo de informática para isso. Ao final, as Câmaras já saem com seu portal no ar.
Na sequência, durante mais dois dias e meio, o treinamento é voltado para aqueles que querem conhecer o funcionamento do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta também desenvolvida pelo Interlegis para informatizar todo o processo interno de uma casa legislativa. Aí se incluem desde os dados básicos sobre a estrutura da Câmara, dos partidos e dos parlamentares, até a tramitação de matérias e votação em plenário. Como o Portal Modelo, o SAPL também é gratuito.
O evento está sendo transmitido em tempo integral - das 9 h às 12h e das 14 h ás 18h- através do plenário online no site da CMFI - www.cmfi.pr.gov.br

Veja matéria produzida pela Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=oMj6TVzl8zc

Câmaras do Sul de Minas recebem treinamento de Redação em Webjornalismo Legislativo

34 servidores de Câmaras da região participaram da oficina

Texto de Luiz Carlos Santana de Freitas

Além de profissionais convidados da comunidade, 34 servidores das Câmaras de Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Três Pontas, Monte Sião,todas de Minas Gerais, receberam treinamento prático e teórico para a produção e publicação de material jornalístico via internet, nos dias 19 e 20 de novembro. Com 14 horas de duração para cada turma, o objetivo desta ação de capacitação é dotar os colegas do Legislativo da região sul de Minas dos mais recentes  conhecimentos e técnicas que os auxiliem no seu trabalho de alimentação de conteúdo noticioso dos seus portais na internet.

Trata-se de uma parceria do Senado, por meio do ILB/Interlegis/Coordenação de Treinamento, com a Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre.

Luiz Augusto Tucci, da Câmara de Monte Sião, destacou que as escolas do legislativo deveriam oferecer mais cursos na área de comunicação, que segundo ele” é muito carente de formação”.

O professor Luiz Carlos Santana de Freitas, servidor do Senado Federal e mestre em Comunicação Social, desenvolveu o curso e é o responsável pela sua aplicação. Para ele, é essencial que se aprimore constantemente a qualidade dos textos que buscam facilitar o entendimento pelo cidadão comum dos atos e fatos que ocorrem no ambiente político-parlamentar.

- Além de ajudar a cumprir o princípio constitucional da publicidade na Administração Pública, uma comunicação eficaz do Poder Legislativo com seus  públicos estimula o exercício da cidadania, amplia a transparência da atividade parlamentar e faz muito bem para a democracia.

Veja o conteúdo programático do treinamento de Redação em Webjornalismo Legislativo:

Unidade II –WEBJORNALISMO

LIÇÃO 1 – Revisão teórica: Comunicação Social, Jornalismo e Webjornalismo Jornalismo Legislativo no campo da Comunicação Pública

LIÇÃO 2 – Comportamento do usuário da web

LIÇÃO 3 – Internet: agregadora de mídias

Unidade II – REDAÇÃO EM WEBJORNALISMO

LIÇÃO 4 – Especificidades da redação online

LIÇÃO 5 – Usabilidade, pirâmide invertida (uso do lead) e quebra da uniformidade

LIÇÃO 6 – Dicas gerais de redação para web

Unidade III – PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO DE NOTÍCIAS EM WEBJORNALISMO

LIÇÃO 7 – Pauta – o que é notícia no ambiente político-parlamentar

LIÇÃO 8 – Ferramentas complementares e plataformas “parajornalísticas” (blogs, redes sociais, microblogs)

LIÇÃO 9 – Manipulação das informações e construção básica do texto

 

10 Câmaras do sertão da Paraíba recebem treinamento do Programa Interlegis

Nadir Rodrigues, presidente da Câmara de Patos, que sedia o evento, destaca interesse dos participantes

As informações são do site da Câmara Municipal de Patos:

 

Foram iniciadas na manhã desta segunda-feira, 24 de novembro, as aulas da Oficina “Portal Modelo”, que faz parte da capacitação que o Interlegis, em parceria com a Câmara de Vereadores, está oferecendo para os servidores do Legislativo Municipal de Patos e região. As aulas estão sendo ministradas no Laboratório de Informática do SESI, localizado à Rua Manoel Torres, no Bairro Salgadinho.

A presidente da Câmara Municipal de Patos, Nadir Rodrigues, participou das atividades desenvolvidas ao longo do dia e fez uma avaliação sobre o momento, o engajamento das Câmaras das cidades da região e sobre o encerramento das atividades.

“O primeiro dia das Oficinas do Interlegis foi muito participativo, contamos com a presença de representantes de vários municípios aqui do Sertão, dentre os quais alguns presidentes de Câmaras, que se mostraram muito interessados em aprender e levar o conhecimento para seus municípios. As oficinas seguem até a próxima sexta-feira, aqui no SESI e, ainda na sexta, no final da manhã, faremos uma cerimônia de encerramento na Casa Juvenal Lúcio de Sousa, onde foi confirmada a participação do senador Cássio Cunha Lima, autor do requerimento que viabilizou a vinda do Interlegis a Patos”, ressaltou Nadir.

Outro parlamentar que está participando e fez uma avaliação do momento, foi o presidente da Câmara de Vereadores de Nazarezinho, Jader Gadelha Maia. Para ele, foi muito importante o acesso a esse curso e, principalmente por ter vindo para a cidade de Patos.

“Foi de suma importância termos sido gratificados com este treinamento, especialmente pelo fato de que, ao final, nossa Câmara Municipal terá o seu portal no ar, para que todos os munícipes possam ter acesso às informações, e também, por ter sido realizado aqui em Patos, uma vez que ela abrange uma grande área. A presidente Nadir foi muito bem intencionada em apoiar e sediar tudo isso aqui em Patos”, enfatizou Jader.

Além da presidente Nadir, a vereadora Claudia Leitão também participou do momento de abertura do evento, que já em seu primeiro dia contou com a participação de representantes das Câmaras Municipais de Cacimbas, Cacimba de Areia, Malta, Condado, São Bento, Santa Luzia, Monte Horebe, São Mamede, Tavares e Nazarezinho.

As Oficinas

A Oficina Portal Modelo visa capacitar os participantes a criar, utilizar e editar o site da câmara de sua cidade, utilizando-se da plataforma oferecida de forma gratuita pelo Interlegis. De  acordo com o instrutor Adalberto Oliveira, a partir desta capacitação e, mediante o envio de uma solicitação por ofício encaminhada ao Interlegis, cada um dos municípios já representados sairá com o seu endereço na internet e com a possibilidade de cumprir o que determina a Lei.

O instrutor do curso de SAPL, Luis Fernando, complementou a fala de Adalberto e disse que, a finalidade destes recursos é a de dar transparência a produção legislativa dos vereadores, que ficará a disposição do cidadão, facilitando a sua pesquisa e, inclusive, com a contribuição ao meio ambiente, uma vez que todas as consultas podem ser feitas pela internet, seja a partir de computadores, de smartphones, ou tablets, sem que haja necessidade de imprimir o material.

ABRACAM reúne mais de 600 vereadores para discutir temas de interesse do Legislativo

Entidade reforça parceria com Programa Interlegis

Mais de 600 vereadores estão reunidos em Brasília no 7º Congresso de Câmaras Municipais para discutir diversos temas de interesse do Legislativo Municipal, como a necessidade de um novo pacto federativo. O evento, que começou na tarde desta terça-feira, 25, é promovido pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM), em parceria com várias instituições, como o Programa Interlegis. O encontro prossegue até quinta-feira, no auditório da sede do DNIT.

Rogério Rodrigues da Silva, presidente da ABRACAM, destacou a necessidade de união dos mais de 55 mil vereadores para que se façam ouvir em discussões importantes que serão feitas sobretudo pelo Congresso Nacional nos próximos anos. “A reforma tributária, por exemplo, tão falada na campanha presidencial, é um tema que nos diz respeito diretamente, pois é o vereador quem está na cidade, quem tem contato direto com a população e sua voz precisa ser ouvida”. Por este motivo, a entidade também lidera um movimento para alterar a Constituição, permitindo que as Câmaras Municipais também possam apresentar emendas.

Rodrigues destacou várias conquistas da associação nos 15 anos de sua existência, como o arquivamento da proposta que acabava com o salário de vereadores em cidades com menos de cinco mil habitantes. Ele também ressaltou, como outros oradores na abertura do encontro, a necessidade de investir na formação e capacitação dos vereadores. “Queremos construir o vereador eticamente correto”, afirmou.

Um dos destaques nesta área é a parceria da ABRACAM com o Programa Interlegis, do Instituto Legislativo Brasileiro. Rogério Rodrigues falou do convênio entre as duas entidades para que a ABRACAM seja multiplicadora dos produtos tecnológicos desenvolvidos pelo Programa – como o Portal Modelo para internet – especialmente para as Câmaras. Francisco Biondo, coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo do Interlegis, também ressaltou a longa parceria “pela integração e modernização do Legislativo”.

Participaram da abertura do encontro presidentes de Câmaras de capitais e de entidades como a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e a Federação Nacional dos Servidores do Legislativo. No decorrer do Congresso, elas devem participar de debates específicos que visam o melhor exercício do mandato.

Elga Lopes, diretora-executiva do Interlegis/ILB, é homenageada pela ABRACAM

Associação Brasileira de Câmaras Municipais ressalta trabalho do Interlegis pelo fortalecimento do Legislativo

Ao comemorar os 15 anos de existência da entidade, a Associação Brasileira de Câmaras Municipais decidiu homenagear entidades, vereadores e casas legislativas que contribuíram para o fortalecimento do Legislativo Municipal. Entre os homenageados, a diretora-executiva do Interlegis/ILB, Elga Lopes, que recebeu uma placa e um certificado alusivos à ocasião.

No encerramento do segundo dia do seu 7º Congresso, a ABRACAM destacou desde a primeira Câmara Municipal que se filiou à entidade - de Diadema, São Paulo - a personalidades ligadas à causa municipalista. Também foi homenageado o presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Florian Madruga, que é também o diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicação.

Vereadora quer o Portal Modelo na Câmara de Itaguaí (RJ)

Segundo Miriam Pacheco, ferramenta vai ajudar na transparência dos trabalhos

A vereadora da Câmara Municipal de Itaguaí (RJ), Miriam Pacheco, esteve nesta quinta-feira,27, na sede do Interlegis para conhecer os produtos que o Programa oferece, sobretudo o Portal Modelo. Por isso, ela  manifestou especial interesse no Solução Web, o pacote de ações que inclui o Portal Modelo, com o domínio .leg.br, a hospedagem e o treinamento sem qualquer custo para a Câmara. Ela estava acompanhada de Marivaldo Almeida, assessor do senador Francisco Dornelles. O senador, que foi eleito vice-governador do Rio de Janeiro, tem apoiado o processo de modernização das Câmaras do Estado e a orientou a procurar o Programa Interlegis.

Única mulher entre 17 vereadores, Miriam Pacheco disse que é importante buscar a modernização  e a melhoria dos serviços na Câmara, que tragam também mais transparência no relacionamento com a população da cidade. “Nossos projetos são escritos em papel, não tem nada digitado. A população não tem acesso às leis. É tudo muito difícil, qualquer interessado tem que ir à Câmara pessoalmente e não tem acesso ao trabalho integral dos vereadores”, disse  ela.

A vereadora foi recebida pelo servidor do Interlegis, Janary Nunes.“O Programa Interlegis é apaixonante exatamente por isso, por que ele leva a informação, a capacitação, leva cidadania, na medida em que ele informatiza e moderniza as câmaras e traz a população para acompanhar os trabalhos legislativos, garantindo transparência”disse Janary. Para ter acesso ao pacote de ações do Solução Web, basta apenas que o presidente da Câmara envie um ofício à direção do Interlegis/ILB, segundo a orientação de Nunes, que Miriam Pacheco garantiu que providenciar o mais breve possível.

Interlegis faz apresentação sobre SoluçãoWeb em último dia do Congresso da Abracam

No último dia do 7º Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais, o coordenador de Formação e Atendimento da Comunidade do Legislativo (COFAC), Francisco Etelvino Biondo, fez uma apresentação sobre o SoluçãoWeb para um plateia formada por  vereadores de todas as regiões do país.

Biondo destacou o sucesso do Programa prestes a fazer 18 anos, que chamou de  “o maior programa de inserção municipal do país”, ao enfatizar que o seu foco principal de atuação são as câmaras de municípios e seus agentes públicos, os vereadores.

Ao apresentar os produtos que compõe o SoluçãoWeb, uma resposta do Interlegis para alterar o cenário brasileiro no qual metade das câmaras do país não tem presença na internet, Biondo falou das suas muitas vantagens: adesão desburocratizada, produtos de fácil instalação e utilização, economia, gratuidade, aproximação com a comunidade, entre outras.

A respeito do Portal Modelo, que é o site da câmara propriamente dito, Biondo frisou que após pronto, ele é disponibilizado para que a Câmara o personalize e atualize de forma independente. Sobre o domínio “.leg”, que substitui o “.gov”, do Executivo,  nos endereços eletrônicos  das casas legislativas, o chefe da COFAC explicou as vantagens para o vereador de ter um endereco institucional que identifique corretamente o poder que ele representa e se referiu a esse domínio como uma “assinatura” do Legislativo.

Biondo também falou que “os produtos e serviços oferecidos pelo Interlegis servem para auxiliar o vereador a melhor desempenhar suas funções” e que eles fortalecem o relacionamento entre o vereador e a comunidade que tem, à distância de um botão, mais informação e mais transparência.

Sobre a parceria com a Abracam, Biondo reforçou que ela agora irá para um nível mais elevado, em que a Associação será uma multiplicadora dos produtos Interlegis, divulgando os produtos, promovendo e realizando oficinas e servindo de apoio para que o Interlegis alcance as câmaras de regiões mais remotas.

Assim que encerrou sua apresentação, Biondo foi abordado pelo presidente da Câmara Municipal de Cristina (MG), Paulo César Siqueira que colocou a casa, que ele afirmou ser a mais bem  estruturada da região, para ser também uma multiplicadora do Interlegis. Otto Nascimento e Patrícia Boureau, da coordenação de Planejamento e Fomento (COPLAF),  finalizaram o contato e conversaram com outros parlamentares interessados no SoluçãoWeb.

Vereadores da Câmara de Ubá,Minas Gerais, visitam Interlegis para firmar parceria

Interesse maior foi com relação ao Portal Modelo para internet

O vice-presidente da Câmara Municipal de Ubá (MG), Vinícius Samôr, e os vereadores Rafael Faeda, Darci Pires e Samuel Gazolla estiveram na sede do Interlegis nesta quinta-feira, 27, para conhecer os produtos que o Interlegis tem a oferecer às câmaras municipais - desde consultoria para atualização de marcos jurídicos à inserção definitiva da Casa na Internet, por meio do pacote SoluçãoWeb Interlegis - e a firmar uma parceria.

Os parlamentares foram recebidos pelo servidor Janary Nunes que destacou os benefícios que a SoluçãoWeb pode oferecer a uma Casa Legislativa. “A SoluçãoWeb pode levar para uma Câmara a modernização, a cidadania e possibilita a população a acompanhar todo o trabalho legislativo”. Janary também explicou como a casa pode ter acesso aos produtos. “É preciso que o presidente da Câmara envie um ofício para o Interlegis solicitando os produtos”.

Hoje, Ubá conta com 11 vereadores para uma população de 110 mil habitantes. É um município considerado o principal pólo moveleiro do estado. Além dos móveis, o município é reconhecido nacionalmente pela espécie de manga que leva o seu nome e cresce com fartura na região. E para que o município continue se destacando no cenário nacional, segundo o vereador, Samuel Gazolla, com a parceria entre a Casa e o Interlegis vai fortalecer transparência e a comunicação com a população. “Estamos aqui em busca dos produtos do Interlegis para que a Casa tenha mais transparência. Queremos mostrar para cada cidadão o que os vereadores fazem e, com isso, fazer com que Ubá possa se destacar mais uma vez”, afirma.

No final da reunião, os vereadores se disseram impressionados com todos os produtos que o Interlegis pode propor a Câmaras municipais, sobretudo para que elas criem seu portal na Internet de maneira simples, rápida e gratuita.

Saiba mais sobre o SoluçãoWEB Interlegis acessando:  http://www.interlegis.leg.br/solucaoweb

Seminário "Apoio Tecnológico aos Municípios" incentiva uso de tecnologia para melhoria da gestão municipal

Texto da Assessoria do evento

O evento também será transmitido na internet, onde participantes poderão interagir enviando perguntas, críticas ou sugestões.

 

No dia 9 de dezembro, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, será realizado o Web Seminário "Apoio Tecnológico aos Municípios". O objetivo do encontro é oferecer soluções tecnológicas  para melhorar a gestão municipal.

O evento é organizado pelos Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP); Ministério das Comunicações (MC) e Controladoria Geral da União (CGU),  e ainda pelas secretarias de Relações Institucionais (SRI/PR) e Geral da Presidência da República (SG/PR) com o apoio do Serviço Nacional de Apoio a Micro e Pequena Empresa(Sebrae), da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

O Governo Federal disponibiliza hoje diversas soluções e serviços tecnológicos aos municípios, ainda pouco conhecidos pelos gestores municipais. Para mudar essa realidade, representantes de órgãos federais foram convidados a avaliar, em conjunto, ações de modernização tecnológica que possuem convergência entre si e que podem vir à ganhar escala se melhor articuladas,  para estimular a modernização das administrações municipais.

Durante o evento serão apresentadas as seguintes soluções de TI: Participa.br (SG/PR), Novo Portal Software Público (MP), Aplicativo Cidades Digitais (MC), e-SIC (CGU), E-PROINFO (Ministério da Educação), e-SUS AB (MS) e o URBEM (CNM).

O público alvo são os gestores municipais, as associações de municípios, as empresas prestadoras de serviço de tecnologia, representantes da sociedade civil e outros parceiros.

O Seminário será transmitido na internet e estará disponível no Portal Federativo (www.portalfederativo.gov.br) e em diversos sítios institucionais de órgãos públicos que realizam ou são parceiros deste evento.

Os interessados poderão participar de forma presencial ou virtual, enviando perguntas, críticas ou sugestões por meio da comunidade “municipiotec” no Participa.br (www.participa.br/municipiotec). As perguntas serão ser respondidas ao vivo ou após o evento.

Para participar on-line do evento é necessário acessar o site www.participa.br e se cadastrar, ou baixar o aplicativo "ParticipaBR" na store de seu smartphone IOS ou Android.

A comunidade “municipiotec” servirá, ainda, como repositório de boas práticas e outras informações, como trilhas e “passo a passo” para resolução de problemas de Tecnologia da Informação  para as administrações municipais.

 

Serviço:

Web Seminário “Apoio Tecnológico aos Municípios”

Telefone: (61) 3411-2897

Email:

Ações do documento