Interlegis treina comunicadores de câmaras municipais em Limeira

Oficina integra a série de atividades do Encontro Regional em Limeira, que começou no dia 2 e se estende até o dia 13

Acontece nesta sexta-feira, 6 de setembro, em Limeira, São Paulo, a primeira oficina de Redação em Webjornalismo Legislativo, promovida pelo ILB/Interlegis. O treinamento vai atender servidores da área de comunicação social de Câmaras Municipais de nove cidades do interior paulista, dentro de uma série de eventos que o programa de modernização e integração do legislativo do Senado efetua na cidade. Cerca de 50 pessoas, entre jornalistas e assessores parlamentares das Câmaras Municipais da região, acompanham a atividade.

A oficina foi desenvolvida pelo mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília e analista legislativo, Luiz Carlos Santana de Freitas, especialmente para uma demanda levantada pelos responsáveis pela alimentação de notícias nos portais das casas na internet. O conteúdo apresenta as peculiaridades do jornalismo que é praticado no ambiente legislativo, o comportamento do usuário na internet, as características e ferramentas que aumentam a eficácia do webjornalismo legislativo, dicas e práticas de redação jornalística para web, conforme os aspectos específicos da atividade político-parlamentar.

Além deste conteúdo, já foram aplicados em Limeira ações de revisão de Regimento Interno e Lei Orgânica, palestras sobre o papel do vereador e, na próxima semana, cursos sobre Portal Modelo e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), criados pelo Interlegis e ofertados gratuitamente às casas legislativas de todo o Brasil.

Segundo o diretor executivo do Instituto Legislativo Brasileiro, responsável pelo Programa Interlegis, Antônio Helder Medeiros Rebouças “o objetivo do encontro do Interlegis é integrar a comunidade legislativa e levar aos servidores e vereadores  orientações que auxiliem no desempenho das funções legislativas”. A iniciativa de promover o evento foi do parlamentar Ronei Martins, que esteve em Brasília com o intuito de fortalecer o Legislativo Municipal de Limeira e os outros Parlamentos da região. “O evento mobilizou também pessoas de outras cidades, como alunos de Ciências Políticas da USP”, ressaltou o diretor.

Programa Interlegis

O Programa Interlegis, hoje integrado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), é uma parceria entre o Senado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Suas ações são dirigidas às Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas e voltadas para a organização de processos, capacitação de parlamentares e servidores e implantação de novas tecnologias.
O Programa disponibiliza vários produtos e serviços gratuitos como o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e o Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar (SAAP), além do Portal Modelo para a Internet e a sua hospedagem. Oferece também, em sua área de capacitação, diversos cursos presenciais e a distância. O Interlegis/ILB investe em ações diretas que valorizem os recursos humanos e criem condições para que as casas desempenhem com eficiência e transparência as suas atividades.

Contato: Luiz Carlos – (61)9618-7668