Interlegis presente no VI Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico

Jean Ferri e Márcio Mazza, servidores do Interlegis, ministram palestras. "Caso" EnGITEC é exemplo e tema de debate
Interlegis presente no VI Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico

V Encontro do GITEC

O objetivo do CONSEGI, que está na sua sexta edição, é apresentar, ao governo e à sociedade, soluções desenvolvidas para governo eletrônico, além da troca de experiências, sempre em software livre.  O encontro ocorre de 13 a 15 de agosto, na Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília e tem como temas “portabilidade, colaboração, integração”.

Foi dentro deste contexto a palestra em que Jean Ferri, analista de sistemas do Interlegis, abordou o tema “Desenvolvendo software livre e estimulando comunidades de prática no governo: o caso Interlegis”. Ele historiou a concepção do Programa desde o início e da opção pelos caminhos inspirados no software livre, passando pela evolução das comunidades de prática e pelos produtos que hoje estão em centenas de câmaras municipais de todo o País.

Jean Ferri falou das experiências, dos erros e acertos de várias situações enfrentadas ao longo dos últimos 15 anos e mostrou os produtos que hoje o Interlegis oferece à comunidade, como o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e o Portal Modelo para internet.

O também servidor do Interlegis Márcio Mazza participou como instrutor de uma oficina sobre como criar um portal de colaboração com Plone, um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais usados em portais de governo. Também com Jean Ferri, participou de outra oficina, “introdução ao CMS Plone para gestores de conteúdo web”.

As oficinas, a programação e outras informações podem ser consultadas no site do Congresso: www.consegi.gov.br

 

VI EnGITEC

 

Uma das experiências exitosas relatadas pelos analistas do Interlegis, dentro do espírito de colaboração que é um dos temas do Congresso, foi o Ambiente das Comunidades Interlegis (Colab), em especial do Grupo Interlegis de Tecnologia (GITEC), que tem uma intensa vida virtual, mas que também se reúne presencialmente.

São centenas de servidores do Legislativo, sobretudo no âmbito municipal, que trocam ideias, experiências e aperfeiçoam produtos e serviços que são oferecidos à comunidade legislativa.

De 25 a 27 do mês de setembro, vai acontecer o VI Encontro Nacional do GITEC, na sede do Interlegis em Brasília, “para materializar todo o intercâmbio tecnológico e os relacionamentos que são realizados virtualmente, além de promover a atualização tecnológica dos participantes, através de palestras, espaços abertos, palestras-relâmpago, minicursos e mesas redondas”.