Senado premia finalistas do 5º Concurso de Redação

Os 27 finalistas do concurso de Redação do Senado estão em Brasília para participar do Projeto Jovem Senador iniciado hoje, dia 19/11.
Senado premia finalistas do 5º Concurso de Redação

Cerimônia de premiação ocorreu nesta segunda-feira, pela manhã.

Veja íntegra da matéria publicada na Agência Senado.

O Senado premiou na manhã desta segunda-feira (19) os 27 finalistas do 5º Concurso de Redação da Casa. A dissertação “Brasil, uma Mãe Gentil para os Filhos de seus Municípios”, da estudante alagoana Layane Rayelle Silva Marinho, foi a vencedora.

- Não esperava ganhar. Perguntei umas três vezes se era verdade. Fico feliz e orgulhosa com o resultado – afirmou Layane.

A representante de Minas Gerais, Bruna Clemente Gontijo, ficou em segundo lugar com o título “Minha Cidade, Berço de um Patrimônio Imaterial”; e Rodrigo de Brito Sá, representante do Piauí, obteve a terceira colocação com a redação “Meu Município: uma peça no quebra-cabeça brasileiro”.

Os 27 finalistas foram premiados com notebooks, medalha, certificado e a publicação de seus textos em um livreto que será produzido pelo Senado. Além disso, as escolas dos três primeiros colocados receberam computadores para uso coletivo. A escola da primeira colocada no concurso recebeu quatro equipamentos; a segunda, dois; e a terceira, um computador.

Para o 1º vice-presidente da Casa, senador Anibal Diniz (PT-SC), o concurso é uma maneira de o Senado estar mais presente na vida do povo brasileiro.

Para a diretora-geral do Senado, Doris Marize Romariz Peixoto, a instituição cresce com esse tipo de iniciativa e proporciona aos adolescentes a possibilidade de exercerem um pouco de política dentro da Casa.

- Esse processo é de suma importância. É o senado inteiro se mobilizando para reconhecer talentos, para fazer com que os adolescentes do segundo grau pensem de forma coletiva na cidadania – afirmou Doris Peixoto.

Jovem Senador

Pela primeira vez, o concurso de redação funcionou como processo seletivo para o Projeto Jovem Senador. Os 27 finalistas irão participar do programa, que vai de hoje ao dia 22 de novembro.

Os estudantes simularão o exercício de mandato de senador e participarão das atividades das comissões. Além disso, devem apresentar pré-projetos de lei, que poderão tramitar na Casa, caso sejam acolhidos por algum senador.

Próximo Concurso

“Buscar voz para ter vez: Cidadania, Democracia e Participação” será o tema da 6ª edição do concurso de redação, conforme anunciou o senador Aníbal Diniz.

Agência Senado

registrado em: