ESPECIAL – Encontro de TI começa discutindo experiências no Legislativo

V Encontro Nacional do GITEC, que vai até quarta-feira, tem mini-cursos, palestras, mesas-redondas, intercâmbio de experiências. A participação é gratuita. Abertura, na tarde desta segunda-feira, contou com a presença da diretora-geral do Senado, Doris Peixoto.

Teve início nesta segunda-feira, 20, o V Encontro Nacional do GITEC (Grupo Interlegis de Tecnologia), cujo tema central é “A lei de acesso à informação e o papel da Tecnologia da Informação nas casas legislativas”. A abertura contou com a presença da diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, que ressaltou a importância do evento. Além dela, participaram da mesa, o diretor-executivo do Programa Interlegis, Haroldo Tajra, o diretor de Tecnologia do Interlegis, Ricardo Ramos, e o presidente da Comissão Organizadora do EnGITEC, Ângelo Marcondes.


Até sexta-feira, sempre na sede do Interlegis, haverá uma série de palestras, cursos, oficinas, mesas redondas e espaços abertos, para discutir os mais diversos aspectos das questões relacionadas à TI no âmbito do Legislativo.


Na primeira palestra do dia, o servidor do Interlegis Wagner Teixeira, apresentou o projeto da “Rede Social do Legislativo” cuja previsão de lançamento é em setembro. Durante o Encontro, serão escolhidas, por votação, cinco sugestões de nomes para a rede social do Legislativo, e dentre eles sairá o vencedor. Foram sugeridos 125 nomes para a comunidade virtual.


Para o diretor Haroldo Tajra, o lançamento oficial da nova rede social do Interlegis será na casa legislativa do servidor que sugeriu o vencedor do concurso, mas também será feito um lançamento no Senado Federal. Tajra falou da satisfação de participar de mais um EnGITEC, e afirmou que “a prova concreta do prestígio que o EnGITEC tem para o Senado Federal é a presença aqui da Dra. Doris, diretora-geral”.


Em seguida, Hélio Teixeira, fundador do Instituto que leva o seu nome, trouxe o tema “Dos serviços de atendimento às plataformas de co-criação nos ecossistemas legislativos: como instrumentalizar os Dados Abertos para criar oportunidades de colaboração com a sociedade”. Ele ressaltou a importância da participação do Legislativo na construção de cartilhas informativas para que alunos possam entender melhor o funcionamento do Legislativo.


Ramiro Luz, suplente do conselho da Associação Python Brasil e programador com 17 anos de experiência, inclusive na Câmara Municipal de Curitiba (PR) abordou o tema “Programando com Python - do GIMP até a Web”. Segundo ele, o Python é uma linguagem de programação utilizado no desenvolvimento de softwares, tecnologias, computação gráfica, efeitos visuais, além de, gerenciar e-mails e editar vídeos. “O Python é usado pela Nasa na otimização do projeto de lançamento de missão espacial, pelo Youtube e a globo.com nos seus servidores, entre outros”, explicou.


Angelo Marcondes, presidente da comissão organizadora do EnGITEC, destacou outra função do evento, a de “criar entre os participantes vínculos afetivos para fortalecer a troca de conhecimento”, já que, normalmente, o contato entre eles é apenas virtual.


“O Engitec proporciona aos seus participantes a busca de soluções de problemas existentes na rede social do Legislativo. São mais de 600 integrantes ativos que trocam experiências sobre o uso de ferramentas tecnológicas em casas legislativas de o país”, disse o diretor de Tecnologia do Interlegis, Ricardo Ramos.




registrado em: