INTEGRAÇÃO - Câmara de Jaguarão é a primeira a apresentar os resultados do Projeto de Modernização Legislativa

Com a presença do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Dino Caprirolo, Câmara realiza sessão especial para comemorar a data e homenagear o Interlegis.

A Câmara Municipal de Jaguarão, município de 27 mil habitantes na fronteira sul do Brasil, é a primeira casa legislativa a completar o ciclo de ações previsto no PML (Projeto de Modernização do Legislativo) nas áreas de comunicação, tecnologia, informação e capacitação. Prestes a completar 200 anos, tornou-se modelo de modernização.

A data foi comemorada na manhã desta sexta-feira, com a presença de vereadores, servidores, representantes do Interlegis e do BID, representado pelo gestor do contrato com o Senado, Dino Caprirolo.

Jaguarão foi também a primeira Câmara no Rio Grande do Sul a assinar o PML, há dois anos. Do diagnóstico em 2009 até hoje, passou por reformas físicas, capacitação de servidores, cursos e oficinas até a implantação dos produtos e serviços do Interlegis, como o Portal Modelo e o SAPL.

Dino Caprirolo fez questão de registrar "o avanço que garante à população ter resguardados seus direitos e ter os seus representantes com mais condições de exercer suas funções de legislar, representar e fiscalizar". Ele disse ainda que parceria com o Interlegis tem sido exitosa e que o Programa vem atingindo seus objetivos e mostrando resultados.

O presidente da Câmara, Eduardo Neutzling, agradeceu a possibilidade que foi dada de acesso a ferramentas que ajudaram a concretizar cada passo dado pelo legislativo municipal. E registrou sua satisfação de ter ali a presença do representante do BID, "que pôde ver de perto o trabalho da equipe do Interlegis e dos nossos servidores".

Ele e outros vereadores também homenagearam os representantes do Interlegis e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, também presentes. O diretor de Tecnologia do Interlegis, Ricardo Ramos, representando o diretor executivo do Programa, Haroldo Tajra, falou do orgulho que a Câmara deveria estar sentido em poder fazer uma cidade melhor para os seus cidadãos.

Francisco Biondo, diretor de Atendimento à Comunidade do Legislativo, que acompanhou todo o processo, destacou o empenho do corpo de vereadores e dos servidores da Casa. "É uma satisfação, para nós do Interlegis, ver realizado, de forma concreta e efetiva, o projeto de modernização".