COMUNICAÇÃO - Começa o Encontro Interlegis na Assembleia Legislativa da Bahia

por laborges — publicado 30/08/2011 19h15, última modificação 30/08/2011 19h15


Iniciativa pretende fomentar a transparência no relacionamento entre o parlamento e a sociedade. Veja mais na matéria publicada no portal da ALBA, de responsabilidade da Assessoria de Comunicação:

Começou ontem, no plenarinho da Assembleia Legislativa, o Encontro de Comunicação Integrada do Poder Legislativo. A iniciativa pretende fomentar a transparência no relacionamento entre o parlamento e a sociedade – ampliando e aprofundando o necessário diálogo entre os representantes e os representados. A promoção é do programa Interlegis do Senado Federal, com o apoio da Assembleia Legislativa da Bahia. O encontro, que vai contar com palestras sobre jornalismo legislativo, relações públicas, cerimonial do Legislativo e organização de eventos vai até amanhã.
Segundo o diretor executivo do Interlegis, Haroldo Feitosa, no encontro de Salvador está sendo realizada a primeira oficina temática de comunicação no Brasil produzida pela entidade. "Nós fizemos um diagnóstico e percebemos a necessidade de fortalecer os instrumentos de comunicação das câmaras e assembleias, trazendo a população para dentro das casas para exercer sua cidadania e também mostrando os trabalhos que são desenvolvidos com transparência", afirmou.
Já a diretora da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa, Gilda Castro, informou que este é o quarto seminário produzido pelo Legislativo baiano e o Programa Interlegis e que o tema escolhido este ano é importante para que se possa debater maneiras de tornar mais eficiente a comunicação entre a AL e os cidadãos, que muitas vezes desconhecem as ações realizadas na Casa.
Interlegis é um programa de modernização do Legislativo – em suas três instâncias –, criado em 1997, que atua de maneira ampla, aparelhando as casas legislativas com equipamentos de áudio, vídeo e informática (com financiamento do BID), bem como através de cursos de aperfeiçoamento presencial e a distância direcionados para deputados, vereadores e assessores. É mantido ainda pelo programa um jornal mensal, distribuído para todas as assembleias legislativas, bem como a Câmara Legislativa do Distrito Federal e todas as câmaras municipais do país.
Outro serviço ofertado aos associados do programa é um modelo de portal informativo que pode ser facilmente adaptado a cada realidade estadual ou municipal, figurando ainda entre suas ações principais a associação do programa às diversas escolas do Legislativo implantadas nas assembleias.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.