CAPACITAÇÃO - Encontro Legislativo na Paraíba tem a participação do diretor nacional do Interlegis

O primeiro secretário do Senado, senador Cícero Lucena, destaca os avanços do Legislativo paraibano na busca da melhoria da qualidade dos seus serviços e da transparência dos trabalhos, durante a abertura do encontro promovido pelo Interlegis, que reuniu servidores e parlamentares de 13 Câmaras e das Assembleias da Paraíba e do Pará.
CAPACITAÇÃO - Encontro Legislativo na Paraíba tem a participação do diretor nacional do Interlegis

Oficina do Interlegis em João Pessoa - 10/08/2011

Os eventos foram na Assembleia Legislativa da Paráiba. Na oficina de SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), houve 31 participantes das Câmaras de Alhandra, Boa Vista, Bonito de Santa Fé, Caicó, Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Juripiranga, Patos, Pilar, Sâo Miguel de Taipu e Solânea, e da Assembleia Legislativa do Pará.

61 colegas da Assembleia da Paráiba e das câaras de Campina Grande , João Pessoa, Tacina, Boa Vista, Patos e Juripiranga, foram treinados na oficina de Cerimonial no Ambiente Legislativo.

No dia 12, aconteceu o Encontro Legislativo da Paráiba. Confira a reportagem da Assembleia da Paraíba com a cobertura do evento.

Veja mais sobre os eventos na matéria publicada no site da ALPB, de autoria de VALTER NOGUEIRA:

Profissionais que trabalham em casas legislativas – Assembleia e câmaras municipais - estão participando de dois cursos de capacitação promovidos pelo Poder Legislativo do Estado da Paraíba, em parceira com o programa Interlegis do Senado Federal. Os cursos “Cerimonial no Ambiente Legislativo” e “Sistema de Apoio ao Processo Legislativo” foram abertos na manhã desta terça-feira (09.08), respectivamente no auditório João Eudes e na Sala de Informática da Casa de Epitácio Pessoa.

O Curso Cerimonial no Ambiente Legislativo está sendo ministrado pelo professor Francisco Etelvino Biondo, diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo do programa Interlegis. O curso será encerrado no na tarde desta quarta-feira (10.08). Já o curso Sistema de Apoio ao Processo Legislativo está sendo conduzido pelos instrutores Claudio Morales, Petrônio Carvalho e Luiz Fernando, todos integrantes do programa Interlegis.
O professor Francisco Etelvino, que falou em nome dos instrutores do Interlegis, disse que a Assembleia Legislativa da Paraíba, através da Escola do Legislativo, tem mantido a parceria com o programa Interlegis, fato que tem contribuído para o aperfeiçoamento dos servidores da Casa de Epitácio Pessoa. “Através dessa parceria, os cursos são levados também aos funcionários de várias câmaras municipais”, ressaltou.

diretora da Escola do Legislativo, professora Maira Helena Toscano, informou que os cursos têm por objetivo qualificar os profissionais que trabalham na Assembleia Legislativa e nas câmaras municipais do Estado. “Todo o nosso trabalho visa capacitar e reciclar os servidores da Casa de Epitácio Pessoa, bem como estender essa oportunidade aos servidores das câmaras municipais de várias cidades da Paraíba que, muitas vezes, não têm condições de promover cursos dessa magnitude em seus respectivos municípios”, informou.

O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo.