Projeto de implantação de Sistema de Monitoração de Rede e Emissão de Alertas para a RNI. Código: MONITORA

TERMO DE REFERÊNCIA

PRODUTO

 

1.    Função no Projeto

Projeto de implantação de Sistema de Monitoração de Rede e Emissão de Alertas para a RNI. Código: MONITORA

2.    Nosso Número

BRA/2009/001

3.    Antecedentes

O Programa Interlegis foi criado para apoiar o processo de modernização do Poder Legislativo Brasileiro, em suas instâncias Federal, Estadual e Municipal, buscando melhorar a comunicação e o fluxo de informação entre os legisladores, aumentar a eficiência e competência das Casas Legislativas, e promover a participação cidadã nos processos legislativos.

Busca fortalecer o poder legislativo por meio de duas ações principais:

a) Integração das Casas Legislativas nos níveis Municipal, Estadual e Federal (Comunidade Virtual Interlegis);

b) Modernização das Casas Legislativas (Assembléias Legislativas, Câmaras Municipais e Câmara Distrital).

O desenvolvimento dessas ações estratégicas foram propostas em duas fases:

Na primeira fase, da integração, foi implementada a Rede Nacional Interlegis (RNI) integrando as Unidades da Federação através de uma rede de vídeo-conferência, dados, e os municípios através da Internet, formando assim uma comunidade virtual (Comunidade Interlegis), aumentando o relacionamento, a informação e a comunicação social, intensificando a troca de experiências e a capacitação. Nesta fase, além da infra-estrutura disponibilizada, foram desenvolvidas aplicações, cursos de capacitação e criada uma vigorosa comunidade de prática “GITEC – Grupo Interlegis de Tecnologia”, para servir de base para a formação das demais comunidades especializadas, tais como: Representantes Interlegis; Usuários SAPL; Usuários SAAP; Usuários Portal Modelo; Usuários SAAL; Rádio; TV; Ensino à Distância; Ensino Presencial, etc.

A segunda fase, da modernização, será atingida por meio da transferência de tecnologia, informação, comunicação e capacitação dos parlamentares e funcionários, utilizando a experiência acumulada pela Comunidade Interlegis e os produtos gerados na fase anterior, tornando-os disponíveis para aplicação em todo o Poder Legislativo Brasileiro, independente de estrutura, tamanho e grau de organização da Casa Legislativa.

Em função da grande interação da Comunidade do Legislativo, parceira do Interlegis, uma grande quantidade de novas demandas foi identificada para o Portal Interlegis. Torna-se necessário implementá-las, para suprir as necessidades de comunicação institucional e interação com esta comunidade.

A não implementação dessas novas demandas podem colocar em risco a credibilidade do Interlegis, no sentido do suporte e do pronto atendimento às solicitações de nossos parceiros, com foco na qualidade e no perfeito e adequado funcionamento de nossos serviços.

4.    Nº do resultado no PRODOC/PNUD

Atividade 2.2.2 Infra-estrutura tecnológica de suporte ao Poder Legislativo dimensionada.

5.    Objetivo da contratação

ü  Migrar o produto em uso na Rede Nacional Interlegis – NAGIOS -com interface texto para ambiente com interface gráfica.

ü  Monitoramento de serviços de rede (SMTP, POP3, HTTP, NNTP, ICMP, SNMP, SSH, Telnet, etc).

ü  Monitoramento de recursos dos servidores, host como CPU, memória, espaço em disco e carga de processos e controle de temperatura dos mesmos.

ü  Criar definições da hierarquia da rede.

ü  Criar notificações imediatas sobre problemas na rede e serviços, via e-mail e pager via sms em tempo real.

ü  Gerar interface web com mapa da rede em 2D e 3D, relatórios, gráficos e históricos.

ü  Gerar habilidades para definir tratadores de eventos para serem corrigidos durante os serviços ou eventos de host para resolução proativa de problemas.

6.   Descrição das atividades

ü  Migrar o produto em uso na Rede Nacional Interlegis – NAGIOS – de ambiente com interface texto para ambiente com interface gráfica.

ü  Implantar o monitoramento de serviços de rede.

ü  Implantar o monitoramento de servidores.

ü  Criar e implantar a hierarquia de rede.

ü  Criar e implantar o serviço de notificações de problemas de rede e em serviços.

ü  Implantar interface web com mapa da rede em 2D e 3D, relatórios, gráficos e históricos.

ü  Implantar habilidades para definir tratadores de eventos para serem corrigidos durante os serviços ou eventos de host para resolução proativa de problemas

ü  Documentação completa do produto a ser disponibilizado para as Casas Legislativas – manuais de implantação e do usuário -.

7.    Produtos Esperados

7.1         Análise do serviço existente na RNI e dimensionamento da solução a ser implantada.

7.2         Elaboração de proposta programa de trabalho a ser adotado com o menor impacto possível no serviço existente.

7.3         Definição básica da configuração do produto a ser utilizada, incluindo as facilidades a serem implantadas.

7.4         Implantação de um piloto completo em um servidor de dados que for disponibilizado para tal fim e realização de testes de adequação da solução à RNI assim como de performance.

7.5         Avaliação dos resultados dos testes realizados com o piloto e adequação do modelo utilizado para implantação definitiva na RNI.

7.6         Documentação completa da solução, já com as adequações realizadas em função dos testes realizados com o piloto.

7.7         Migração do serviço existente na RNI para a nova solução.

7.8         Operação assistida da nova solução com ajustes que se tornem necessários e que sejam identificados durante o período de operação assistida.

7.9         Treinamento do pessoal SSTIN/SEIT do Interlegis na manutenção, reconfiguração e operação da solução implantada.

7.10     Relatório completo de todo o trabalho realizado no Interlegis.

8.  Qualificações Profissionais

8.1.               Requisitos Obrigatórios

ü  Curso Superior concluído na área de Tecnologia da Informação e similares.

ü  Experiência comprovada em administração de em ambiente linux.

8.2.               Requisitos Classificatórios

ü  Experiência comprovada no ambiente NAGIOS.

ü  Experiência comprovada em planejamento e implantação de ambiente NAGIOS com interface gráfica.

ü  Experiência comprovada em ambiente GNU/Linux com distribuição Ubuntu.

ü  Experiência comprovada em atendimento de 2º e 3º nível a usuários de infraestrutura de TI.

ü  Experiência comprovada em implementação e administração de ambiente virtualizado (vmware).

ü  Experiência comprovada em monitoramento de serviços de rede (SMTP, POP3, HTTP, NNTP, ICMP, SNMP, SSH, Telnet, etc).

ü  Experiência comprovada em monitoramento de recursos dos servidores, host como CPU, memória, espaço em disco e carga de processos e controle de temperatura dos mesmos.

ü  Experiência comprovada em planejamento e implantação de sistemas de notificações imediatas sobre problemas na rede e serviços, via e-mail e pager via sms em tempo real.

9.   Supervisor

Fábio Kaiser Rauber – Analista de Informática Legislativa

10.   Localidade do Trabalho

Esplanada dos Ministérios, Edifício Interlegis, Avenida N2, Anexo E do Senado Federal, CEP 70165-900 – Brasília-DF.

11.   Vigência: Da assinatura do contrato até 31/12/2011.

 

12.   Remuneração (produtos x Honorários)

Descrição do produto

%

Valor em Reais

Data (Semanas após o início do contrato)

Análise do serviço existente na RNI e dimensionamento da solução a ser implantada.

5,0%

R$            3.300,00

2

Elaboração de proposta programa de trabalho a ser adotado com o menor impacto possível no serviço existente.

10,0%

 R$            6.600,00

5

Definição básica da configuração do produto a ser utilizada, incluindo as facilidades a serem implantadas.

15,0%

 R$            9.900,00

9

 Implantação de um piloto completo em um servidor de dados que for disponibilizado para tal fim e realização de testes de adequação da solução à RNI assim como de performance.

9,0%

 R$            5.940,00

12

Avaliação dos resultados dos testes realizados com o piloto e adequação do modelo utilizado para implantação definitiva na RNI.

6,0%

 R$            3.960,00

14

Documentação completa da solução, já com as adequações realizadas em função dos testes realizados com o piloto.

13,0%

 R$            8.580,00

19

Migração do serviço existente na RNI para a nova solução.

15,0%

 R$            9.900,00

23

Operação assistida da nova solução com ajustes que se tornem necessários e que sejam identificados durante o período de operação assistida.

8,0%

 R$            5.280,00

26

Treinamento do pessoal SSTIN/SEIT do Interlegis na manutenção, reconfiguração e operação da solução implantada.

9,0%

 R$            5.940,00

29

Relatório completo de todo o trabalho realizado no Interlegis.

10,0%

 R$            6.600,00

33

 TOTAIS

100,0%

 R$       66.000,00

33

Observações:

1 – Correrão por conta do contratado, caso não resida no Distrito Federal, todas as despesas com passagens e estadia em Brasília durante a vigência do contrato;

2 – Quando da realização de viagens a Casas Legislativas o Interlegis realizará o pagamento de passagens e diárias (conforme valores estabelecidos pelo Senado Federal);

3 – Quando da assinatura do contrato a duração das etapas poderá sofrer revisão de forma a assegurar que o término do contrato ocorrerá até 31.12.2011.

4 – De acordo com o desenvolvimento dos produtos o Supervisor, no interesse do Interlegis, poderá antecipar e/ou adiar a conclusão de qualquer dos produtos inclusive alterar a ordem de entrega dos mesmos, respeitado o prazo de vigência do contrato.

 

13.      Valor total dos serviços: R$ 66.000,00

 

14.      Linha Orçamentária

01.701 – National Professionals