MODERNIZAÇÃO - Interlegis escolhe Fernandópolis como câmara-modelo na sua região

MODERNIZAÇÃO - Interlegis escolhe Fernandópolis como câmara-modelo na sua região

PResidente da Câmara de Fernandópolis recebem técnicos do Interlegis - 22/06/2011

Confira a matéria produzida por Ana Cláudia Scandiuzi, da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Fernandópolis, em São Paulo.


Câmara de Fernandópolis é selecionada por programa de modernização do Senado Federal

Uma equipe do Interlegis – Programa de Modernização das Câmaras Municipais, pertencente ao Senado Federal – esteve em Fernandópolis na última quarta-feira, 22 de junho. A Câmara de Fernandópolis foi considerada modelo na região e por isso foi selecionada para receber toda estrutura oferecida pelo Interlegis, que tem como principal objetivo oferecer às Câmaras Municipais o caminho da modernidade e fazer com que elas desempenhem com eficiência e transparência as atividades administrativas e legislativas.

A presidente Creusa Nossa recebeu a equipe do Interlegis na Sala de Reuniões do Poder Legislativo fernandopolense. Disse que a proposta veio ao encontro com a sua vontade de modernizar a Câmara, proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários e oferecer o que há de mais moderno aos vereadores.

O Interlegis possui um Portal Modelo, ferramenta que permite que as Casas Legislativas publiquem diversos tipos de conteúdo na Internet, aumentando a transparência de suas atividades e a interação com a sociedade. Além disso, disponibiliza vários tipos de cursos, tanto presenciais quanto a distância, com o objetivo de preparar os parlamentares e os servidores municipais.

O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e não tem custo algum para as Câmaras Municipais. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as Câmaras Legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo.

O contato do Interlegis em Fernandópolis foi feito através dos servidores públicos federais Telma América Venturelli (coordenadora de pesquisas), Heloísa Guzzi Campos (da Subsecretaria de Planejamento e Fomento) e Higino Brito (especialista em Informática).