CAPACITAÇÃO - Em Campina Grande, Interlegis destaca o avanço tecnológico da Câmara Municipal

Matéria da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Campina Grande:

A Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) recebeu o consultor Higino Vieira, do Programa de Modernização e Integração do Poder Legislativo, federal, estadual e municipal do Senado Federal – Interlegis. Na reunião, o consultor apresentou o funcionamento do programa e suas etapas de modernização do legislativo brasileiro aos parlamentares, assessores e funcionários da Casa Felix Araújo. Segundo Vieira, o parlamento municipal de Campina Grande tem avançado no processo de modernização antes mesmo de assinar convênio com o Interlegis.


O Interlegis que é pioneiro no processo de modernização do legislativo no mundo e tem sido referência em outros Países, como México, Haiti, Guiné Bissau e Argentina, e chega a Campina Grande como propósito de tornar a cidade como modelo e multiplicadora para as Casas dos municípios vizinhos. Segundo o consultor Higino Vieira, as ações do Interlegis esta baseado na tecnologia, capacitação, informação legislativa e comunicação. “Nosso objetivo é fortalecer o poder legislativo, de tal forma a esclarecer melhor esse papel do parlamentar, além de possibilitar a aproximação da população a Casa, através de ações pré definidas e negociadas, para que esse papel seja definido e melhor assimilado pela sociedade, pelos municípios na perspectiva de integrar o legislativo brasileiro”, explicou.


O programa que está na segunda fase de funcionamento, oferece ainda vários produtos e serviços gratuitos como Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e o Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar (SAAP), além do Portal Modelo para internet e sua hospedagem, e da área de capacitação, com realização de diversos cursos presenciais e à distância “A Câmara Municipal de Campina Grande, está tão avançada que estamos trabalhando sem sequer o convênio esta assinado. A iniciativa da Casa em implantar o Portal, em trazer a discussão para os servidores e parlamentares, foi fantástica, aqui o projeto já começou”, disse.


Na reunião avaliada pelo consultor como produtiva, estiveram presentes o presidente da Casa, Nelson Gomes Filho (PRP), os vereadores Antônio Pereira (PSB), Cassiano Pascoal (PSL), Fernando Carvalho (PMDB) e Laelson Patrício (PT do B), além de assessores dos parlamentares e servidores da câmara.