INSTITUCIONAL - Equipe do BID vê avanços do Interlegis, em videoconferência com as assembleias da Bahia, Paraíba, Amazonas e Minas Gerais


Uma equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), chefiada Carlos Santiso, chefe da Divisão de Modernização do Estado daquele organismo, reuniu-se nesta quarta-feira com a direção do Interlegis para avaliar os avanços do Programa. Santiso veio de Washington para acompanhar a nova fase do Programa, que conta com recursos do BID, e conhecer melhor os produtos e serviços que são oferecidos às casas legislativas de todo o país e quais os resultados desta ação.

            Em videoconferência da qual participaram as Assembleias de Minas Gerais, Paraíba, Bahia e Amazonas, a equipe pôde ouvir relatos de como a atuação do Interlegis tem provocado avanços concretos nos processos de modernização e transparência do Legislativo. Dino Caprirolo, que coordena pelo BID o Interlegis 2, notou avanços no cumprimento das metas.

            Carlos Santiso quis saber de Maria Helena Toscano, diretora do Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa da Paraíba, qual seria, em poucas palavras, o principal resultado alcançado com a ajuda do Interlegis. “O fortalecimento da democracia; sem o Interlegis, nós teríamos um grande retrocesso”, disse ela, que também destacou o apoio do Programa em ações de capacitação de pessoal, modernização tecnológica e integração com as outras instâncias do Legislativo, com instrumentos como a videoconferência.

            Já Guilherme Wagner Ribeiro, coordenador pedagógico da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais, destacou “o papel estratégico do Interlegis” em aumentar a rede de relacionamento entre as casas legislativas, sobretudo entre aquelas com menor infraestrutura, que carecem de maior suporte. Ele também falou da importância dos cursos de educação à distância. “É grande a nossa expectativa em intensificar esta parceria, porque há uma demanda muito grande por qualificação”.

            Dino Caprirolo e Carlos Santiso pediram aos representantes da Escola do Legislativo da Assembleia da Bahia que exemplificassem como a ação do Interlegis ajuda na maior transparência e aproximação do Legislativo estadual com a população. Alberto César disse que, sem esta parceria, eles não conseguiriam sequer despertar o interesse dos cidadãos pelos seus direitos. Também destacou o trabalho de interiorização dos produtos e ferramentas do Interlegis, como o Portal Modelo para a internet.

            Os diretores do Interlegis Haroldo Tajra, Mariângela Cascão e José Dantas deram detalhes dos números relativos ao desenvolvimento do Programa, como o de Câmaras já atendidas ou de alunos dos cursos à distância. De Rolim de Moura, onde participa de oficinas e um Encontro com 19 Câmaras Municipais de Rondônia, Francisco Biondo também falou do trabalho que vem sendo realizado, com destaque para a atualização dos regimentos internos e leis orgânicas dos municípios. Haroldo Tajra falou do alcance da atuação do Interlegis, praticamente em 100% do território nacional, afirmando que ele é hoje “uma marca consolidada”.

            O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Ricado Nicolau, também participou da videoconferência, ressaltando seu desejo em ampliar a parceria com o Interlegis e até em desenvolver um programa semelhante no Estado, de forma a atingir os pequenos municípios, “que não dispõem de pessoal qualificado, nem de recursos técnicos”.

            A videoconferência, que durou mais de uma hora, foi seguida então de uma reunião de caráter técnico, para avaliar o cumprimento das metas e analisar detalhes mais técnicos do Programa que, segundo a equipe do BID, continua contando com o apoio do Banco.