INSTITUCIONAL - Projeto .leg.br é recebido com entusiasmo em Florianópolis

Também ficou decidido no II Encontro Nacional dos Diretores-Gerais de Casas Legislativas, em Florianópolis, 19/05, a criação de um fórum permanente para tratar de temas afins. Próxima reunião será em novembro deste ano, em Natal.
INSTITUCIONAL - Projeto .leg.br é recebido com entusiasmo em Florianópolis

Participantes do II Encontro Nacional de Diretores-Gerais de Casas Legislativas - 19/05/2011

"Mais uma iniciativa bem sucedida do Interlegis". Assim o diretor do Programa, Haroldo Tajra, avaliou o II Encontro Nacional de Diretores-Gerais das Casas Legislativas. O evento foi uma das atividades paralelas da XV Conferência Nacional da União dos Legislativos Estaduais (Unale), em Florianópolis, SC, e contou com a participação de quinze representantes de assembleias e câmaras de capitais de todas as regiões do país.

O principal item da pauta foi a apresentação do Projeto .leg.br. O diretor de Tecnologia do Interlegis, Petrônio Carvalho, explicou que o novo sistema de registro e gestão de domínios dos portais das casas legislativas na internet, é uma consequência natural do processo de informatização dos parlamentos.

Petrônio ressalta que o fato marca a simplificação da criação e manutenção dos sites e desonera a gestão, já que o Interlegis também pode fazer a hospedagem, além de gerir todo o sistema, gratuitamente para as casas conveniadas.

Ainda segundo o diretor, o .leg.br vai uniformizar os endereços dos legislativos na internet, agilizar e padronizar a identificação dos domínios e desburocratizar o atendimento no âmbito parlamentar. Outro ponto de destaque é a independência proporcionada em relação ao Poder Executivo que, em alguns Estados, tem definido, arbtitrariamente, as regras, sem levar em conta as especificidades das casas legislativas.

Muitas câmaras de cidades menores acabam contratando serviços terceirizados, para colocarem seus portais à disposição do cidadão, e dos próprios parlamentares e servidores.

Tudo isto foi muito bem recebido pelos participantes do Encontro. Sem qualquer voz contrária, o apoio à iniciativa do Interlegis ficou registrado na Carta de Florianópolis. O documento foi entregue ao novo presidente da Unale, o deputado Tchê, do Acre, que prestigiou a reunião dos diretores-gerais.

Na Carta, também ficou garantido o comprometimento de todos na criação de um fórum permanente de discussão. Os diretores decidiram que o terceiro encontro será na primeira semana de novembro deste ano, no Maranhão. O quarto será em maio do ano que vem, em Natal, junto com a XVI Conferência da Unale.