REFORMA POLÍTICA - Debates públicos sobre reforma política serão realizados em 11 cidades do país

Deputados decidem fazer audiências públicas pelo Brasil, começando dia 29, em Goiânia.

Veja na matéria da Rádio Câmara, publicada pela Agência Câmara, quais as cidades serão vistadas até o mês de maio:


A Comissão Especial da Reforma Política da Câmara vai realizar audiências públicas em 11 cidades do país, para colher a opinião dos brasileiros sobre o que precisa mudar na hora de se escolher os políticos que os representam.

Os debates públicos começam no dia 29, em Goiânia. No dia 2 de maio, será em Porto Alegre. Depois, virão São Paulo, Belém, Aracaju, João Pessoa, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Recife.

O presidente da Comissão, deputado Almeida Lima, do PMDB de Sergipe, diz qual é o objetivo de levar a discussão até os estados:

"Os atores diretos desse processo de proposta de reforma política não são apenas os senadores e deputados federais. Nós temos lá na base, nos estados e municípios, os vereadores, prefeitos e deputados estaduais e a sociedade como um todo. Portanto, é importante que a gente possa ouvi-los. E nós vamos exatamente aos estados para ouvir a sociedade local. O nosso Brasil é um país continental e nós não podemos nos prender apenas a Brasília, centralizando opiniões, decisões, deliberações.

Os debates nos estados serão realizados ao longo do mês de maio. O deputado Almeida Lima estima que o relatório final da Comissão Especial da Reforma Política fique pronto em junho. Depois disso, a proposta será enviada para votação no Plenário.

De Brasília, Ginny Morais