REFORMA POLÍTICA - Comissão da Câmara ouve assembleias e câmaras de capitais

Ideia é preparar as audiências públicas que serão realizadas em várias capitais nas próximas semanas.

Veja detalhes e a agenda na matéria da Agência Câmara de Notícias:

A Comissão Especial da Reforma Política realiza hoje reunião com os presidentes das assembleias legislativas de todos os estados e das câmaras municipais das capitais para debater o processo eleitoral e a propaganda nas eleições. Também participará o presidente da Câmara Legislativa do DF.

A reunião foi sugerida pelo presidente da comissão, deputado Almeida Lima (PMDB-SE), para preparar as audiências públicas que a comissão fará em algumas capitais nas próximas semanas. Segundo Almeida Lima, o objetivo é levar a discussão da reforma política para os estados: "Os atores diretos desse processo não devem ser apenas senadores e deputados federais. Temos lá na base, nos estados e municípios, vereadores, prefeitos e deputados estaduais e a sociedade como um todo. É importante ouvi-los”, disse.

Conforme a agenda da comissão, estão marcados debates em Goiânia, nesta sexta-feira (29), e em Belém (2/5), São Paulo (6/5), Porto Alegre (9/5), Aracaju (13/5), João Pessoa (16/5), Rio de Janeiro (20/5), Belo Horizonte (23/5), Curitiba (27/5) e Salvador (30/5). Também estão previstas audiências em Rio Branco, Florianópolis e Recife, ainda sem data definida.

Almeida Lima estima que o relatório final da comissão seja votado em junho. Depois disso, a proposta será analisada pelo Plenário da Câmara.

A reunião será realizada às 14h30, no plenário 3. Na mesma reunião, a comissão votará requerimentos.