CÂMARA DOS DEPUTADOS - Seminário discute desafios do Legislativo

por laborges — publicado 03/03/2011 17h43, última modificação 10/03/2011 19h46

COnfira matéria da Agência Senado sobre o Seminário.


O Congresso entra em fase inédita da política nacional, caracterizada pelo amplo apoio ao governo. O significado desse fato é um dos pontos do seminário "Poder Legislativo: desafios atuais", previsto para os dias 21 e 22 de março, das 9h às 18h, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

Promovido pelas associações de consultores legislativos da Câmara dos Deputados e do Senado e de auditores do Tribunal de Contas da União (TCU), além do Sindicato dos Servidores do Legislativo Federal (Sindilegis), o seminário deve reunir 450 pessoas.

No dia 21, das 9h às 12h30, serão discutidos sistema eleitoral e partidário e representação política. Nesse painel, deverão ser analisadas a nova relação Legislativo-Executivo, a evolução da agenda legislativa e a reforma política.

Ainda no dia 21, das 14h30 às 18h, os participantes do evento debaterão a função fiscalizatória do Legislativo e a qualidade da democracia. O objetivo é examinar as dificuldades que o Congresso Nacional enfrenta para acompanhar os atos dos demais poderes.

No dia seguinte, das 9h às 12h30, o tema é carreira parlamentar. Pretende-se discutir as razões pelas quais parlamentares influentes têm desistido de buscar a reeleição ou não têm conseguido se reeleger. Com isso, a taxa de renovação do Legislativo é muito alta. Em pauta, as razões e o significado desse fato.

Ainda no dia 22, das 14h30 às 18h, os participantes devem discutir como os conceitos de cultura cívica e política podem explicar o desempenho do Poder Legislativo no Brasil.

Nesse painel, serão analisados os efeitos da exposição midiática na eleição de parlamentares, o baixo nível de lembrança do eleitorado sobre seus representantes e a reduzida confiança da população nos parlamentares e no Congresso.

Da Redação / Agência Senado
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.