COMUNIDADE - Vereadores da Região de João Pessoa/PB escolhem novos dirigentes de entidade em março


Confira esta boa iniciativa dos veeadores paraibanos, na matéria publicada pela Assessoria de Imprensa da CM de João Pessoa, em 11/02/2011

O Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa (Parlacrem-JP), que congrega mais de cem vereadores das câmaras municipais de 12 municípios polarizados pela Capital, retoma seus trabalhos a partir do próximo mês de março, já instalado em sede própria, localizada à Avenida General Osório, no Centro da Capital paraibana. A informação é do atual presidente da entidade, vereador pessoense Tavinho Santos (PTB).

“Voltaremos em março, quando renovaremos os membros da direção e daremos início ao ciclo de sessões ordinárias, seminários e audiências públicas, tendo como principais temas a violência urbana, o esgotamento sanitário e o transporte público e trânsito”, anuncia Tavinho, ressaltando que, às vésperas da renovação, está “segurando o Parlacrem praticamente sozinho”.

 O Parlacrem-JP foi idealizado pelo próprio vereador Tavinho Santos e recebeu o apoio de todos os vereadores dos 12 municípios que formam a Região Metropolitana da Capital. A cerimônia de instalação do Parlacrem-JP ocorreu no dia 5 de junho de 2009, numa solenidade realizada no Teatro Santa Roza, quando os membros da Comissão Executiva e do Conselho Fiscal do Parlamento tomaram posse.

Na oportunidade, o vereador Tavinho tomou posse como o primeiro presidente do Parlacrem, ressaltando que um dos objetivos dessa organização é criar núcleos de desenvolvimento em cada município, aproveitando ao máximo as potencialidades de cada um deles. “O Parlamento está sendo um grande fórum de discussões permanentes sobre políticas públicas nas áreas de educação, saúde, infra-estrutura, turismo, habitação, entre outras”, define.

Ainda em 2009, os integrantes do Parlacrem realizaram duas sessões ordinárias. A última foi no dia 12 de agosto, na Câmara Municipal da cidade de Santa Rita, tendo como tema ‘Trabalho, Desemprego e Geração de Renda’. A primeira sessão ordinária ocorreu no dia 8 de julho, no Auditório da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado da Paraíba (Fecomercio), em João Pessoa, tendo como tema a área da segurança pública. 

O Parlacrem é composto por parlamentares representantes dos municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mamanguape, Rio Tinto, Alhandra e Pitimbu. A Comissão Executiva do Parlacrem tem um mandato de dois anos, sendo proibida a reeleição dos seus membros para o mesmo cargo. Ela é incumbida dos trabalhos deliberativos e dos serviços administrativos do Colégio de Comissões e do Colegiado Pleno. Já o Conselho Fiscal é constituído por três membros.

O sucesso do Parlacrem-JP chamou a atenção de várias outras regiões do país, a exemplo dos vereadores de Curitiba, no Paraná, São Luís, no Maranhão, e Paulo Afonso, na Bahia. Todos contactaram o vereador Tavinho Santos (PTB) para obter informações sobre o Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa (Parlacrem-JP) e usar a experiência paraibana como referência e modelo para a criação de um parlamento regional semelhante em suas cidades.

Encontro – Em junho do ano passado, o Parlacrem-JP completou um ano de existência e, para marcar a data, a direção do Parlacrem realizou o ‘1º Encontro de Vereadores da Região Metropolitana de João Pessoa’, no dia 21 de maio, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes, localizado no Altiplano Cabo Branco, na Capital paraibana. O tema do encontro foi ‘Desenvolvimento Sustentável e Reforma Política’.

Em abril de 2009, o Parlacrem-JP participou em Recife (PE) do ‘I Seminário Nacional’ promovido pelo Parlamento Metropolitano de Recife, cujo tema foi ‘O Avanço do Mar na Costa Pernambucana e Seus Reflexos na Região Metropolitana’. “Esse seminário será realizado este ano aqui em João Pessoa”, adianta Tavinho.