Janeiro

CM de Camaragibe/PE busca modernização e passa por diagnóstico do Interlegis

CM de Camaragibe/PE busca modernização e passa por diagnóstico do Interlegis

Camaragibe, Pernambuco


O diretor da Subsecretaria de Apoio Técnico e Relações Institucionais do Interlegis, Francisco Etelvino Biondo, visitou a Câmara, em 24/01, onde fez o diagnóstico e discutiu o cronograma de trabalho para implantar PML-Plano de Modernização Legislativa do Interlegis.

Estiveram presentes durante o diagnóstico, o Presidente da Câmara, Délio Junior, os vereadores Adriano Tabatinga, João Bosco e a vereadora Maria José da Luz, o Procurador da Câmara, Pedro Augusto, e a Chefe do Serviço Financeiro, Janeide Ferreira (escolhida como contato Interlegis), além de alguns servidores da casa.

O município de Camaragibe tem 144 mil habitantes e é a oitava região mais populosa de Pernambuco. O nome do município é de origem Tupi que significa “Terra de Camarás”, planta abundante na região.

Terminam nesta sexta-feira as inscrições nos cursos a distância do Interlegis

Dez cursos já estão com as turmas fechadas. Porém, ainda há vagas para os cursos INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE EAD. Em maio, haverá novas ofertas.

Continuam abertas as inscrições para a primeira etapa de 2011 de oferta de cursos gratuitos pelo Interlegis. São 12 cursos, dentro do Sistema Saberes, o braço operacional do Interlegis para a capacitação profissional de parlamentares e servidores do Poder Legislativo.

Devido à grande procura, apenas os cursos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE EAD e FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE EAD.

As aulas da primeira etapa serão disponibilizadas de 21/03 a 29/04.

Para fazer a inscrição, o interessado deve enviar, até o dia 4 de março, uma declaração da respectiva casa legislativa, autorizando-o a realizar o curso escolhido. O envio deve ser feito pelo fax (61)3303-2797 ou pelo e-mail saberes@interlegis.gov.br.

As turmas de 200 alunos serão formadas, de acordo com a ordem de chegada das declarações.

Todo o processo deve ser feito, pela página do Saberes, com acesso no portal do Interlegis, no alto à direita.

Confira os cursos oferecidos na primeira etapa de 2011:

  • BR OFFICE WRITER (Não há mais vagas)
  • CERIMONIAL NO AMBIENTE LEGISLATIVO (poucas vagas)
  • DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
  • FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE EAD
  • EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO
  • INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
  • INTRODUÇÃO AO ORÇAMENTO PÚBLICO
  • LICITAÇÕES E CONTRATOS (Não há mais vagas)
  • MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
  • NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO
  • PRÁTICAS EM JORNALISMO LEGISLATIVO (não há mais vagas)
  • PRINCÍPIOS BÁSICOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
  • TÉCNICAS DE ORATÓRIA

    As próximas etapas serão: de 16/05 a 17/06; 29/08 a 30/09; e 17/10 a 25/11.

Interlegis assina com a Câmara Municipal de Teresina a primeira parceria de 2011 - 11/01

Interlegis assina com a Câmara Municipal de Teresina a primeira parceria de 2011 - 11/01

Assinatura do convênio Interlegis-CM de Teresina

Com o objetivo de dar início ao processo de modernização e informatização da casa legislativa, a Câmara Municipal de Teresina/PI, firmou no dia 11 de janeiro, convênio com o Programa Interlegis, do Senado Federal. O Programa visa levar orientações e disponibilizar produtos que auxiliem na melhoria da gestão da casa legislativa.

Antes da assinatura do termo de adesão, Francisco Biondo, representando o Interlegis, esteve reunido com a diretoria, vereadores e técnicos da câmara para apresentar o que é o Programa de Modernização do Legislativo - PML, sua abrangência, e também, validar e discutir o plano de trabalho do diagnóstico realizado ano passado no estado e em outras regiões do país.

Segundo Biondo, “o Portal Modelo e o SAPL, são os produtos que mais geram expectativas nos vereadores”, destaca. O Portal Modelo oferece ferramentas que permitem publicação de diversos tipos de conteúdo na Internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL, abrange as diversas etapas do Processo Legislativo, desde a elaboração e apresentação de proposições, passando pela sua tramitação, até o armazenamento e busca em um banco de dados de normas jurídicas.

Outros produtos também poderão ser utilizados pela Câmara que agora está integrada à rede Interlegis. Todas essas ações contribuem para o aumento da transparência de suas atividades e a interação com a sociedade.

Na apresentação do Interlegis estavam presentes o Presidente da Câmara, Edvaldo Marques; o 1° Vice-Presidente, Luiz Gonzaga Lobão C. Branco; o 2º Vice-Presidente, Ronney Wellington Lustosa; o 1º Secretário, Edson Moura Sampaio Melo, e ainda, o 2º Secretário Décio Solano Nogueira. Também marcaram presença os vereadores Rodrigo Rodrigues de Sousa Martins, Paulo Roberto Bezerra de Oliveira, José Ferreira de Sousa e Levino dos Santos Filho, bem como, o Diretor Geral, Hudson Lima Xavier, o Diretor Legislativo, Marcos Mauricio Ribeiro, a Chefe do Departamento Legislativo, Tatiana Vasconcelos Cavalcante, dentre outros servidores.

Ações do documento