Assembléia mineira promove curso a servidores das câmaras municipais

Vereadores e servidores participarão do curso Mobilização e Participação Popular promovido pela Escola do Legislativo da Assembléia de Minas Gerais


Trinta e sete vereadores e servidores das áreas de comunicação institucional e de processo legislativo de 17 câmaras mineiras vão participar, nos dias 18, 19 e 20 de agosto, em Belo Horizonte, do curso "Mobilização e Participação Popular" oferecido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo e do CEAC - Centro de Apoio às Câmaras.

O objetivo da atividade, que integra o Programa de Formação de Multiplicadores da Escola do Legislativo, é apoiar as Câmaras Municipais mineiras que desenvolvem atividades de capacitação por meio de Escolas de Legislativos Municipais ou de iniciativas pontuais, contribuindo para a formação de uma equipe qualificada de multiplicadores, capaz de replicar os cursos para as demais Casas Legislativas da região.

Os participantes, representantes de nove das 10 regiões de planejamento do Estado, vão refletir sobre os mecanismos de participação popular no processo legislativo municipal e sobre o trabalho de mobilização social e a implantação de mecanismos institucionais de participação nos parlamentos. As aulas começam no dia 18, às 14 horas. Também haverá atividades no dia 19, de 8 às 18 horas e no dia 20, de 8 às 12 horas. As aulas serão ministradas pelos servidores da ALMG: Maria Regina Magalhães, Rennan Mafra, Frederico Vieira e Ricardo Moreira.

Os participantes inscritos atuam nas Câmaras Municipais de Belo Horizonte, Capelinha, Divinópolis, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Mantena, Montes Claros, Oliveira, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Taiobeiras, Três Corações, Unaí e Visconde do Rio Branco.

 

Programação do CFAL se estenderá até final de setembro

A programação do Curso de Formação Introdutória à Carreira do Servidor da Assembleia Legislativa (CFAL), destinado aos servidores recém-nomeados, já está pronta. A primeira disciplina "Estrutura e Funcionamento da Assembleia Legislativa de Minas Gerais" terá início na próxima segunda-feira, dia 30 de agosto, às 8 horas, na Escola do Legislativo. Até sexta-feira, dia 3 de setembro, os alunos terão palestras, ministradas pelos titulares dos diversos setores da Casa, com o objetivo de apresentar a estrutura administrativa e o desenvolvimento institucional da ALMG.

A estrutura do CFAL é composta ainda por mais três disciplinas teóricas: "Poder Legislativo: aspectos históricos, sociopolíticos e jurídicos", a ser ministrada pelo Procurador da ALMG; Bruno de Almeida Oliveira; "Processo Legislativo"; que terá como professor o consultor e gerente de Coordenação Pedagógica da Escola do Legislativo, Guilherme Wagner Ribeiro; e "Servidor Público, Administração Pública e Sociedade", que será ministrada pelo também Procurador da ALMG, Florivaldo Dutra de Araújo.

Os novos servidores, desde a data da sua posse, estão ainda sendo acompanhados, no seu local de trabalho, por um monitor, que é responsável pelas atividades da quinta disciplina do CFAL, a "Prática Monitorada", coordenada pela Diretoria de Recursos Humanos

O CFAL tem a finalidade de oferecer ao servidor recém-nomeado informações sobre a instituição onde passará a trabalhar e subsídios sobre as diversas atividades desenvolvidas pela Assembleia, facilitando a sua integração ao trabalho. A participação no curso é também um dos instrumentos de avaliação do primeiro semestre do estágio probatório dos novos servidores.