Diretor do Interlegis fala sobre o primeiro semestre de trabalho e como será o segundo

O diretor do Programa Interlegis, José Alexandre Girão Mota da Silva fala sobre os resultados dos diagnósticos e encontros realizados, e ainda, sobre as expectativas e novidades para os próximos meses


O diretor do Programa Interlegis, José Alexandre Girão Mota da Silva, concedeu entrevista nesta quarta-feira (14) oportunidade em que avaliou os trabalhos realizados no primeiro semestre do ano como o Programa de Modernização do Legislativo, os cursos do Saberes e as atividades para o segundo semestre.

Alexandre destacou que uma das principais ações a maior relação com as demais secretarias do Senado Federal, “essa aproximação facilitou muito nosso trabalho, como por exemplo, o trâmite dos documentos, das matérias e a realização de eventos. Todos estão sempre muito dispostos a nos atender”, comemorou o diretor.

 

1 – O que aconteceu de mais importante para o Interlegis?

 

Além de uma maior aproximação entre a diretoria do Interlegis e outros órgãos do Senado Federal destaco os 32 diagnósticos realizados por nossa equipe e que estão publicados em nosso portal. A previsão é que até o final do ano alcancemos o total de 60 diagnósticos concluídos. Os cursos à distância que oferecemos pelo Sistema Saberes, com tutoria, também foi um sucesso. Tivemos 7.800 alunos inscritos que estudam a qualquer hora do dia pelo método on-line.

 

2 – E os eventos que o Interlegis realizou?

 

Foram cinco eventos promovidos pelo Interlegis em parceria com as Câmaras Legislativas em que os participantes puderam assistir a uma série de palestras com temas propostos pelas próprias casas legislativas. Estivemos em Teresina/PI, Capelinha/MG, Santa Bárbara do Sul/RS, Quilombo/SC e agora no final de junho, vereadores da Microrregião do Alto-Vale do Itajaí/SC, estiveram na Sede do Programa para mais um Encontro. Desses encontros atingimos 338 câmaras municipais, um número bastante expressivo de casas participantes. Temos previstos mais eventos no decorrer do ano, um no município paranaense de Toledo, e outros três em Minas Gerais: Pouso Alegre, Paracatu e Juiz de Fora.

 

3 – Quais as novidades para o próximo semestre?

 

Hoje (14), assinamos os primeiros cinco convênios entre o Senado Federal e câmaras legislativas, quatro do Rio Grande do Sul e uma de Goiás. Realizamos os diagnósticos, que é uma consultoria com ações que vão melhorar a gestão da casa visitada. Depois disso, elaboramos um plano de trabalho para essas casas e elas concordaram com o que propomos. Com isso, cumprimos a primeira parte dos trabalhos e formalizamos o acordo por meio do convênio. Nossa parte é dar todo suporte necessário com produtos, capacitação etc. A delas é ter servidores e profissionais aptos e treinados para dar continuidade ao trabalho por nós proposto.

Em agosto, faremos um treinamento na Sede do Interlegis com técnicos de informática das câmaras que receberão ações de sensibilização para mostrar nossos produtos e o que pretende o Projeto de Modernização do Legislativo, PML. A partir de novembro começaremos a reunir as câmaras municipais já selecionadas nos seguintes estados: Piauí, Rondônia, Ceará e Santa Catarina.

 

4 – Quais cursos a distância serão oferecidos a partir de agosto?

 

Acrescentamos aos oito cursos oferecidos no primeiro semestre mais nove. É preciso acompanhar o período de inscrição e fazer um cadastro prévio no endereço http://saberes.interlegis.gov.br. Os novos cursos são: Formação de Coordenadores de Ensino a Distância; Desenvolvimento de Competências Gerenciais; Excelência no Atendimento; Educação Ambiental; Cálculo Trabalhista Básico; Acordo Ortográfico; BROficceCalc; BROficceWriter e Orçamento Público.

Além disso, fizemos parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro – ILB, e com o Centro de Formação da Câmara dos Deputados – CEFOR, para ampliarmos o leque de opções dos cursos de capacitação. Serão auto-instrucionais, com características diferentes dos cursos do Sistema Saberes.

 

5 – Gostaria de fazer mais alguma colocação?

 

Gostaria de comunicar que temos a expectativa de que os processos da compra de novos servidores de rede e voltados para área de tecnologia sejam aprovados pelo Senado Federal. Com isso, nosso trabalho vai tomar um grande impulso porque assim hospedaremos mais câmaras e aumentaremos a capacidade na área de tecnologia.