A Câmara Municipal de Alegrete/RS recebeu representantes da equipe técnica do Programa Interlegis

por ASCOM Câmara Municipal de Alegrete/RS — publicado 30/06/2010 16h18, última modificação 30/06/2010 19h23
A Câmara Municipal de Alegrete receberam integrantes da equipe técnica do Programa Interlegis, na manhã de 29 de Junho do corrente, no Plenário Vereador Gaspar Cardoso Paines

A equipe representada por Luis Antonio Costa da Silva e Fernando Sodré, ambos da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e ainda, pelo Especialista em Informática, Higino Brito Vieira e Rafael Henrique Leite e Souza, ambos da Secretária Especial do Interlegis do Senado Federal.

O Presidente Celeni Viana saudou aos visitantes dizendo que o Poder Legislativo de Alegrete acolhia com muita satisfação a equipe do Interlegis com o intuito de possibilitar aos Vereadores e servidores da Câmara o conhecimento e interação do Programa Interlegis, que se constitui como o Maior Programa de Integração do Legislativo e que promove a modernização do sistema, focando suas ações nas Câmaras Municipais, com a organização dos seus processos, capacitação de parlamentares e servidores e implantação de novas tecnologias aos serviços do Legislativo.

Na seqüência, Luis Antonio Costa da Silva falou sobre a nova fase do referido programa que diz respeito ao “Interlegis II”, organizado em quatro componentes que são: consolidação da Rede Nacional Interlegis, a modernização das Casas Legislativas, o fortalecimento institucional do programa e da rede de parlamentares e ainda a cooperação técnica, através da capacitação e gerenciamento nas Casas Legislativas direcionadas às áreas de informação, gestão e legislação.

Posteriormente, o Especialista em Informática do Interlegis, Higino Vieira apresentou o programa aos Vereadores e Servidores da Câmara Municipal, através de material institucional desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que diz respeito à modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade. O Programa Interlegis conta atualmente com mais de 4.300 Câmaras Municipais que aderiram ao referido programa.

Nesse primeiro momento após a reunião de apresentação do Programa Interlegis na Câmara Municipal de Alegrete/RS, a equipe técnica estará elaborando o diagnóstico para montagem do plano diretor de modernização e elaboração de projeto executivo, sem custos operacionais para o Legislativo Municipal.

Durante essa reunião preparatória para a seqüência dos trabalhos, houve a participação dos Vereadores de Alegrete/RS, e ainda de dois vereadores do Município de Rosário do Sul/RS, que foram falar com os técnicos do Programa Interlegis para realizarem reunião naquele município.

O processo de interação pela equipe técnica do Programa Interlegis em relação à Câmara Municipal de Alegrete visa à realização de convênio através da Secretaria especial do Interlegis (SINTER) e o Legislativo Alegretense.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.