Integrantes dos grupos de diagnósticos conhecem SAPL e SAAP

Os sistemas de Apoio ao Processo Legislativo , SAPL e de Apoio à Atividade Parlamentar, SAAP foram apresentados aos integrantes dos grupos que farão o diagnóstico nas câmaras municipais


Dando prosseguimento ao treinamento dos servidores que farão o diagnóstico nas câmaras municipais, foram apresentados nesta terça-feira (23)  noções básicas processo legislativo assim como também os sistemas de Apoio ao Processo Legislativo, SAPL e de Apoio à Atividade Parlamentar.

Abrindo os trabalhos, o diretor de Planejamento e Fomento do Interlegis, Róbison Gonçalves destacou a importância de um conhecimento prévio por parte das equipes dos municípios e das casas que visitarão, como também o contato inicial com os vereadores para apresentar as linhas gerais do Projeto de Modernização do Legislativo.

Em seguida, aconteceu a apresentação do chefe de Serviços de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Interlegis, Luis Fernando Pires Machado, que discorreu sobre como é o processo legislativo, as funções da câmara municipal, as competências do município, as espécies de proposição existentes e as fases de elaboração e principalmente a tramitação de cada tipo de matéria.

Na segunda parte da reunião o assunto apresentado pelo especialista em tecnologia da informação Cláudio Morale, foi o Sistema de Apoio ao Processo Parlamentar, SAPL. Segundo Morale, o sistema possibilita ao parlamentar a criar as proposições que serão apresentadas à mesa de forma eletrônica. O sistema disponibiliza  as tramitações das matérias nas  casas, a ordem do dia , as comissões e sessões plenárias.

Segundo Morale o SAPL a é todo configurável. “O parlamentar ou a câmara pode utilizar somente o que lhe interessa, pois o sistema é altamente flexível. O Interlegis tem hoje mais de 100 casas legislativas que o utiliza”, afirma.

Foi apresentado, pelo servidor e especialista e tecnologia de informação, Sesóstris Vieira, o Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar, SAAP, que auxilia o parlamentar em suas atividades. O sistema oferece a inclusão de dados específicos como contatos, processo, agenda, e até boletins eletrônicos.

Encerrando os trabalhos, o diretor Robinson Gonçalves destacou a importância da aproximação entre os participantes dos grupos para que possam desenvolver um trabalho coeso e eficiente.

Na próxima terça-feira (30) acontece mais um treinamento, os assuntos a serem abordados serão o portal modelo e grupos colaborativos, projeto de revisão da Lei Orgânica e Regimento Interno.