Inaugurado novo Sistema INTERLEGIS na Assembléia do Piauí

Com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), foi inaugurado hoje o novo Programa INTERLEGIS do Senado Federal.

Com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), foi inaugurado hoje o novo Programa INTERLEGIS do Senado Federal em solenidade que contou com vários vereadores, servidores e convidados, além do advogado Celso Barros Coelho.

O Programa INTERLEGIS nasceu e foi inaugurado em 2001 através de projeto piloto que foi possível após um empréstimo da União com o Banco Interamericano, em 1999, e compreende 26 assembléias legislativas e a Câmara Legislativa do Distrito Federal para videoconferência que, depois, incluiu as câmaras municipais.

Trata-se do maior programa de integração do legislativo com objetivo de capacitar parlamentares e servidores das casas legislativas que, posteriormente ofereceu cursos à disposição das comunidades. Hoje, 4.300 câmaras municipais aderiram ao sistema.

Foram convidados para a solenidade no Cine Teatro da Assembléia Legislativa o professor Dr. Luis Barco, de São Paulo, Floriano Madruga (diretor do INTERLEGIS nacional).

ESCOLA DO LEGISLATIVO – O diretor da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, Edmar Rodrigues Júnior, fez um balanço das atividades. Foi distribuído o livro do advogado Nelson Néri Costa correspondente a 16º legislatura da Constituição Estadual do Piauí assinado pela deputada Flora Izabel, presidente da Comissão Especial de Adequação da Constituição do Estado do Piauí à Carta Magna da Nação. A deputada Lílian Martins (PSB) é a vice-presidente e o deputado Antonio Félix (PPS) foi o relator.

Edmar Rodrigues Júnior confirmou que a Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão foi idealizada pelo deputado Themístocles Filho em 2007. Depois, foi aprovado um Projeto de Resolução nº 5.712 de autoria do deputado Antonio Félix (PPS). 

Nesse tempo mais de 800 pessoas foram qualificadas com cursos de formação profissional inclusive vereadores, assessores, parlamentares. O primeiro Curso de Administração e Graduação ocorreu no ano passado. Também funciona o sistema de videoconferência com atividades culturais no Grande Dirceu e no Mirante do Monte Castelo.