Uvepar lança Escola do Legislativo e abre o Congresso Estadual de Câmaras Municipais, em Curitiba

O diretor da SSFAC do Interlegis, James de Carvalho, participa do lançamento da Escola do Legislativo no Paraná.

A Escola do Legislativo, novo projeto da Uvepar (União dos Vereadores do Paraná) para a qualificação dos legisladores municipais, começa a funcionar a partir de fevereiro do próximo ano. “Logo depois do início dos trabalhos do Legislativo, a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2010, começaremos a desenvolver o projeto de forma intensa, beneficiando vereadores e servidores de todo o Estado”, afirmou o presidente da Uvepar, Bento Batista da Silva, no lançamento da Escola, nesta quarta-feira (dia 16), em Curitiba.

Bento explicou que a criação da Escola está sendo maturada há cerca de dois anos e segue diretriz já adotada por outros órgãos ligados à administração pública, como o Tribunal de Contas do Paraná, que também possui um centro de treinamento e qualificação. “Nós temos que nos adaptar à exigência da sociedade de que os seus representantes, incluindo o vereador, tenha cada vez mais qualidade e competência no exercício do seu mandato”, justificou.

Os detalhes do processo de implantação da Escola estão sendo definidos, mas a Uvepar já estabeleceu que seu núcleo será em Curitiba. A idéia é oferecer uma série de cursos de treinamento presenciais e não presenciais tanto para vereadores quanto para servidores públicos das Câmaras Municipais. Para a implantação do projeto, a União dos Vereadores do Paraná contará com o apoio dos seus parceiros – Tribunal de Contas do Paraná, Interlegis (Comunidade Virtual do Poder Legislativo), Grupo Educacional Uninter, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano-Paranacidade, Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) e Sebrae/Pr (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-Paraná).

Congresso das Câmaras
O lançamento da Escola marcou a abertura do Congresso Estadual de Câmaras Municipais, promovido entre 16 e 18 de dezembro, no Auditório Facinter (Edifício Garcez, 103, centro de Curitiba). O encontro debaterá temas como “Educação para a democracia: uma proposta de atuação para as escolas do Legislativo”, “A qualificação profissional e a melhora dos serviços públicos” e “Como melhorar a participação da sociedade nas Câmaras Municipais”.

Participaram da cerimônia de abertura o vice-presidente da Uvepar, José Valmor Martins; o secretário de Assuntos Metropolitanos da Prefeitura de Curitiba, Michele Caputo Neto, que representou o prefeito Beto Richa; o coronel Nemésio Xavier, representante do Grupo Uninter e do deputado federal Wilson Picler; o diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Interlegis, James Raimundo Menezes de Carvalho; o presidente da Acamdoze (Associação das Câmaras de Vereadores da Microrregião 12), Alexandre Donato; o ouvidor do Crea/Pr (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Engenharia do Paraná), Antonio Borges dos Reis; e o 2º secretário da Uvepar, Nivaldo Mazzin.