Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento em comemoração no Senado

Em comemoração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento acontece nesta quinta-feira (12) a audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, que será transmitida por videoconferência pelo Programa Interlegis. Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da matéria

Assista aqui

Em comemoração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, celebrado em todo o mundo no dia 10 de novembro, a UNESCO e 23 parceiros estão promovendo uma série de eventos, entre os dias 09 e 12/11, em Brasília e São Paulo. O objetivo do Dia Mundial da Ciência, que este ano homenageia ainda o Ano Internacional da Astronomia e relembra os 40 anos da chegada do homem à Lua, é chamar a atenção da sociedade para a importância da ciência e tecnologia como meio de promoção da paz e do desenvolvimento humano, social e econômico, além de alertar para a necessidade de mais investimentos na área e no ensino de ciências.

         

As comemorações começarão por Brasília no próximo dia 09/11, segunda-feira, com a realização de oficinas, exposições e mostra de experimentos abertas à comunidade. A cerimônia de abertura será no dia 10/11, às 14h, com a apresentação do grupo Rap com Ciência. Às 14h30, haverá uma mesa-redonda sobre o tema do Dia Mundial deste ano – Nossa presença no cosmos -, que reunirá o Representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, o astronauta Marcos Pontes, e o professor Eduardo Janot Pacheco, presidente da Sociedade Astronômica Brasileira.

Às 16h30, haverá a premiação dos vencedores do Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, que foi lançado pela UNESCO e seus parceiros, em 2009, com o objetivo de fortalecer a iniciação científica e tecnológica entre estudantes do ensino médio. Os melhores trabalhos sobre o tema “A nossa presença no cosmos” foram incluídos em uma publicação que será lançada no evento.

Em São Paulo, a celebração do Dia Mundial da Ciência 2009 acontecerá, no dia 10/11, no Espaço Catavento Cultural Educacional, com a presença de cerca de 150 jovens entre 13 a 15 anos, entre eles alunos da rede municipal de ensino de Itaquera e crianças atendidas pelo Espaço Criança Esperança da Brasilândia (SP). O evento está sendo realizado com a parceria da Coordenação do Ano Internacional da Astronomia, do “Projeto Segurança Humana na Cidade de São Paulo”, do “Programa Criança Esperança”, além de outros apoiadores.

 

Audiência pública - O Senado Federal abrirá as portas do plenário, no dia 12/11, a partir de 9h, para uma audiência pública sobre a importância da ciência para a paz e o desenvolvimento, que será transmitida ao vivo pela TV Senado. Participam da Mesa o Representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny ; o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis ; o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antonio Raupp ; o Assessor de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), José Monserrat Filho ; e a cientista e Pró-reitora de Pesquisa da Universidade de São Paulo, Mayana Zatz. A Especialista em Educação Científica da UNESCO, Beatriz Macedo, fará um pronunciamento sobre o tema.

No Brasil, as atividades em comemoração ao Dia Mundial da Ciência começaram em 2005, quando a UNESCO convidou diversas instituições de ensino e pesquisa a celebrar essa importante data por meio de exposições, workshops, oficinas, distribuição de livros e palestras com cientistas renomados. Em 2006, além das atividades realizadas no ano anterior, também foi promovido um Concurso de Trabalhos e Desenhos para estudantes do Distrito Federal e realizada uma Sessão Solene no plenário do Senado Federal para discutir a importância da ciência.

Assim, pretende-se que nesta data os estudantes, os professores, os cientistas e as autoridades, principalmente as das áreas de Ciência e Tecnologia e Educação, reflitam sobre o desenvolvimento da ciência como meio de promoção da paz e do desenvolvimento, visando a melhoria das condições de vida das pessoas. A partir de 2007, a UNESCO e seus parceiros mantiveram essa diversificada programação e passaram a realizar o Concurso de Trabalhos e Desenhos para todos os estudantes do ensino médio do Brasil.

Os parceiros da UNESCO no Dia Mundial da Ciência são: Academia Brasileira de Ciências (ABC); Agência Espacial Brasileira (AEB); Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI); British Council; Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal; Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de C,T&I (CONSECTI); Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED); Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Instituto Sangari; Instituto Transposição do Conhecimento para o Desenvolvimento Regional (InTC); Interlegis; Lego Education; Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional; Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Ministério da Educação (MEC); Ministério da Saúde (MS); Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM); Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal (SECT/GDF); Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SE/GDF); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); União Européia; e Universidade de Brasília (UnB)

.


Através do Portal www.interlegis.gov.br, quem desejar poderá assistir por videostreaming