Diretoria do Interlegis faz videoconferência com a comunidade legislativa

A nova diretoria do Interlegis promoveu nesta quinta-feira (26) videoconferência com as casas legislativas com fim de apresentar as novas diretrizes do programa. A reunião foi transmitida também por videostreaming


A nova diretoria do Programa Interlegis promoveu nesta quinta-feira (26) uma videoconferência com os representantes do programa nas assembléias legislativas, com objetivo de apresentar as novas ações que serão implementadas na segunda fase. A reunião foi transmitida também por videostreaming.

O diretor executivo José Alexandre Girão Mota falou da satisfação em poder trocar idéias com as casas e ouvir de cada um as necessidades e a situação do Interlegis no legislativo nacional.

Todos os participantes foram unânimes em defender a necessidade de um estreitamento no relacionamento com o  Interlegis, e também a urgência na atualização dos equipamentos instalados, tanto os microcomputadores como no sistema de videoconferência.

Foi defendida também uma visita da nova diretoria para conhecer in loco a realidade não somente das assembléias como das câmaras municipais e mais cursos para treinamento dos servidores dos legislativos.

José Alexandre aproveitou para informar sobre as licitações já em andamento para compra de equipamentos de videoconferência e microcomputadores e destacou o interesse do programa em dar mais ênfase à capacitação. Anunciou a criação do Grupo Interlegis de Educação, o que foi referendado pelo diretor da Subsecretaria de Fomento, José Dantas, que aproveitou para comunicar a reunião, que acontece no próximo dia 10, já para estabelecer as novas diretrizes para a área.

O diretor de Relações Institucionais, Robison Gonçalves informou que dentro do planejamento estratégico do Interlegis II está inserido o Projeto de Modernização Legislativa, que inicialmente irá atuar em municípios chamados pólos, para que sejam disseminadores do programa Interlegis e assim poder atingir os mais de cinco mil espalhados pelo país.

Mas antes, como diz Robison, é necessário fazer um diagnóstico da situação de cada casa e assim o Programa Interlegis atuar principalmente nas áreas de tecnologia da informação, comunicação. Sobre isto foi solicitado que cada representante envie para a sede um relatório sobre a situação do Interlegis nas casas.

José Dantas informou que para o próximo ano será feito um novo convênio com os legislativos, visto que muitos foram feitos há mais de 12 e dentro da nova estratégia do Interlegis II há necessidade dessa atualização de dados.

O diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa, James Carvalho, exaltou a idéia inédita de se promover esse encontro da nova diretoria com as casas legislativas, “uma nova postura que a diretoria tomou com objetivo de promover a repactuação com as casas legislativas”.

José Alexandre encerrou agradecendo a presença de todos e aproveitou para convidar para o II Encontro Nacional do Gitec que acontece de 7 a 9 de dezembro, na sede do Interlegis, em Brasília.