Novembro

por Administrador do Site publicado 03/11/2015 18h50, última modificação 04/11/2015 11h30

Tecnologia da Informação em debate no Interlegis

por jeanferri — publicado 16/11/2009 15h35, última modificação 24/01/2013 16h29
Tecnologia da Informação é o tema central do II Encontro Nacional do Gitec, Grupo Interlegis de Tecnologia, que acontece de 7 a 9 de dezembro. Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima do programação
Tecnologia da Informação em debate no Interlegis

II Encontro Nacional do GITEC

Assista aqui

 

De 7 a 9 de dezembro acontece, na sede do Programa Interlegis, em Brasília (DF), o II Encontro Nacional do GITEC, Grupo Interlegis de Tecnologia. O evento é destinado às áreas de Tecnologia da Informação (TI) das Casas Legislativas e também às comunidades Interlegis.

Segundo um dos assíduos participantes do Grupo Interlegis de Tecnologia, servidor da Câmara Municipal de Carneirinho/MG, Angelo Marcondes de Oliveira Neto, " II Encontro Nacional do Gitec, posso dizer que o encontro é uma ótima oportunidade de reforçarmos os laços de cooperação e amizade existente entre os membros do GITEC e também uma oportunidade única de reciclar seus conhecimentos e soluções junto a centenas de colegas atuantes na informática do legislativo brasileiro. Quanto a minhas espectativas, posso apenas desejar, que consigamos plantar no coração de novas casas legislativas a semente do legislativo eletronico e motivar as casas que já participam a manter esta excelente qualidade de trabalho que mantém a comunidade GiITEC ativa".

Programação:

  • Distribuição de internet por redes wireless pelo poder público
  • Utilização de ferramentas livres na produção de conteúdo multimídia e de comunicação
  • Reconhecimento de Fala para Português Brasileiro
  • Como as novas tecnologias digitais podem melhorar os processos decisórios na Administração Pública, fortalecer a democracia e dar mais poder aos cidadãos?
  • Câmara Livre
  • Multimídia web: TV e Rádio Câmara com Software Livre
  • Portal do Software Público Brasileiro / 4CMBR
  • Ubuntu - Linux para seres humanos


Mais informações podem ser obtidas no seguinte endereço:

http://colab.interlegis.gov.br/wiki/IIEncontroGitec

A participação no evento é livre, a inscrição não será cobrada e pode ser feita pelo Portal Interlegis no seguinte endereço:

http://www.interlegis.gov.br/inscreve_candidato_form?cod_evento=47

Há expectativa de que este seja um dos maiores encontros de TI para Casas Legislativas do País. Venha fazer parte deste grande evento!

Seja bem-vindo(a)!

Senado Cultural prossegue com Pratas da Casa

por Assessoria de imprensa Senado Cultural — publicado 03/11/2009 11h33, última modificação 03/11/2009 11h34
Dando continuidade ao Projeto Pratas da Casa, o Senado Cultural homenageia, nestas quarta e quinta-feiras (4 e 5), Dolores Duran, Raul Seixas e Vilas Lobos. Para assistir por videostreaming basta clicar no link acima da matéria


Assista aqui

O mês de novembro começa com Ventos & Tempestades tocando Raul Seixas no Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis. A banda - que tem o editor da TV Senado Carlos Penna Brescianini como vocalista, e o assessor parlamentar Alexandre Inácio Ladeira, na guitarra - se apresentará na próxima quarta-feira (4). Na quinta-feira (5), Sthel Nogueira homenageará Villa-Lobos, Dolores Duran, Roberto Carlos e Jair Rodrigues. Os dois shows começam às 19h e a entrada é franca.

As apresentações fazem parte do Projeto Pratas da Casa, que tem como filosofia mostrar que nas secretarias, gabinetes e órgãos que compõem o Senado existem dezenas de servidores anônimos que cantam, compõem, tocam e interpretam. Esse é o braço musical do programa Senado Cultural, que busca valorizar, celebrar, divulgar e preservar a cultura nacional, em suas diversas vertentes.

Junto com Carlos Penna e Alexandre Ladeira, o grupo Ventos & Tempestades conta com Ric Bermudez (teclados), Sidney Sheykor (baixo) e Hebert Duarte (bateria). No show, além de lembrar os 20 anos da morte de Raul Seixas, a banda mostrará algumas canções do seu repertório, que combinam com o espírito irreverente e com o alto astral de Raulzito.

Por sua vez, Sthel Nogueira além de cantar Villa-Lobos, Dolores Duran, Roberto Carlos e Jair Rodrigues, vai apresentar, no Pratas da Casa, algumas canções mineiras e outras de sua autoria. O som que vem de Minas é a principal influência de Sthel, que, no show, contará com um convidado especial, o cantor Marcos Queiroz.

Compositor e cantor, Sthel tocou em Minas Gerais e no Rio de Janeiro profissionalmente. Integrou o grupo Entressafra e foi produtor musical do grupo Invoquei o Vocal. Através do selo Zen Records, lançou o grupo Nativus, depois chamado de Natiruts. É parceiro e produtor de Paulinho Pedra Azul e de Túlio Mourão.  

Serviço:

Ventos & tempestades - 4 de novembro, quarta-feira

Sthel Nogueira - 5 de novembro, quinta-feira

auditório Senador Antonio Carlos Magalhães

Entrada Franca

Videoconferência no Interlegis discute proposta das mulheres para conferência de comunicação

por monicaco — publicado 03/11/2009 12h53, última modificação 03/11/2009 12h53
Acontece nesta quarta-feira (4), a videoconferência promovida pela Rede Mulher e Midia que apresentará proposta para 1ª Conferencia Nacional de Comunicação. Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da matéria

Assista aqui


Acontece nesta quarta-feira (4) o encontro de mulheres de todo o Brasil, via Sistema Interlegis, para a realização da Conferência Livre Virtual das Mulheres. O objetivo da videoconferência é debater e construir uma Plataforma das Mulheres para a 1ª Conferência de Comunicação, que acontece de 14 a 17 de dezembro, em Brasília.

 

A videoconferência também contará com um momento de organização e planejamento da Rede Mulher e Mídia, que surgiu de um seminário sobre “O Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia”, realizado em março deste ano, em São Paulo. Um dos resultados do encontro foi a criação desta rede nacional.

A videoconferência será transmitida pela internet, na página www.interlegis.gov.br

O evento acontece das 14h30 às 17h

Mais informações: www.mulheremidia.org.br e seminariomulheremidia@uol.com.br



Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento em comemoração no Senado

por monicaco — publicado 05/11/2009 12h10, última modificação 10/11/2009 12h18
Em comemoração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento acontece nesta quinta-feira (12) a audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, que será transmitida por videoconferência pelo Programa Interlegis. Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da matéria

Assista aqui

Em comemoração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, celebrado em todo o mundo no dia 10 de novembro, a UNESCO e 23 parceiros estão promovendo uma série de eventos, entre os dias 09 e 12/11, em Brasília e São Paulo. O objetivo do Dia Mundial da Ciência, que este ano homenageia ainda o Ano Internacional da Astronomia e relembra os 40 anos da chegada do homem à Lua, é chamar a atenção da sociedade para a importância da ciência e tecnologia como meio de promoção da paz e do desenvolvimento humano, social e econômico, além de alertar para a necessidade de mais investimentos na área e no ensino de ciências.

         

As comemorações começarão por Brasília no próximo dia 09/11, segunda-feira, com a realização de oficinas, exposições e mostra de experimentos abertas à comunidade. A cerimônia de abertura será no dia 10/11, às 14h, com a apresentação do grupo Rap com Ciência. Às 14h30, haverá uma mesa-redonda sobre o tema do Dia Mundial deste ano – Nossa presença no cosmos -, que reunirá o Representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, o astronauta Marcos Pontes, e o professor Eduardo Janot Pacheco, presidente da Sociedade Astronômica Brasileira.

Às 16h30, haverá a premiação dos vencedores do Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, que foi lançado pela UNESCO e seus parceiros, em 2009, com o objetivo de fortalecer a iniciação científica e tecnológica entre estudantes do ensino médio. Os melhores trabalhos sobre o tema “A nossa presença no cosmos” foram incluídos em uma publicação que será lançada no evento.

Em São Paulo, a celebração do Dia Mundial da Ciência 2009 acontecerá, no dia 10/11, no Espaço Catavento Cultural Educacional, com a presença de cerca de 150 jovens entre 13 a 15 anos, entre eles alunos da rede municipal de ensino de Itaquera e crianças atendidas pelo Espaço Criança Esperança da Brasilândia (SP). O evento está sendo realizado com a parceria da Coordenação do Ano Internacional da Astronomia, do “Projeto Segurança Humana na Cidade de São Paulo”, do “Programa Criança Esperança”, além de outros apoiadores.

 

Audiência pública - O Senado Federal abrirá as portas do plenário, no dia 12/11, a partir de 9h, para uma audiência pública sobre a importância da ciência para a paz e o desenvolvimento, que será transmitida ao vivo pela TV Senado. Participam da Mesa o Representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny ; o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis ; o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antonio Raupp ; o Assessor de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), José Monserrat Filho ; e a cientista e Pró-reitora de Pesquisa da Universidade de São Paulo, Mayana Zatz. A Especialista em Educação Científica da UNESCO, Beatriz Macedo, fará um pronunciamento sobre o tema.

No Brasil, as atividades em comemoração ao Dia Mundial da Ciência começaram em 2005, quando a UNESCO convidou diversas instituições de ensino e pesquisa a celebrar essa importante data por meio de exposições, workshops, oficinas, distribuição de livros e palestras com cientistas renomados. Em 2006, além das atividades realizadas no ano anterior, também foi promovido um Concurso de Trabalhos e Desenhos para estudantes do Distrito Federal e realizada uma Sessão Solene no plenário do Senado Federal para discutir a importância da ciência.

Assim, pretende-se que nesta data os estudantes, os professores, os cientistas e as autoridades, principalmente as das áreas de Ciência e Tecnologia e Educação, reflitam sobre o desenvolvimento da ciência como meio de promoção da paz e do desenvolvimento, visando a melhoria das condições de vida das pessoas. A partir de 2007, a UNESCO e seus parceiros mantiveram essa diversificada programação e passaram a realizar o Concurso de Trabalhos e Desenhos para todos os estudantes do ensino médio do Brasil.

Os parceiros da UNESCO no Dia Mundial da Ciência são: Academia Brasileira de Ciências (ABC); Agência Espacial Brasileira (AEB); Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI); British Council; Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal; Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de C,T&I (CONSECTI); Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED); Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Instituto Sangari; Instituto Transposição do Conhecimento para o Desenvolvimento Regional (InTC); Interlegis; Lego Education; Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional; Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Ministério da Educação (MEC); Ministério da Saúde (MS); Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM); Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal (SECT/GDF); Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SE/GDF); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); União Européia; e Universidade de Brasília (UnB)

.


Através do Portal www.interlegis.gov.br, quem desejar poderá assistir por videostreaming

 

Interlegis lança nova Biblioteca Básica em evento no Piauí

por Mônica Cocus/Stella Sarmento — publicado 06/11/2009 13h40, última modificação 06/11/2009 13h41
Na solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções entre o Senado Federal e a Assembléia Legislativa do Piauí será lançada a nova Biblioteca Básica Interlegis


Em conjunto com a solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções entre o Senado Federal e a Assembléia Legislativa do Piauí, o Programa Interlegis lança a nova Biblioteca básica. Na oportunidade serão apresentados os produtos e serviços disponibilizados pelo programa.

O evento contará com a presença do primeiro secretário do Senado e diretor nacional do Programa Interlegis, Heráclito Fortes; deputado Themístocles Filho, presidente da Assembléia Legislativa do Piauí; vereador Renato Berger, presidente da Câmara Municipal de Teresina além de autoridades e parlamentares estaduais e municipais.

 

Biblioteca Básica

 

A Biblioteca Básica, uma parceria com a Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado Federal (SEEP), foi criada exclusivamente para as casas legislativas com o objetivo de auxiliar a pesquisa e o trabalho dos parlamentares e servidores, não se destinando a uma só pessoa, mas a todos que trabalham nas casas legislativas.

 

Para adquirir basta seguir as seguintes orientações:

 

1 – A câmara municipal deverá enviar ofício, assinado pelo presidente, solicitando para o diretor executivo do Interlegis, José Alexandre Girão Mota da Silva;

2 - No ofício deverá constar nome da câmara, endereço e cep para envio e telefone para contato;

3 – A correspondência deverá ser endereçada ao Programa Interlegis, via N2, anexo C do Senado Federal – CEP: 70165-900 – Brasília – DF

 

 

Encontro França/Brasil sobre a Defesa da Concorrência

por Cade — publicado 06/11/2009 17h45, última modificação 06/11/2009 17h47
O evento acontece nesta terça-feira (10), auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis. Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da matéria

Assista aqui por videostreaming


Marcando o Ano da França no Brasil, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE organiza em conjunto com a Autorité de La Concurrence da República Francesa o Encontro França/Brasil sobre a Defesa da Concorrência, cujo tema é "A modernização da defesa da concorrência no Brasil: um bom negócio para todos", que objetiva aproveitar o sucesso da experiência francesa na referida área para enriquecer o debate brasileiro sobre a questão.

                                                 

Realização da Conferência:

Data: 10 de novembro de 2009

Local: Auditório Antônio Carlos Magalhães, Interlegis, Senado Federal – Brasília – DF

Público: 100 pessoas

Inscrição por meio do email cade@cade.gov.br

História da América Latina em exposição no Senado

por Assessoria de imprensa Senado Cultural — publicado 06/11/2009 17h56, última modificação 06/11/2009 17h59
A História da América Latina ficará exposta na Biblioteca Luiz Viana Filho, do Senado Federal até o dia 23 de novembro


"Uma Pequena Estória da História da América Latina" é a exposição que o programa Senado Cultural apresenta na Biblioteca do Senado Federal, em parceria com o Memorial da América Latina.

O Senador Marco Maciel (DEM-PE) comandará a solenidade de abertura. Peças tradicionais de arte popular representando Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai serão exibidas em vitrines. A mostra, que prossegue em cartaz até o dia 23, será complementada por painéis ilustrativos. 

As peças que serão exibidas representam uma pequena parte da coleção permanente do Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina. Lá encontra-se o maior acervo de arte popular latino-americana existente no Brasil. São trajes, tecidos e bordados; máscaras, estandartes e instrumentos musicais; além de objetos de adorno e de uso cotidiano como o barro, a madeira, a pedra e a palha. Cada peça procura transmitir parte da riqueza dos costumes dos povos deste continente.

A curadoria é de Sheila Maureen Bisilliat.

Abertura da exposição - 10 de novembro, às 18 horas

local - Biblioteca Luiz Viana Filho, do Senado Federal

5º Forum Senado debate Brasil discute fiscalização e Controle

por monicaco — publicado 06/11/2009 18h30, última modificação 30/11/2009 17h50
Acontece nesta quarta-feira (02), no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis, o 5º Fórum Senado debate Brasil. Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da programação

Assista aqui

5º Fórum Senado Debate Brasil – Fiscalização e Controle : a perspectiva dos legislativos estaduais e municipais

2/12 - Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis

9:00 h.             Abertura (presença do Presidente do Senado Federal, Presidente do TCU, Presidente da CMA, Presidente da Unale entre outras autoridades)

 

10:00 h.           Painel 1 : Divulgação da execução orçamentária na Internet: Lei de Transparência e Siga Brasil

                        Palestrante : Fábio Gondim – Consultor Geral de Orçamento do Senado Federal

 

10:30 min.       Painel 2 : Avaliação de políticas públicas: Estudos de caso

                        Palestrante: Carlos Alberto Sampaio de Freitas – Secretário de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo – SEPROG do TCU

 

11:00 h.           Painel 3: Compras públicas em estados, municípios e Distrito Federal: Registro de preços

                        Palestrante : José Carlos Wanderley Dias de Freitas – Diretor de Administração e Tecnologia do FNDE

 

 

11:30 min.       Espaço para perguntas sobre os painéis 1,2 e 3.

 

12:00 h.           Almoço

 

14:00 h.           Painel 4 : Execução da fiscalização de Obras Públicas

                        Palestrante : André Luiz Mendes – Secretário de Fiscalização de Obras – SECOB do TCU

14:30 min.       Painel 5 : Papel do Legislativo na fiscalização de Obras Públicas

                        Palestrante : Fernando Moutinho – Consultor de Orçamento do Senado Federal

15:00 h.           Espaço para perguntas sobre os painéis 4 e 5.

 

15:30 min.       Intervalo

 

15:45 min.       Discussão de propostas para a Rede de Fiscalização e Controle do Legislativo

 

17:30 min.       Encerramento

 

 

Resultados do I Censo já retornaram ao portal Interlegis

por monicaco — publicado 09/11/2009 12h09, última modificação 09/11/2009 12h10
Por motivos técnicos, os dados do I Censo do Legislativo foram removidos do portal temporariamente. Eles já estão disponíveis através da informação legislativa na barra amarela.

Cada arquivo aqui publicado corresponde a um bloco de questão com os resultados brutos, ou seja, sem tratamento estatístico. Estão incluídas em todas as tabelas de dados as seguintes informações: código do município do TSE e do IBGE; UF; nome do município (localidade); macro-região; micro-região; IDHM; renda per capita e tamanho da população.

Mais duas câmaras municipais utilizam portal modelo

por monicaco — publicado 10/11/2009 11h57, última modificação 11/11/2009 12h00
Mais duas câmaras municipais lançaram mão do portal modelo com objetivo de criarem sua página na internet, são elas: São Pedro do Ivaí e Jardim Alegre, no Paraná

O Portal Modelo, um produto do Programa Interlegis criado a fim de dar condições para que casas legislativas, não importando o seu tamanho, possam ter um endereço na internet, hoje já está implantado em mais de cem instituições quer seja legislativo, executivo e judiciário.

Recentemente as câmaras municipais de São Pedro do Ivaí e Jardim Alegre/PR lançaram mão do portal modelo e já disponibilizam as informações legislativas na rede mundial de computadores.

Segundo um dos responsáveis pela divulgação do portal modelo e sua implantação principalmente nas casas paranaenses, Ivan Lucio Garcia, da Câmara Municipal de Apucarana, "o Portal Modelo é uma ferramenta muito facil de usar, ate mesmo uma pessoa que nao tenha muito conhecimento com informatica pode configurar e autalizá-lo sem problemas. E ainda é hospedado e disponibilizado gratuitamento pelo Interlegis para qualquer casa legislativa", concluiu



Para maiores informações clique aqui


 

Comissão do Senado debate inclusão de nova disciplina no currículo do ensino no Brasil

por monicaco — publicado 10/11/2009 16h06, última modificação 10/11/2009 19h01
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa promove audiência pública, que será transmitida por videoconferência pelo Programa Interlegis, nesta quarta-feira (11). Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da matéria

Assista aqui por videostreaming

Acontece nesta quarta-feira (11), às 10 horas. no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis, a audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa com objetivo de discutir a inclusão da disciplina sobre Histórias e Culturas Indígena e Afrobrasileira no currículo da rede de ensino brasileira.

 

O evento será transmitido por videoconferência pelo Interlegis para as assembléias legislativas e por videostreaming pelo portal do programa.

 

Vem aí o II Encontro do Gitec

por monicaco — publicado 10/11/2009 17h52, última modificação 12/11/2009 17h33
O II Encontro do Grupo Interlegis de Tecnologia, Gitec, acontece de 7 a 9 de dezembro, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, na sede do programa. As inscrições estão abertas.

Inscrições aqui

Acontece de 7 a 9 de dezembro, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, o II Encontro do Gitec, Grupo Interlegis de Tecnologia.

Veja a programação:

7 de dezembro - segunda-feira

Início Fim Tema Palestrante
09:00 10:00 Credenciamento
10:00 10:30 Abertura
10:30 11:10 LexML: O que já conseguimos e o que vem por aí João Lima (Prodasen)
11:10 11:20 Debate
11:20 12:00 LTSP: sala do cidadão Eduardo Ishida (C. M. Ribeirão Preto - SP)
12:00 12:10 Debate
12:10 14:00 Almoço
14:00 14:45 Câmara Livre Cristiano Campos (C. M. Timóteo - MG)
14:45 15:00 Debate
14:55 15:20 Implantação dos sistemas Interlegis ?
15:20 15:45 Intervalo
15:50 16:35 Palestras Relâmpago
16:35 17:00 Novidades do Portal Modelo Jean Ferri (Interlegis)
17:00 17:30 Novidades do SAAP Pablo Nogueira (Interlegis)
17:30 18:00 Novidades do SAPL Claudio Morale (Interlegis)
17:30 18:00 Dicas sobre DNS Vitor Choi (Interlegis)
17:30 18:00 Domínio leg.br Vitor Choi (Interlegis)

 8 de dezembro - terça-feira

Início Fim Tema Palestrante
09:00 09:45 Como as novas tecnologias digitais podem melhorar os processos decisórios na Administração Pública, fortalecer a democracia e dar mais poder aos cidadãos? Hélio Teixeira (Blog Chapa Branca)
09:45 09:55 Perguntas
09:55 10:15 Intervalo
10:15 11:00 Distribuição de internet por redes wireless pelo poder público Maximiliano Saldore (Anatel)
11:00 11:10 Perguntas
11:10 11:55 Utilização de ferramentas livres na produção de conteúdo multimídia e de comunicação Ramiro Luz (C. M. Curitiba - PR)
11:55 12:05 Perguntas
12:05 14:00 Almoço
14:00 14:45 Reconhecimento de Fala para Português Brasileiro Fabiano Weimar (Pytown)
14:45 14:55 Perguntas
14:55 15:40 Multimídia web: TV e Rádio Câmara com software livre Luciano Di Fazio (C. M. Catanduva - SP)
15:40 15:50 Perguntas
15:50 16:10 Intervalo
16:10 16:55 Ubuntu - Linux para seres humanos Adilson Oliveira (Canonical)
16:55 17:05 Perguntas
17:05 17:50 Portal do Software Público Brasileiro / 4CMBR Corinto Meffe (Min. Planejamento)
17:50 18:00 Perguntas

 9 de dezembro - quarta-feira

Início Fim Tema Palestrante
09:00 10:00 O Futuro do Interlegis - Pelo Interlegis Róbison Castro (Interlegis)
10:00 10:20 Debate
10:20 10:40 Intervalo
10:40 11:40 O Futuro do Interlegis - Pela Comunidade Angelo Marcondes (C. M. Carneirinho - MG)
11:40 12:00 Debate
12:00 ... Encerramento

Palestrantes

Adilson Oliveira

Formado em Eletrônica Industrial, tem trabalhado com software livre e GNU/Linux especialmente desde 1995 tendo atuado em sistemas embarcados e consultoria em integração de sistemas, trabalha hoje para a Canonical como Engenheiro de Campo responsável por América Latina e Europa.

Angelo Marcondes de Oliveira Neto

Também conhecido como "Carneirinho", é servidor da Câmara Municipal de Carneirinho - MG, onde desenvolve o trabalho de adesão do software livre e utilização de tecnologia como ferramenta de transparência e comunicação para o legislativo. Desde 2005 trabalha ativamente junto a comunidade GITEC como colaborador.

Cristiano Lage Campos

Formado em Engenharia Industrial Elétrica, é servidor da Câmara Municipal de Timóteo desde 1982, hoje responsável pela área de Informática. Dentro os trabalhos desenvolvidos na casa realizou a migração da Casa para software livre. Atuante em comunidades ligadas a software livre como forumubuntu-br.org e GITEC, também participou da criação de centros de inclusão digital locais sempre usando ferramentas baseadas em software livre.

Fabiano Weimar dos Santos

Também conhecido como Xiru, é Mestre em Inteligência Artificial pela UFRGS e Bacharel em Ciência da Computação pela UCS, atuando como consultor em tecnologias de reconhecimento de fala e sysadmin de tecnologias livres para o gerenciamento de conteúdo usando software livre. Tem sido um contribuidor ativo do Plone e Zope, além de evangelista atuante na comunidade Python durante vários anos.

Hélio Teixeira

Profissional de comunicação especializado em Comunicação Digital, o publicitário Hélio Teixeira presta serviços de consultoria em comunicação em ambientes digitais para empresas nacionais e multinacionais. No mercado publicitário já atuou nas áreas de planejamento de mídia, direção de arte, criação e social media maketing. Atualmente edita o Blog Chapa Branca, um espaço dedicado à discussão da temática da comunicação pública e ocupa o cargo de assessor de comunicação da CCJ da ALE-AL. Apaixonado por sua profissão e suas ciências. Acredita no poder transformador da boa Comunicação e se auto-demonina "um idealista incurável"

Ramiro Luz

Membro da Free Software Foundation, suplente do conselho da Associação Python Brasil e programador com 17 anos de experiência. Conhecimento em linguagens de programação como Python, PHP, PL/SQL, Shell Script, Delphi, Pascal, Clipper e também em ASP e Java. administrador de bancos de dados Oracle e Postgresql com conhecimento na administração de servidores Linux, Apache e Zope/Plone. Participa de comunidades de software livre como Debian-PR, Python-PR, Debian-BR, Python-BR e Postgresql-BR. Atua atualmente como programador da Câmara Municipal de Curitiba desenvolvendo sistemas com Python, PHP e shell script e implantando projeto de gravação e transmissão das sessões plenárias ao vivo em áudio e vídeo.

Róbison Gonçalves de Castro

Mestre em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela ENAP/MPO, Especialista em Economia do Setor Público pela FGV Management, em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela UNB, em Docência Superior pela UGF e Graduado em Administração de Empresas na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi analista de finanças e controle do TCU e da Secretaria do Tesouro Nacional. Atualmente é Consultor de Orçamento e Fiscalização do Senado Federal, desde 1993, onde já exerceu a função de Consultor Geral de Orçamento. É autor de vários livros sobre responsabilidade fiscal, contabilidade pública e auditoria pela Editora Atlas. É professor colaborador em cursos de pós-graduação das seguintes instituições USP, ENAP, TCU, Senado Federal, AEUDF, UNB, UGF.

Interlegis é apresentado a juízes, diretores e servidores do TRT de Mato Grosso

por monicaco — publicado 11/11/2009 11h48, última modificação 11/11/2009 11h48
O chefe do Serviço de Capacitação Interlegis, Maurício Silva apresentou o programa a juízes, diretores e servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Mato Grosso


O chefe do Serviço de Capacitação Interlegis, Maurício Silva esteve na sede do Tribunal Regional do Trabalho do Estado Mato Grosso, nesta segunda-feira, (09), oportunidade em que apresentou o Programa Interlegis para juízes, diretores e servidores daquela casa da justiça.

Na oportunidade Maurício Silva, que esteve acompanhado do coordenador do sistema Saberes, Alvaro dos Anjos, explicou como se processa o sistema de capacitação do Programa Interlegis e quais os cursos que estão acontecendo neste semestre. Discorreu também sobre os convênios firmados que atualmente se utilizam da mesma plataforma sistema utilizado pelo programa.

Ao final o vice-presidente do Tribunal, juiz Osmair Couto elogiou o trabalho do Interlegis e manifestou sua intenção em ser um dos primeiros alunos dos cursos disponibilizados para o ano que vem.

Vereadores paranaenses visitam Interlegis

por monicaco — publicado 12/11/2009 14h51, última modificação 12/11/2009 14h53
Presidente e vice da Câmara Municipal de Campo Alegre/PR visitam o Interlegis e tiram dúvidas quanto à aplicação do SAPL e Portal Modelo


O presidente da Câmara Municipal de Campo Alegre/PR, Sergio Schmidt, acompanhado do vice-presidente Lucir Marchiori e do assessor Rubens Guarezi, esteve,  nesta quarta-feira (11), na sede do Programa Interlegis, quando foram recebidos pelo diretor executivo José Alexandre Girão Mota.

Os parlamentares vieram conhecer as instalações da sede do Programa Interlegis e tirar dúvidas quanto à utilização do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, SAPL e do Portal Modelo, dois produtos Interlegis que aquela casa já utiliza.

Os representantes paranaenses se encontraram também com o diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa, James Carvalho e com diretor da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Petronio Barbosa.

 

BIBLIOTECA BÁSICA

por Stella Sarmento — publicado 12/11/2009 15h11, última modificação 07/04/2011 16h38
Mais uma ferramenta na busca constante da modernização e integração do Poder Legislativo e na difusão da informação e do conhecimento. O Programa disponibiliza uma coletânea de treze publicações de interesse das câmaras municipais do país. Confira.


O Programa Interlegis, na busca constante da modernização e integração do Poder Legislativo e na difusão da informação e do conhecimento, disponibiliza a coletânea de treze publicações de interesse das câmaras municipais do país – Biblioteca Básica.

 

A Biblioteca Básica, uma parceria com a Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado Federal (SEEP), foi criada exclusivamente para as casas legislativas com o objetivo de auxiliar a pesquisa e o trabalho dos parlamentares e servidores, não se destinando a uma só pessoa, mas a todos que trabalham nas casas legislativas.

 

A Biblioteca Básica se compõe de:

 

- Constituição da República Federativa do Brasil

- Lei da Responsabilidade Fiscal

- Estatuto da Criança e do Adolescente

- Estatuto da Microempresa

- Legislação Consolidada do Servidor Público

- Código de Proteção e Defesa do Consumidor

- Estatuto do Desarmamento

- Estatuto do Idoso

- Estatuto da Cidade

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação

- Lei Antidrogas

- Administração Pública

- Manual de Padronização de Textos

 

Para adquirir basta seguir as seguintes orientações:

 

1 – A câmara municipal enviará ofício, assinado pelo presidente, solicitando para o diretor executivo do Interlegis, José Alexandre Girão Mota da Silva;

2 - No ofício constará nome da câmara, endereço e cep para envio e telefone para contato;

3 – A correspondência será endereçada ao Programa Interlegis, via N2, anexo E do Senado Federal – CEP: 70165-900 – Brasília – DF

Forum de Competitividade da Cadeia Produtiva Farmacêutica no Brasil

por monicaco — publicado 12/11/2009 15h39, última modificação 12/11/2009 15h41
Acontece nesta quinta-feira (19), no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis. Quem desejar assistir por videostreaming, bastal clicar no link acima da matéria

Assista aqui por videostreaming

O objetivo do Fórum é estimular a discussão em busca de uma política concreta de desenvolvimento para a Cadeia Produtiva Farmacêutica, garantindo e fortalecendo a produção estratégica ao País, bem como diminuir o atual déficit da balança comercial desse setor.

 

Diretrizes
  • Refletir sobre a necessidade de mecanismos para a proteção da industrialização interna;
  • Debater ações para aprimorar as medidas regulatórias, visando estabelecer parâmetros de qualidade nos moldes da OMS para os fármacos-químicos;
  • Ampliar o acesso aos incentivos disponíveis de financiamento à P&D;
  • Ampliar incentivos para a capacitação tecnológica da indústria fármaco-química e farmacêutica;
  • Promover ações que visem atrair  investimentos externos;
  • Discutir medidas para evitar o crescimento continuado do déficit da Balança Comercial no setor;
  • Incentivar as Empresa nacionais a implantar no exterior, atividades de marketing e comercialização de medicamentos acabados, produzidos no Brasil;
  • Ampliar o acesso a mercados alternativos via redução de tarifas e/ou eliminação de barreiras.

 

Público Alvo

Governos (Poder Legislativo, Executivo e Judiciário); Setor Privado (Indústrias e Comércio); Redes Virtuais; Mídias Impressas; Instituições Nacionais e Internacionais; Centros de Pesquisa; Universidades e Terceiro Setor.

 
Número de Participantes

ü       Presencial: 100 profissionais

ü       Vídeo conferência com interação em tempo real, com as Assembléias Legislativas

ü       Vídeo Streaming (via Internet). Acesso pela página do Senado Federal

ü       TV: O Seminário é transmitido ao vivo pela TV Senado e TV Câmara

Alcance superior a 100.000 expectadores.

 

Realização

Instituto Brasileiro de Ação Responsável.

 

Coordenação

Agência de Integração à Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social do Brasil - Íntegra Brasil - Coordenação técnica MSc. Edilamar G. Teixeira.

 

 
Instituições Parceiras

Congresso Nacional; Ministério da Saúde; Ministério do Planejamento; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD; Agência Íntegra Brasil e Interlegis.

 

Local, data e horário

Senado Federal, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães no Interlegis - Brasília, dia 19 de novembro de 2009, das 9h às 14h.

 

Informações e inscrições

Pelos telefones (61): 3368-6044 / 3468-5696 / 9964-3143

E-mail: seminarios@integrabrasil.com.br

www.integrabrasil.com.br

Especialistas em TI de câmara paulista elogiam o Programa Interlegis

por monicaco — publicado 13/11/2009 15h51, última modificação 13/11/2009 15h52
Especialistas em Tecnologia da Informação da Câmara Municipal de Birigui/SP passaram a semana na sede do Programa Interlegis para conhecerem o SAPL, SAAP e o Portal Modelo


Dois especialistas do Núcleo de Gestão em Tecnologia da Informação da Câmara Municipal de Birigui/SP estiveram nesta semana, na sede do Programa Interlegis, conhecendo mais detalhadamente os sistemas e produtos que são oferecidos às casas legislativas, já que pretendem implantar naquela câmara paulista.

Iber Vasconcelos e Evandro Cesar Zampieri afirmaram que a infra-estrutura tecnológica utilizada atualmente atende plenamente às necessidades da casa, mas que, decisão da mesa diretora de buscar mais transparência  para as atividades legislativas, fez com que viessem ao Interlegis conhecer o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, SAPL, o Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar, SAAP.

Iber disse também que apesar de já terem uma página na internet, esta será modificada para que possam utilizar o Portal Modelo, mantendo o mesmo endereço.

Para Evandro Cesar diante do desafio de uma renovação tecnológica, “o Interlegis é um presente, porque não teremos que criar ferramentas, pois elas já existem e tem a aprovação de uma comunidade”.

Sobre isto, os especialistas em Tecnologia da Informação do Programa Interlegis, Claudio Morale e Jean Rodrigo Ferri, lembraram que a casa passa a fazer parte de uma comunidade e que ,qualquer dúvida ou problema, os técnicos terão onde buscar a solução, já que o programa tem o Grupo Interlegis de Tecnologia, Gitec,  para essa troca de informação.

 

Pesquisadores discutem obra de Clarice Lispector no Estado Novo

por monicaco — publicado 16/11/2009 14h26, última modificação 16/11/2009 14h26
Assembléia Legislativa de Minas Gerais promove nesta quarta-feira (18) debate sobre a obra de Clarice Lispector

Câmara de Cachoeiro do Itapemirim utiliza portal modelo

por monicaco — publicado 16/11/2009 14h51, última modificação 17/11/2009 14h13
A Câmara Municipal de Cachoeiro do Itapemirim/ES também utiliza o portal modelo, um dos produtos de sucesso do Programa Interlegis


Um dos produtos mais procurados do Programa Interlegis é o Portal Modelo, criado com o objetivo de proporcionar às casas legislativas condições de terem um site na internet.Hoje mais de 200 instituições de todos os poderes lançaram mão do portal modelo para terem seu endereço na internet e algumas até recriaram seu sitio a partir deste produto Interlegis.

Agora a Câmara Municipal de Cachoeiro do Itapemirim/ES já faz parte deste grupo, recentemente lançou seu portal utilizando o portal modelo.

Dentre as várias instituições que se utilizaram deste produto de sucesso do Programa Interlegis estão: Câmara Legislativa do Distrito Federal, Prefeitura Municipal de Monte Belo do Sul/RS, Assembléia Nacional da República da Guiné-Bissau, Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, entre muitas outras.

Entre as pioneiras temos a Câmara Municipal de Vassouras/RJ e Catanduva/SP.

O Portal Modelo oferece uma organização de informações padronizada (mas que pode ser personalizada), definida junto a diversas Casas que já possuem portais na Internet. O seu sistema de gerenciamento de conteúdo permite que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento das linguagens e técnicas da Internet, possa publicar notícias, documentos, imagens e eventos da Casa, entre outros tipos.  A definição de perfis de acesso e também de fluxo pré-determinado de trabalho garante a segurança e a integridade das informações nele colocadas.

Para maiores informações sobre os serviços e produtos do Programa Interlegis acesse:

http://colab.interlegis.gov.br

Maranhão sedia Encontro Interlegis

por monicaco — publicado 17/11/2009 16h09, última modificação 18/11/2009 14h56
O evento acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, nesta terça-feira (24) e tem o apoio do governo estadual e da União Parlamentar, de Vereadores e Câmaras Municipais, Unipav

Com o apoio do governo do Estado do Maranhão e da União Parlamentar, de Vereadores e Câmaras Municipais, Unipav, acontece nesta terça-feira (24) o Encontro Interlegis, com objetivo de levar aos parlamentares daquele estado informações que auxiliem nas suas atividades legislativas.

Dentre vários assuntos que serão apresentados temas sobre recursos hídricos e bacias hidrográficas maranhenses câmaras municipais e gestão pública eficiente; Estatuto da Cidade e o Plano Diretor,  Maranhão e os Grandes Projetos de Desenvolvimento. E também temas como a democratização dos meios de comunicação - câmaras e rádios comunitárias e a reforma política e eleições 2010 - mulher e parlamento.

O evento acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado

Brasil e as mudanças climáticas em debate no Interlegis

por monicaco — publicado 19/11/2009 15h51, última modificação 19/11/2009 15h52
O Brasile e as mudanças climáticas é tema de debate nesta terça-feira (24), no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis. Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da nota

Assista aqui

Seminário Pré-COP 15 acontece nesta terça-feira (24) na sede do Programa Interlegis.

O evento vai debater as mudanças climáticas, tema principal da reunião de Copenhagem, em dezembro.E tem o apoio do senador Sarney Filho

Seminário discute responsabilidade social sobre gestão de recurso hídricos

por monicaco — publicado 19/11/2009 16h13, última modificação 19/11/2009 16h16
O evento acontece no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis, nesta quarta-feira (25). Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da nota

assista aqui

Seminário Nacional de Gestão de Recursos Hídricos: Responsabilidade Social Ambiental Público Privado acontece nesta quarta-feira (25) , na sede do Programa Interlegis. Promovido pelo Instituto Brasileiro da Ação Responsável

Videoconferência do Ministério do Meio Ambiente discute licenciamento ambiental

por monicaco — publicado 19/11/2009 16h30, última modificação 19/11/2009 16h31
A videconferência acontece nesta segunda-feira (23), na sede do Progama Interlegis. Quem quiser assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da nota

assista aqui


Ministério do Meio Ambiente faz videoconferência sobre nivelamento de professores do curso de licenciamento ambiental nesta segunda-feira (23), na sala de videoconferência do Interlegis

Assembléia do Piauí implanta o novo sistema de videoconferência do Interlegis

por monicaco — publicado 19/11/2009 17h21, última modificação 24/11/2009 13h45
O novo sistema de videoconferência faz um upgrade melhorando a capacidade de navegação de 384 kbites para 1 megabite, trazendo mais eficiência na transmissão das videoconferências, onde se debatem diversos assuntos


O chefe do Serviço de Infra-estrutura Tecnológica do Programa Interlegis, José Vilson da Silva, e o técnico em videoconferência, Sidarta Soares desembarcaram em Teresina/PI para dar prosseguimento ao convênio firmado entre a Assembléia Legislativa e o Interlegis, com vistas à instalação do novo sistema de videoconferência do Programa.

 

Segundo José Vilson da Silva, o novo sistema implantado deve facilitar o acesso a ser feito por upgrade, ou seja, por um link de internet, alterando também a capacidade de navegação de 384 kbites para 1 megabite. A nova sala de videoconferência foi totalmente reformada e adaptada para a instalação dos modernos equipamentos .

 

O Interlegis é um programa que visa apoiar o processo de modernização do Poder Legislativo em todas as suas instâncias. Ele busca melhorar a comunicação e o fluxo de informação entre os parlamentares através do uso planejado de tecnologia da informação.

 

Outros objetivos do Interlegis são os de aumentar a eficiência das casas legislativas na execução de suas atividades e promover a participação dos cidadãos no processo legislativo.

 

Os meios utilizados pelo Interlegis são a Internet, o ensino à distância e a videoconferência que interliga as 26 Assembléias Legislativas, a Câmara Distrital (DF) e o TCU (Tribunal de Contas da União) ao Interlegis.

 

Senado Cultural retorna esta semana com Projeto Pratas da Casa

por Assessoria de Imprensa do Senado Cultural — publicado 24/11/2009 13h40, última modificação 25/11/2009 15h25
Projeto Pratas da Casa, do Senado Cultural, prossegue nesta quarta- feiras (25 e com apresentação na sede do Interlegis. Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da matéria

assista aqui


Dando continuidade ao Projeto Pratas da Casa, se apresentá nesta quarta-feira (25 ), no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Programa Interlegis,  o jornalista Nelson Oliveira, editor da Agência Senado, homenageando Jair Rodrigues .O “Pratas da Casa” será encerrado no dia 9 de novembro com um show no Teatro Nacional.

Representante do Interlegis faz palestra em evento da Abrascam

por monicaco — publicado 25/11/2009 17h27, última modificação 25/11/2009 17h29
O servidor do Senado Federal e assessor da diretoria executiva do Programa Interlegis, Raimundo Araújo Júnior fará palestra nesta quinta-feira (26), no evento promovido pela Abrascam


O servidor do Senado Federal e  assessor da diretoria executiva do Programa Interlegis, Raimundo Araújo Júnior fará palestra nesta quinta-feira (26), durante o Encontro Nordestino de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais que acontece de 23 a 26, em João Pessoa/PB.

Em sua palestra o representante do Programa Interlegis vai discorrer sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e as mudanças inseridas com a aprovação da Lei Complementar 131/09.

Segundo Júnior “o cidadão terá acesso em tempo real às informações dos gastos públicos, ou seja, os entes da Federação serão obrigados a manter um portal  da transparência na internet”.

O evento é promovido pela  Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais, ABRASCAM

Videoconferência da Rede de Escolas Continental em Saúde do Trabalhador

por monicaco — publicado 25/11/2009 17h41, última modificação 25/11/2009 17h41
A Rede de Escolas Continental em Saúde do Trabalhador promove videoconferência nesta quinta-feira (26), na sede do Programa Interlegis. Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da nota

Assista aqui

Rede de Escolas Continental em Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, promove, nesta quinta-feira (26), videoconferência com  os representantes  para debaterem sobre o Projeto Vidas Paralelas.

REC-ST é um conjunto autônomo e dinâmico de diversos agentes sociais solidários e interligados, possibilitando o intercâmbio, a mobilização e a qualificação. É um espaço de articulação e elaboração de estratégias para o fortalecimento da atuação dos movimentos sociais em Saúde do Trabalhador

Diretoria do Interlegis faz videoconferência com a comunidade legislativa

por monicaco — publicado 25/11/2009 17h59, última modificação 25/11/2009 17h59
A videoconferência acontece nesta quinta-feira (26) na sede do Programa Interlegis, quando a diretoria será apresentada oficialmente aos participantes da comunidade legislativa


Acontece nesta quinta-feira (26), na sede do Programa Interlegis, a videoconferência da diretoria com todas as casas legislativas que fazem parte da comunidade.

A primeira parte será a apresentação individual de cada diretor do Programa Interlegis. Logo depois o diretor executivo José Alexandre Girão Mota discorrerá sobre as ações que estão sendo empreendidas pela diretoria, como a compra de novos e mais modernos equipamentos de videoconferência, como também de microcomputadores.

José Alexandre falará também sobre o Plano de Modernização Legislativa, um dos itens que constam do documento assinado pelo Senado Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento , BID.

Ao final o diretor executivo fará um balanço dos eventos promovidos neste ano pelo Interlegis e as novidades na área de capacitação.

Será transmitido por videoconferência para as assembléias legislativas.

Sesquicentenário do criador do Esperanto comemorado em evento no Interlegis

por monicaco — publicado 25/11/2009 18h45, última modificação 25/11/2009 18h46
Os 150 anos de nascimento do criador da língua Esperanto, Lázaro Luís Zamenhof serão comemorados em evento no Interlegis. Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da matéria

Assista aqui

A Liga Brasileira de Esperanto promove, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis, nesta sexta-feira (27), o encontro “Esperanto e sesquicentenário de nascimento de Lázaro Luis Zamenhof, seu criador.

O evento tem apoio do senador Cristovam Buarque.

Quem desejar poderá assistir por videostreaming pelo portal Interlegis

 

Diretoria do Interlegis faz videoconferência com a comunidade legislativa

por monicaco — publicado 26/11/2009 12h52, última modificação 26/11/2009 18h58
A nova diretoria do Interlegis promoveu nesta quinta-feira (26) videoconferência com as casas legislativas com fim de apresentar as novas diretrizes do programa. A reunião foi transmitida também por videostreaming


A nova diretoria do Programa Interlegis promoveu nesta quinta-feira (26) uma videoconferência com os representantes do programa nas assembléias legislativas, com objetivo de apresentar as novas ações que serão implementadas na segunda fase. A reunião foi transmitida também por videostreaming.

O diretor executivo José Alexandre Girão Mota falou da satisfação em poder trocar idéias com as casas e ouvir de cada um as necessidades e a situação do Interlegis no legislativo nacional.

Todos os participantes foram unânimes em defender a necessidade de um estreitamento no relacionamento com o  Interlegis, e também a urgência na atualização dos equipamentos instalados, tanto os microcomputadores como no sistema de videoconferência.

Foi defendida também uma visita da nova diretoria para conhecer in loco a realidade não somente das assembléias como das câmaras municipais e mais cursos para treinamento dos servidores dos legislativos.

José Alexandre aproveitou para informar sobre as licitações já em andamento para compra de equipamentos de videoconferência e microcomputadores e destacou o interesse do programa em dar mais ênfase à capacitação. Anunciou a criação do Grupo Interlegis de Educação, o que foi referendado pelo diretor da Subsecretaria de Fomento, José Dantas, que aproveitou para comunicar a reunião, que acontece no próximo dia 10, já para estabelecer as novas diretrizes para a área.

O diretor de Relações Institucionais, Robison Gonçalves informou que dentro do planejamento estratégico do Interlegis II está inserido o Projeto de Modernização Legislativa, que inicialmente irá atuar em municípios chamados pólos, para que sejam disseminadores do programa Interlegis e assim poder atingir os mais de cinco mil espalhados pelo país.

Mas antes, como diz Robison, é necessário fazer um diagnóstico da situação de cada casa e assim o Programa Interlegis atuar principalmente nas áreas de tecnologia da informação, comunicação. Sobre isto foi solicitado que cada representante envie para a sede um relatório sobre a situação do Interlegis nas casas.

José Dantas informou que para o próximo ano será feito um novo convênio com os legislativos, visto que muitos foram feitos há mais de 12 e dentro da nova estratégia do Interlegis II há necessidade dessa atualização de dados.

O diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa, James Carvalho, exaltou a idéia inédita de se promover esse encontro da nova diretoria com as casas legislativas, “uma nova postura que a diretoria tomou com objetivo de promover a repactuação com as casas legislativas”.

José Alexandre encerrou agradecendo a presença de todos e aproveitou para convidar para o II Encontro Nacional do Gitec que acontece de 7 a 9 de dezembro, na sede do Interlegis, em Brasília.

Presidentes de câmaras mineiras querem retomar parceria com Interlegis

por monicaco — publicado 27/11/2009 16h03, última modificação 27/11/2009 16h04
Os presidentes das câmaras de Capelinha, Aricanduva e Água Boa estiveram nesta sexta-feira (27) na sede do Interlegis com fim de retormar a parceria entre os legislativo mineiro e o programa


Semana agitada na sede do Interlegis com vários eventos e videoconferência e também a visita de presidentes de câmaras municipais em busca de informações sobre o Projeto de Modernização do Legislativo que é uma das metas da segunda fase do programa.

Os presidentes das câmaras municipais Capelinha,Valdir Gomes do Santos, Aricanduva, Valteir Chaves e Água Boa, Jeferson Paulino da Silva, de Minas Gerais vieram em busca da retomada da parceria com o programa.

 

O presidente da Câmara de Capelinha, Valdir Gomes do Santos lembrou que no dia primeiro próximo, aquela casa e o Interlegis completam 10 anos de parceria, com a adesão acontecida durante o I Seminário Nacional Interlegis.

 

O vereador informou que a proposta da visita vem do fato daquela casa legislativa pleitear ser uma câmara pólo que levará  os serviços e produtos do Interlegis para todas as outras casas do Vale do Jequetinhonha.

 

O presidentes das câmaras  receberam das mãos do diretor executivo do Interlegis, José Alexandre um conjunto da nova Biblioteca Básica do Interlegis.

 

Estiveram presentes à reunião o assessor da prefeitura de Capelinha, Welington Gomes e o vice presidente da câmara de capelinha, Ediltonio Gomes Vitor, também o diretor de Relações Institucionais, Robison Gonçalves e o diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa, James Carvalho.

 

Câmara de Carlópolis/PR utiliza portal modelo

por monicaco — publicado 27/11/2009 16h42, última modificação 27/11/2009 16h43
A Câmara Municipal de Carlópolis/PR é mais uma casa legislativa a lançar mão do portal modelo e assim disponibilizar seu site na internet


Câmara de Carlópolis é mais uma casa a utilizar o portal modelo, um dos produtos mais procurados do Programa Interlegis.

 

Agora a câmara paranaense passa a fazer parte da extensa lista de casas legislativas que se utilizam o portal modelo, um dos produtos mais utilizados pelas casas legislativas que desejam ter um endereço na internet e poderem disponibilizar para o cidadão as atividades desenvolvidas de forma transparente.

 

Isto foi possível graças ao empenho do assessor de comunicação da câmaras, Marcos Pereira, que também é membro aqui do Grupo Interlegis de Tecnologia, Gitec.

 

Entre as muitas casas legislativas que utilizam o portal modelo no país encontramos a Câmara Legislativa do Distrito Federal, Vassouras/RJ, Cachoeiro do Itapemirim/ES, Apucarana, Campo Largo, no Paraná, Palmas e Pedro Afonso, Tocantins e a Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia e muitas outras centenas.

 

Maiores informações sobre produtos e serviços disponbilizados pelo Interlegis acesse:

http://colab.interlegis.gov.br

 

Seminário discute desafios e oportunidades de petróleo e gás brasileiros

por monicaco — publicado 30/11/2009 15h16, última modificação 30/11/2009 15h17
Acontece nesta quinta-feira (03), no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis o X Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural do Brasil: Desafios e oportunidades. Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da nota

assista aqui

O Instituto Brasileiro de Ação Responsável promove, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis,nesta quinta-feira (03), o X Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural no Brasil: Desafios e oportunidades.

Será transmitido por videoconferência para as assembléias legislativas

Vereadores prestigiam evento do Interlegis no Maranhão

por monicaco — publicado 25/11/2009 16h25, última modificação 25/11/2009 16h32
Cerca de 300 vereadores estiveram presentes ao Encontro Interlegis, que aconteceu nesta terça-feira (24), no Tribunal de Contas do Estado

Assista aqui

Cerca de 300 vereadores maranhenses prestigiaram o Encontro Interlegis que aconteceu nesta terça-feira (24) no Tribunal de Contas do Estado.

Temas como Lei de Responsabilidade Fiscal, Recursos Hídricos maranhenses e eleições gerais de 2010 foram a tonica dos debates do evento.

Acompanhe o vídeo da entrevista do diretor executivo, José Alexandre Girão Mota

Ações do documento