Outubro

por Administrador do Site publicado 03/11/2015 18h50, última modificação 04/11/2015 11h30

III Simpósio Amazônia:desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas

por monicaco — publicado 02/10/2009 12h37, última modificação 07/10/2009 12h06
Acontece nesta quarta-feira (07) o Seminário sobre Amazônia, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da matéria

Assista aqui por videostreaming


A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional (CAINDR) e a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados promovem, no dia 7 de outubro,(quarta-feira), o III Simpósio “Amazônia: Desenvolvimento
Sustentável e Mudanças Climáticas”. O evento conta com a parceria do Sistema CNC/SESC/SENAC e do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB).

O I Simpósio “Amazônia e Desenvolvimento Nacional”,realizado em novembro de 2007, resgatou o Plano Amazônia Sustentável (PAS), trazendo para o Parlamento o debate em torno da Amazônia. Já o II Simpósio “Amazônia: o Desafio do Modelo de Desenvolvimento”, realizado em novembro de 2008, abordou questões como transportes, ciência e tecnologia, com consideráveis avanços nessas áreas.

Neste III Simpósio, serão enfatizadas as diversas experiências práticas de desenvolvimento sustentável, com propostas concretas para otimizar essas ações na região amazônica, levando em conta as mudanças climáticas. Como
etapas preparatórias do evento, foram realizados encontros regionais em: Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e São Luís (MA).


Fórum Nacional de Propaganda e Publicidade de Medicamentos

por monicaco — publicado 02/10/2009 15h08, última modificação 08/10/2009 10h06
Acontece nesta quinta-feira (08), no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Programa Interlegis, o Fórum Nacional de Propaganda e Publicidade de Medicamentos. Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da matéria

Assista aqui



Acontece nesta quinta-feira (08), no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Programa Interlegis, o Fórum Nacional de Propaganda e Publicidade de Medicamentos: critérios éticos para promoção de medicamentos e produtos para saúde.

O Instituto Brasileiro de Ação Responsável é uma organização não-governamental criada com a missão de coordenar o Programa Ação Responsável.  Idealizado por pesquisadores e pensadores oriundos dos mais diversos setores, o IBRA é um pólo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas que auxiliam os Governos e demais Instituições a consolidar seus compromissos com a responsabilidade corporativa, apresentando Diretrizes de Políticas Públicas e analises de suas práticas de gestão.

Será transmitido por videostreaming através do portal do Interlegis

Cursos e exposição fazem parte da semana agitada na assembléia mineira

por ALE/MG — publicado 05/10/2009 13h01, última modificação 05/10/2009 13h03
Cursos a distancia, exposição dos vinte anos da constituição mineira são alguns dos eventos que acontecem de 5 a 9 de outubro na Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Continuam abertas as inscrições para o curso a distância Ética e Cidadania, dirigido aos servidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, das Câmaras Municipais participantes do projeto Parlamento Jovem de Minas, professores, estudantes e pessoas interessadas. As inscrições deverão ser efetuadas até sexta-feira, dia 9 de outubro, por meio dos formulários eletrônicos disponíveis na intranet ou pelo e-mail escola.eventos@almg.gov.br.

Além do título da atividade, do nome completo do aluno, de e-mail e telefone para contato, os servidores indicados pelas Câmaras Municipais deverão informar, no processo de inscrição, o município e instituição de origem. Os alunos inscritos serão previamente informados, pelo correio eletrônico, sobre o processo de cadastramento no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola do Legislativo para ter acesso ao curso.

O curso, ministrado pelo professor da Escola do Legislativo, Ludovikus Moreira, terá a duração de seis semanas e será oferecido no período de 19 de outubro a 29 de novembro. O objetivo da atividade é familiarizar os alunos com as várias e distintas perspectivas éticas assumidas no ciclo histórico da humanidade até os dias de hoje. Além de uma extensa definição da ética, o curso irá abordar algumas doutrinas morais da antiguidade à contemporaneidade; a importância da cultura e da tradição para a questão ética e um tópico sobre cidadania e ética.

Vinte anos da Constituição mineira

 

A programação do projeto Visitas Orientadas incluirá neste mês de outubro até o próximo dia 21 de novembro, uma visita à exposição fotográfica 20 Anos Construindo a Democracia, comemorativa de duas décadas da Constituição Estadual. A mostra está instalada no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Hall das Bandeiras), da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

A exposição tem curadoria da historiadora Guiomar Grammont, e concepção, cenografia e museografia do artista plástico Agnaldo Souza Pinho. Com cerca de 150 fotos, a mostra foi dividida em três blocos: de 1960 a 1988, ano em que foi publicada a Constituição Federal; do processo constituinte até a promulgação da Constituição mineira, em 1989, e desta data aos dias de hoje. A mostra foi concebida com intuito de contribuir para uma reflexão sobre as instituições democráticas, as conquistas decorrentes do processo constituinte e o compromisso de todos com a democracia.

 

Câmara dos Deputados promove em novembro Parlamento Jovem Brasileiro

por monicaco — publicado 05/10/2009 13h10, última modificação 05/10/2009 13h12
A sexta edição do programa acontece no período de 09 a 13 de novembro, na Câmara dos Deputados


Os deputados jovens são pré-selecionados pelas secretarias de educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei. O projeto de lei deverá ser apresentado nas escolas e deverá versar sobre temas nas seguintes áreas :

Agricultura e Meio-Ambiente;
Saúde e Segurança Pública;
Economia, Emprego e Defesa do Consumidor;
Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Os estudantes devem ter entre 16 e 22 anos e estar regularmente matriculados no 3º ano do nível médio.
O Conselho Nacional dos Secretários de Educação - CONSED encaminhará os projetos à Câmara dos Deputados onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa da Câmara, irá escolher os projetos participantes. O número de representantes por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais (quadro abaixo).
Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Número de deputados por estado:

 

Unidade Federativa

Bancada Estadual

Deputados Jovens

AC

8

1

AL

9

1

AM

8

1

AP

8

1

BA

39

6

CE

22

3

DF

8

1

ES

10

2

GO

17

3

MA

18

3

MG

53

8

MS

8

1

MT

8

1

PA

17

3

PB

12

2

PE

25

4

PI

10

2

PR

30

5

RJ

46

7

RN

8

1

RO

8

1

RR

8

1

RS

31

5

SC

16

2

SE

8

1

SP

70

11

TO

8

1

Total

513

78

 

Semana agitada no Programa Interlegis

por monicaco — publicado 07/10/2009 22h52, última modificação 07/10/2009 22h54
A semana de 13 a 17 será muito movimentada com encontro nacional do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente; palestra dos consultores legislativos aos acadêmicos de Direito de Barretos e à noite mais uma apresentação dos artistas da Casa no Projeto Pratas da Casa

Uma semana de 13 a 17 agitada, que começa com encontro nacional da Conanda, Conselho Nacional da Criança e do Adolescentes, na sala de videoconferência.

Também na sala de vc os consultores legislativos fazem palestras aos academicos de Barretos.

Encerrando a semana, na quarta e quinta (14 e 15) a continuação do Projeto Prata da Casa, do Senado Federal, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães.

Este evento será transmitido por videostreaming pelo Portal Interlegis

Dia 12 de outubro: Dia da Criança e da Leitura

por monicaco — publicado 08/10/2009 11h16, última modificação 08/10/2009 11h26
O Dia da Criança será também o Dia Nacional da Leitura. Várias organizações não-governamentais trabalham para difundir a importancia do livro na vida, principalmente entre crianças e adolescentes

Veja aqui a programação


Comemora-se nesta segunda-feira (12), o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura. Ao mesmo tempo acontece nos dias 14 e 15 o seminário sobre o tema, resultado da parceria do Senado Federal e do Instituto Ecofuturo. Serão debatidos assuntos como “O papel dos setores público e privado no fomento difusão e acesso à leitura”, Como ampliar o acesso à leitura e como articular as ações entre os setores públicos e privados, entre outros assuntos.

 

Dia Nacional da Leitura

 

Nasceu da sanção de projeto de lei pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva que instituiu o dia 12 de outubro, o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura.

Várias organizações não-governamentais trabalham no sentido de estimular a leitura principalmente entre as crianças e adolescentes. Uma delas é o Instituo Ecofuturo criado em 1999 e qualificada como Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Tem a missão gerar e difundir conhecimento e práticas que contribuam para a construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade junto a indivíduos e grupos sociais.

Conheça também a proposta governamental de colocar bibliotecas públicas em todos os municípios do país e informe-se como adquiri-la para o seu município. http://www.brasil.gov.br/

 

 


Saberes inicia seus cursos a distância

por monicaco — publicado 09/10/2009 13h20, última modificação 09/10/2009 13h20
O Serviço de Capacitação do Programa Interlegis, através do Saberes iniciou seus cursos do segundo semestre com quase 3 mil inscritos


 Com quase 3 mil inscritos, iniciaram-se nesta segunda-feira (5) e vão até dia 9 de dezembro, os cursos  a distancia do Serviço de Capacitação do Programa Interlegis, através da plataforma Saberes.

Foram disponibilizados cursos, como Técnicas de Oratória, Tutoria no Ensino a Distância, Processo Legislativo Municipal, Noções Básicas de Administração, entre outros.

Maiores informações acesse : http://saberes.interlegis.gov.br

 

Nova versão do Moodle

 

O Saberes traz agora novidades dentro da plataforma Moodle como a disponibilização das fotos dos tutores para que o aluno conheça quem orienta a turma. Também os tutores acompanharam mais individualmente os alunos.

Os plenário serão com menção dada pelos tutores.

E ao final haverá um relatório detalhado sobre o desempenho de ambos.

Quer dizer o Saberes traz essas inovações para aproximar tutor e aluno possibilitando maior interação.

Coral do Senado é a próxima atração do "Pratas da Casa"

por Assessoria de Imprensa do Senado Cultural — publicado 13/10/2009 16h58, última modificação 14/10/2009 18h18
Dando continuidade ao projeto Pratas da Casa, se apresenta nesta quarta-feira (04) o Coral do Senado. Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da matéria


Assista aqui por videostreaming

 O Coral do Senado é a próxima atração do "Pratas da Casa", um projeto organizado pelo programa Senado Cultural. A apresentação em homenagem a dois dos mais importantes nomes da música brasileira: Luiz Gonzaga e Heitor Villa-Lobos.
A regente Glicínia Mendes organizou um repertório que inclui, entre outras canções, "Melodia sentimental" e "Rosa Amarela", de Heitor Villa-Lobos, e "Olha pro céu" e "Amanhã eu vou", de Luiz Gonzaga. O pianista Guilherme Montenegro acompanha o grupo de 32 funcionários que integram o Coral do Senado.

Na quinta-feira o Pratas da Casa apresenta Cássia Portugal, Wilsinho e Marco Abdo homenageando Jair Rodrigues.

Diretoria do Interlegis conhece o Projeto Pensando Direito

por monicaco — publicado 14/10/2009 14h11, última modificação 14/10/2009 14h12
A diretoria do Programa Interlegis conheceu, nesta quarta-feira (14), o Projeto Pensando Direito, da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça


A diretoria do Programa Interlegis reuniu-se nesta quarta-feira (14) com o diretor da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovoy, para conhece  o Projeto Pensando Direito.

 

Pedro Abramovoy informou que as pesquisas contribuem para dar subsídio na hora em que há necessidade de argumentar junto aos parlamentares, na defesa de algum tema de relevância.

Segundo o diretor, o programa é uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e  cabe ao organismo das Nações Unidas o processo de seleção dos pesquisadores que têm um prazo determinado para entrega do trabalho final.

 

Informou também, que desde a sua implantação, foram selecionados 36 temas em 40 áreas , onde participaram da seleção 166 instituições, sendo destas 24 escolhidas.

 

Segundo Abramovoy essas instituições não são somente universidades, também instituto de pesquisas e organismos ligados a determinadas áreas de interesse. E que a Secretaria, através do programa Pensando Direito, tornou o maio financiador de pesquisas do Brasil, ocasião em que colocou todo material já publicado à disposição do Programa Interlegis.

 

O diretor de Relações Institucionais, Robison de Castro, lembrou que as pesquisas são feitas por pessoas com grande conhecimento no assunto, e que a linguagem ali contida, não está ao alcance do público do Interlegis, principalmente nas câmaras municipais, daí porque sugeriu que esses estudos fossem adaptados à realidade dos legislativos municipais.

 

Já o diretor da Subsecretaria de Planejamento e Fomento, José Dantas, manifestou o interesse em utilizar o conteúdo pesquisado em cursos e outros tipos de eventos, podendo inclusive promover uma videoconferência com as assembléias legislativas.

 

O diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade, James Carvalho sugeriu não somente a disponibilização do conteúdo das pesquisas no portal Interlegis, como também o envio do material para as assembléias através do mailing para as assessorias de comunicação daquelas casas.

 

Segundo ele, as assembléias usam seus veículos de comunicação principalmente a serviço dos municípios, daí porque todo material seria divulgado e chegaria mais facilmente ao público alvo. Sugeriu também enviar um volume do programa Pensando Direito a cada presidente das casas estaduais e municipais.

O diretor da Secretaria de Assuntos Legislativos esteve acompanhado do assessor Fábio Ferreira e da consultora do Projeto Pensando Direito, Fernanda Vargas Terrazas.

 

 

Videoconferência com Tvs Legislativas

por monicaco — publicado 19/10/2009 11h23, última modificação 19/10/2009 14h37
A videoconferência para estabelecer a pauta com as TVs Legislativas acontece nesta quinta-feira (22) e será transmitido por videostreaming pelo portal Interlegis. Basta clicar no link acima do texto

Assista aqui


Em seu esforço para promover um maior entrosamento entre as TV's Legislativas e a produção de conteúdos com a participação de diferentes emissoras, a ASTRAL (Associação Brasileira de Televisões e Rádios
Legislativas) convida seus Associados a participarem de uma reunião de pauta virtual, por meio de videoconferência, a se realizar no dia 22 de outubro, às 16h.

A reunião irá apresentar e discutir sugestões de pauta que requeiram a integração de produções. A idéia é que sejam propostas pautas em que várias TV's possam contribuir, seja como autor da reportagem, seja como parte da produção. Cada TV pode trazer sua sugestão. O prazo de produção do material e seu formato serão definidos também na videoconferência.

Esta iniciativa foi discutida na última Assembléia da ASTRAL e tem por objetivo fortalecer a identidade das TV's Legislativas e criar uma oportunidade para que as redações se conheçam e se integrem.


Nova diretoria do Interlegis se reúne nesta terça-feira com servidores

por monicaco — publicado 19/10/2009 15h04, última modificação 19/10/2009 15h07
A nova diretoria do Programa Interlegis tem encontro nesta terça-feira (20) com os servidores da sede. A reunião acontece no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães

Veja aqui quem é quem


Nova diretoria do Interlegis se apresenta nesta terça-feira (20) aos funcionários da sede.

Os novos diretores são : diretor executivo, José Alexandre Girão Mota da Silva; diretor da Subsecretaria de Administração, Claudio Cavalcanti e diretor da Subsecretaria de Relações Institucionais, Robison Gonçalves.

A reunião acontece no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Programa Interlegis, às 14h30,  oportunidade em que darão conhecimento  das próximas etapas do programa para este ano e 2010.

Os diretores da Subsecretaria de Planejamento e  Fomento, José Dantas Filho; Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, James Carvalho e da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Petronio Barbosa Lima de Carvalho, que já exerciam as funções na gestão anterior, completam a nova diretoria do Interlegis.

Veja no portal Interlegis, na parte Quem é Quem os diretores atuais do programa

Diretoria do Interlegis quer a transparência nas decisões sobre o programa

por Mônica Cocus e Adeline Delgado — publicado 20/10/2009 16h32, última modificação 20/10/2009 16h49
A diretoria do Programa Interlegis se reuniu nesta terça-feira (20) com servidores na sede e assumiu o compromisso de muita transparência nas decisões tomadas nas reuniões semanais

A nova diretoria do Programa Interlegis reuniu-se nesta terça-feira (20) com os servidores na sede para explanar sobre o trabalho a ser desenvolvido na segunda fase do programa.

O primeiro a se manifestar foi o diretor executivo, José Alexandre Girão Mota, que comunicou uma reunião semanal da diretoria para deliberar sobre assuntos que vão desde que questões afeitas à utilização dos espaços na sede até mesmo definições de metas a serem cumpridas que estão no contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. “Espero que as deliberações das reuniões semanais apresentem resultados unânimes e que serão levadas ao conhecimento de todos de forma transparente”, disse.

O diretor executivo anunciou que já está pronto o primeiro edital para aquisição de equipamentos que será encaminhado ao setor financeiro do Senado Federal, o que, como disse, demandará  um tempo razoável. “É a primeira vez que Senado utilizará do pregão eletrônico, daí não temos expectativa que isto aconteça a curto prazo”.


Disse também ter feito contato com a administração do Senado, como o diretor geral, Haroldo Tarja e a diretoria da Secretaria de Recursos Humanos Doris Peixoto para dar ciência do trabalho que será desenvolvido e das necessidades para que se inicie a nova fase do Interlegis.

Segundo José Alexandre, o primeiro secretário do Senado e diretor nacional do programa Interlegis, Heráclito fortes, mostrou-se entusiasmado com o futuro do programa e manifestou seu apoio para que este seja coroado com todo êxito.

 

O diretor administrativo, Claudio Cavalcanti afirmou que, apesar de vir de uma estrutura administrativa um pouco diferente, a Secretaria Especial de Editoração e Publicação, antiga gráfica do Senado,  chega com a mesma disposição de trabalhar para que o programa deslanche.

Disse também que muitas vezes algumas decisões, embora necessárias, parecerão antipáticas, mas são fundamentais para o bom andamento dos trabalhos.

Róbison Gonçalves, diretor de Relações Institucionais lembrou que já teve contato anteriormente com o programa e que agora veio para trabalhar, e informou que o primeiro edital já anunciado será para compra de equipamentos de videoconferência, como também a reestruturação necessárias para dar início às atividades do Interlegis II.

 

Entrevista

 

Em entrevista concedida logo após a reunião o diretor administrativo, Claudio Cavalcanti reafirmou sua intenção  em unir forças no sentido de reestruturar e dar continuidade ao programa de modernização que é o Interlegis em seu papel junto ao legislativo municipal.

Por sua vez o diretor de Relações Institucionais, Róbison Gonçalves que assume o "escritório de Projetos" como parte significativa da 2ª fase do projeto que responde a necessidade de atendimento as câmaras municipais como clientes e parceiros do Interlegis. "Agora o primeiro passo será ter um planejamento bem definido e organizado", concluiu.

Câncer infantil é tema de videoconferência no Interlegis

por monicaco — publicado 22/10/2009 17h42, última modificação 22/10/2009 17h43
O evento acontece no auditório Alfândega, da Escola do Legislativo da Assembleia do Rio de Janeiro e será transmitido, a partir das 11h, por videoconferência pelo Programa Interlegis e por videostreaming através do portal. Para assistir basta clicar no link acima da nota

Assista aqui por videostreaming


Cânder infantil será tema de videoconferência que acontece nesta sexta-feira (22), no Programa Interlegis.

O eventoserá transmitido da Escola do Legislativo da Assembléia do Estado do Rio de Janeiro.

Será de 11h às 17 horas.

Encontros com a Política chega a Ituiutaba

por ALE/MG — publicado 27/10/2009 17h03, última modificação 27/10/2009 17h04
Dando continuidade ao projeto Encontros com a Política, vereadores de Itutiutaba se encontram com os deputados

Vereadores maranhenses conhecem o Interlegis

por monicaco — publicado 28/10/2009 17h29, última modificação 28/10/2009 17h29
Vereadores de Pedro do Rosário/MA vieram conhecer o Interlegis e saber em que o programa pode contribuir para a melhoria das atividades legislativas

O Programa Interlegis recebeu nesta quarta-feira (28) a visita dos vereadores de Pedro do Rosário/MA, oportunidade que quiseram saber o que é o Interlegis, quais os benefícios que o programa oferece para as casas legislativas.
 

Estiveram presentes a presidente Terezinha de Jesus Lobato; o vice-prefeito José Irlan de Souza Serra; a vice-presidente Yolanda Teixeira Serra e os vereadores Raimundo Pedro Mendes, Lucivaldo da Cruz e José Adairson Bezerra Junior.
 
Foram recebidos pelo diretor executivo, José Alexandre Girão Mota e pelo diretor da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa, James Carvalho. 

José Alexandre fez um relato breve sobre a história do Interlegis desde sua criação e informou que, agora,  com a retomada do programa, que entra na sua segunda fase, todas as câmaras aderidas que não receberam equipamentos, que é o caso de Pedro do Rosário, serão contempladas com um micro e uma impressora e poderão ter acesso às ferramentas e serviços do Interlegis.
 
Em entrevista ao portal, a presidente da Câmara, Terezinha de Jesus disse que ficou sabendo da adesão daquela casa na gestão anterior e agora quer uma maior aproximação com o Programa para que possa dar melhores condições aos vereadores no desenvolvimento de suas atividades e principalmente utilizando os serviços e ferramentas do Interlegis.

Diretoria do Interlegis promove reuniões setoriais

por Mônica Cocus e Adeline Delgado — publicado 28/10/2009 18h04, última modificação 28/10/2009 18h24
Diretor de Relações Institucionais do Interlegis, Robison Gonçalves se reúne com servidores da Subsecretaria de Fomento e Atendimento à Comunidade Legislativa

Os servidores da Subsecretaria de Fomento e Atendimento à Comunidade Legislativa se reuniram nesta quarta-feira (28) com o diretor de  Relações Institucionais, Robison Gonçalves, com objetivo de apresentar a situação e as necessidades para que possam desenvolver melhor a atividade inerente a setor, que é o atendimento às casas legislativas e parlamentares e divulgar com eficiência e transparência todo o trabalho e decisões dentro do Programa.

Na oportunidade o diretor Robison disse qual o objetivo de seu trabalho e comunicou também que tomou pra si a incumbência de fazer um contato mais estreito com os senadores, o que foi muito discutido, sendo unanimidade o fato de que o parlamentar pouco ou quase nada conhece do que é o programa Interlegis.

Os servidores levantaram a necessidade de maior participação do setor de comunicação nos eventos externos para que se possa alcançar a mídia e assim levar o Interlegis ao conhecimento do público externo.

O diretor ressaltou a necessidade de se revitalizar as ferramentas de comunicação criando um banco de dados com registro completo de todos os parlamentares que mantém e manterão contato com a instituição, criando o perfil de cada um.

O fórum de relacionamento virtual, que é feito via internet será reativado, só que agora com planejamento buscando elencar temas pertinentes e de interesse da comunidade , assim como funciona qualquer comunidade virtual onde se comunicam com foco em temas de interesse comum dos participantes, assim como os que possuem atividades afins.

Robison entregou a cada diretor de subsecretaria um esboço de planejamento para que os servidores possam dar sua contribuição e anunciou que vai cobrar respostas  na reunião de diretoria que acontece toda sexta-feira.

 

Videoconferência para debater política externa e Direitos Humanos

por monicaco — publicado 29/10/2009 13h32, última modificação 29/10/2009 14h46
A videoconferência acontece nesta terça-feira (3),promovida pela Câmara dos Deputados. Quem desejar assistir por videostreaming basta clicar no link acima da matéria

assista aqui por videostreaming




A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realizará, em parceria com o Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa, no próximo dia 03 por meio do sistema de videoconferência do Programa Interlegis.

O objetivo do evento é: informes institucionais, acompanhamento do planejamento de 2009/2010, encaminhamentos a temas institucionais e debates sobre assuntos como a reunião ordinária de dezembro/2009 e o seminário de capacitação interna organizado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – PFDC.



Entre os compromissos assumidos pelo Comitê estão o monitoramento do processo de tomada de decisões da política externa brasileira que gerem impactos na proteção e promoção dos direitos humanos  em âmbito nacional, incluindo a negociação, ratificação e implementação de instrumentos internacionais, objetivando o fortalecimento da participação cidadã e do controle democrático da política externa do Estado Brasileiro, visando à prevalência dos direitos humanos, conforme o artigo 4º, inciso II, da Constituição Federal.





2ª Semana de Valorização da Infância e Cultura da Paz

por monicaco — publicado 06/10/2009 17h59, última modificação 27/10/2009 12h37
O evento acontece no auditório Petronio Portella, do Senado Federal e Senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis de 27 a 30. Quem desejar assistir por videostreaming, basta clicar no link acima da matéria

Assista aqui por videostreaming

Conheça a programação aqui

Em continuidade ao 3º Fórum Senado Debate Brasil transcorrido em novembro de 2007, cujo tema foi Políticas para a Primeira Infância – Quebrando a Cadeia da Violência, a Presidência do Senado, por intermédio de sua Chefia de Gabinete, organiza a Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz. Esse evento visa ao mesmo objetivo geral de sensibilizar e conscientizar as autoridades constituídas, organizações não-governamentais e toda a sociedade no sentido de dedicar maior atenção à Primeira Infância, tendo em vista que essa é uma fase primordial na construção do ser humano. Os organizadores buscam contribuir, por meio desses eventos, para a elaboração de políticas públicas voltadas para a Primeira Infância, em vários níveis e setores, como a saúde, a educação, a assistência social e a cultura. 

O evento acontece no auditório Petronio Portella, do Senado Federal e Senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis.

Você conhece o Plenarinho?

por Plenarinho - Câmara dos Deputados — publicado 07/10/2009 14h43, última modificação 07/10/2009 14h44
O Plenarinho é um portal da Câmara dos Deputados voltado exclusivamente para as crianças e adolescentes, entre e conheça mais

Conheça o Plenarinho clicando aqui

O Plenarinho nasceu da iniciativa de funcionários da Câmara dos Deputados, que foi a vencedora do concurso “Câmara em Idéias” de 2002. Para desenvolver o projeto foi formado um grupo composto por servidores de várias áreas. Estabelecidas as primeiras diretrizes e a missão do projeto, um grupo técnico desenvolveu o sítio. Em agosto de 2004, o Plenarinho foi lançado simultaneamente em 26 escolas públicas do País.

Em setembro de 2006, o sítio foi transformado em portal, fruto da reformulação dos conteúdos apresentados, formas de navegação, linguagem textual e visual e ferramentas de interação com as crianças.

Plenarinho para professores

O professor é o principal aliado da Câmara dos Deputados para levar o sítio infantil, e consequentemente o Poder Legislativo, para dentro da escola. A coordenação do Plenarinho pressupõe a atuação do professor como multiplicador na escola e, principalmente, como esclarecedor e enriquecedor dos assuntos tratados no sítio.

Plenarinho para Professores é um programa a distância veiculado pela Internet por meio do portal www.plenarinho.gov.br que contém textos, oficinas e atividades didáticas direcionadas ao professor do Ensino Fundamental, com conteúdo básico que contempla:
Educação no século XXI; Organização do Estado Republicano, Democrático e Representativo: os três Poderes e suas atribuições; Poder Legislativo: o papel da Câmara dos Deputados; Processo Legislativo: aprovação de um projeto de lei.

Objetivos

  • Proporcionar um instrumento de comunicação dinâmico para que crianças de todas as regiões do País possam conhecer o papel da Câmara dos Deputados e do Poder Legislativo brasileiro.
  • Trabalhar conceitos básicos de cidadania e direitos sociais e incentivar a formação de valores sociais e humanos.
  • Divulgar noções básicas do processo legislativo para a formação da consciência sobre a importância do Poder Legislativo na consolidação democrática e  crescimento do País.
  • Estimular a formação de consciência política nas novas gerações para a formação de futuros líderes.
  • Oferecer às crianças uma fonte permanente e dinâmica de informações sobre o Legislativo.
  • Aproximar o público infantil do exercício da atividade política

Seminário para debater responsabilidade ambiental

por monicaco — publicado 19/10/2009 12h14, última modificação 19/10/2009 12h14
Acontece nesta quinta-feira, (22) o IX Seminário Nacional de Gestão de Resíduos e Recursos Hídricos: Responsabilidade Social Ambiental Público Privado. Será transmitido por videostreaming pelo portal Interlegis, basta clicar no link acima da nota

Assista aqui


O IX Seminário Nacional de Gestão de Resíduos e Recursos Hídricos: Responsabilidade Social Ambiental Público e Privado acontece nesta quinta-feira (22), no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Programa Interlegis.

Será transmitido por videostreaming pelo portal do Interlegis

Câmara de Hortolândia conquista certificação ISO 9001

por Rodrigo Barbosa da Luz publicado 23/10/2009 10h09, última modificação 27/10/2009 10h42
A Câmara Municipal de Hortolândia/SP recebeu a certificação ISO 9001. O SAPL, implantado na Câmara, foi decisivo para esta conquista.

A Câmara Municipal de Hortolândia desde 24 de Setembro de 2008 está inserida em seleto grupo de Câmara Municipais do Brasil que tem seus serviços certificados em gestão de qualidade. Esta certificação é motivo de orgulho para os servidores da Câmara pois enaltece o nome Município de Hortolândia... (texto extraído do sítio eletrônico da Câmara Municipal de Hortolândia. Acesse a notícia, na íntegra, em: http://www.cmh.sp.gov.br/).




Técnicos da área de TI do Programa Interlegis participam do XII Enial

por divulgação/Interlegis — publicado 14/10/2009 11h28, última modificação 16/10/2009 15h48
Nos dias 7, 8 e 9 de outubro foi realizado, na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás a 12ª edição desse evento

Nos dias 7, 8 e 9 de outubro foi realizado, na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás a 12ª edição desse evento

O Encontro Nacional de Informática Aplicada ao Legislativo - ENIAL é o principal evento, no Brasil, dirigido aos servidores do Legislativo, gestores e usuários de informática, que tem como objetivo oferecer alternativas de aprimoramento contínuo a usuários e profissionais de TI. Proporciona a troca de experiências relacionadas ao uso de recursos tecnológicos de comunicação e informação para todas as áreas Legislativas: municipal, estadual e federal. O tema escolhido para esta edição foi A infovia do Legislativo.

Como qualquer outro grande encontro, ou congresso, voltado para a área de informática, o ENIAL é composto por palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos técnicos e casos de sucesso. Para a realização do evento, técnicos da área de TI do Interlegis, Luis Fernando, Cláudio Morale, Jean Ferri e Francisco Júlio, receberam o convite da Assembléia Legislativa do Estado do Goiás para ministrar os minicursos sobre Portal Modelo, TV Web, SAPL Interlegis e Lei de responsabilidade fiscal. A Programação do evento contou também com uma apresentação cujo o tema foi: “Interlegis, um caso de sucesso”.

Na avaliação de Luis Fernando, o Enial traz um saldo altamente positivo por promover a interação dos profissionais da área de informática legislativa. “O Enial demonstrou a necessidade de haver a continuação da troca de experiências entre os usuários dos produtos e serviços do Interlegis”, analisa.

O Enial por ser um encontro nacional proporciona a integração entre profissionais que convivem, dia a dia, com os mesmos tipos de problemas e possibilita o intercâmbio de soluções.

A Infovia do Legislativo

Designando o conjunto de linhas por onde trafegam os dados de redes eletrônicas, o tremo infovia foi cunhado em meados dos anos 90 e refere-se à disponibilização imediata de documentos, imagens e aplicativos para os usuários, através da máxima descentralização de informações, do uso de aplicativos adequados e de hardware de qualidade superior.

Considerando todos os usuários não apenas como meros consumidores ou “buscadores” de informações, o termo infovia reforça a idéia de que cada usuário conectado é um virtual participante da construção de uma rede de informações, cada vez mais integrada, humanizada e flexível.   


Câmara Municipal de Cambé – PR lança seu Portal Modelo

por smendes — publicado 15/10/2009 12h01, última modificação 16/10/2009 15h51
A Câmara Municipal de Cambé contou com o apoio da Câmara de Apucarana para avançar no relacionamento com seus cidadãos, através do lançamento do Portal na Internet

A Câmara Municipal de Cambé contou com o apoio da Câmara de Apucarana para avançar no relacionamento com seus cidadãos, através do lançamento do Portal na Internet. Apucarana que já utiliza os produtos Interlegis, tem sido grande colaboradora da Comunidade do Legislativo na multiplicação desses produtos.

 

Além do Portal Modelo, foi implantado o SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, o qual deverá modernizar a tramitação de proposições na Casa, promovendo maior transparência também com a divulgação das Normas Jurídicas do Município.

 

O Interlegis parabeniza a Câmara pela conquista e evolução. 

 

Visite aqui o Portal Modelo da Câmara de Cambé.


Ações do documento