Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Veja o Boletim da Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Servidores e assessores de 22 Câmaras Municipais mineiras, com experiência na área de orçamento público e perfil para atuar como professores, participam nesta semana do Curso de Formação de Multiplicadores em Planejamento e Orçamento Público, oferecido pela Escola do Legislativo. O objetivo da atividade é propiciar aos participantes a atualização de seus conhecimentos e prepará-los para repassar esses conteúdos em novas atividades de capacitação, a serem oferecidas nas 10 macrorregiões do Estado.

Ainda estão abertas as inscrições para a primeira palestra do Programa de Atualização em Poder Legislativo e Administração Pública, que abordará, no próximo dia 31 de agosto, de 9 às 12 horas, no auditório da Escola do Legislativo, as tendências da administração pública e as mudanças da Previdência.

O calendário do Parlamento Jovem BH-2009 desta semana inclui duas atividades na Assembleia Legislativa. Os 150 estudantes do ensino médio e do curso de Ciências Sociais da PUC Minas, inscritos na sexta edição projeto, farão uma visita orientada ao Legislativo Estadual e participarão da Oficina de Entrosamento, que será orientada pelo professor da Escola do Legislativo, Ludovikus Moreira.

Com o objetivo de debater e compartilhar as experiências pedagógicas adotadas pelas Casas Legislativas em projetos de educação para cidadania voltados, principalmente, para estudantes, o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento – Cefor - da Câmara dos Deputados, em parceria com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, realiza nesta semana o 1 º Encontro dos Educadores do Legislativo – Temática: Simulações Parlamentares.

A Escola do Legislativo está elaborando o projeto de um novo curso de especialização destinado, preferencialmente, aos parlamentares e servidores da ALMG e de outras Casas Legislativas. A proposta inicial foi concebida a partir de contribuições de alguns setores e servidores da Casa, apresentadas em reuniões coordenadas pela Escola.

As experiências de transporte urbano em cidades como Toronto e Vancouver, no Canadá; a questão da mobilidade na perspectiva da governança metropolitana; e os desafios dos arranjos interinstitucionais de Governança Metropolitana são alguns dos tópicos que serão abordados no seminário Experiências Internacionais e Nacionais sobre Governança Metropolitana e Mobilidade Urbana, que será realizado no dia 31 de agosto, de 8h30 às 18 horas, no Auditório Juscelino Kubitschek, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.