Prefeitos e vereadores da Paraíba participam da instalação do Parlacrem

Na próxima quinta-feira (5), toda a sociedade está convidada a participar da cerimônia de fundação e instalação do Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa (Parlacrem).

Na próxima quinta-feira (5), toda a sociedade está convidada a participar da cerimônia de fundação e instalação do Parlamento Comum da Região Metropolitana de João Pessoa (Parlacrem), que acontecerá às 9h30, no Teatro Santa Roza, localizado à Praça Pedro Américo, no centro de João Pessoa.

Além de todos os presidentes de Câmaras e demais vereadores, a solenidade deverá contar com a participação dos prefeitos dos municípios polarizados pela cidade de João Pessoa e pelo governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB). O Parlacrem é composto por parlamentares representantes dos municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mamanguape, Rio Tinto, Alhandra e Pitimbu.

O estatuto do ‘Parlamento Metropolitano’ foi definido na última terça-feira (26), em reunião realizada no gabinete da presidência da CMJP. O documento será aprovado pelo Colegiado Pleno durante a cerimônia de instalação do Parlacrem.

A Comissão Executiva do Parlacrem tem um mandato de dois anos, sendo proibida a reeleição dos seus membros para o mesmo cargo. Ela é incumbida dos trabalhos deliberativos e dos serviços administrativos do Colégio de Comissões e do Colegiado Pleno. Foram escolhidos como membros titulares os seguintes vereadores: Tavinho Santos (PTB), de João Pessoa, como presidente; Ednaldo Pereira (PR), de Santa Rita, para primeiro-vice-presidente; Mizael Martinho (DEM) – Fofinho, de Bayeux, segundo-vice-presidente; José Muniz (PSDC), do Conde, primeiro-secretário; Rivaldo Júnior (PR), de Cruz do Espírito Santo, segundo-secretário; Manoel Ferreira (DEM), de Alhandra, primeiro-tesoureiro; e Marquinhos Frazão (PSB), de Mamanguape, segundo-tesoureiro.

Já o Conselho Fiscal é constituído por três membros: Ricardo Félix (PT), de Cabedelo; Irmão Elias (PSB), de Lucena; e Marlysson Costa (PSDB), de Cruz do Espírito Santo; e seus respectivos suplentes: Otávio Bernardino (PPS) e Edson Silva (PHS) – Edinho, de Santa Rita, e José Eraldo (PSB) – Lico, de Bayeux.

O Parlacrem

O ‘Parlamento Metropolitana’ é um fórum permanente de discussões de políticas públicas, envolvendo os municípios que fazem parte da Região Metropolitana de João Pessoa, nas áreas de infra-estrutura, saúde, educação, turismo, além de outros.

A Região Metropolitana de João Pessoa foi criada por meio da lei complementar estadual 59/2003 e compreende, oficialmente, os municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mamanguape e Rio Tinto. O vereador Tavinho Santos, presidente do Parlacrem, trouxe para o grupo os municípios de Alhandra e Pitimbu e ainda defende a incorporação do município de Caapora, através de modificação da lei.