Rio Grande do Norte recebe nova edição do Fórum de Integração do Legislativo

Mais um Fórum de Integração do Legislativo aconteceu nesta sexta-feira (12), em Natal, com a presença dos senadores Garibaldi Alves e Efraim Morais, presidente e 1° secretário do Senado Federal. O objetivo foi promover um encontro entre os vereadores, prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2008. Acompanhe ao vivo

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, e o 1º secretário da Mesa, senador Efraim Morais, participaram nesta sexta-feira (12) de mais uma edição do Fórum de Integração do Legislativo, realizado no auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, em Natal, a partir das 8h30.

Em seu discurço de abertura, o senador Efraim Moraes, diretor nacional do Programa Interlegis, apresentou o Programa aos novos prefeitos e vereadores, e os aconselhou a usarem a parceria com o Interlegis para ajudar no fortalecimento dos seus municípios. “Aos vereadores eleitos que hoje travam o primeiro contato com o Interlegis, desejamos que o relacionamento dê frutos e se transforme de curiosidade em participação, de participação em parceria, de parceria em integração. Aos prefeitos e vice-prefeitos que aqui se encontram, ajudem no fortalecimento do Legislativo de seu Município, pois com isso estarão ajudando seu mandato e suas futuras realizações em prol do povo do Rio Grande do Norte”.

Em seguida o presidente do Senado Federal Federal, Garibaldi Alves Filho, defendeu a autonomia do poder legislativo. "Não devemos andar com o pires na mão atrás de recursos em Brasília", disse. "Devemos procurar a hora da verdade, e a hora da verdade está chegando no Brasil", concluiu.

O encontro, reuniu vereadores, prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2008 para orientá-los na execução das funções parlamentares e de gestores públicos. Os participantes do encontro assistiram palestras ministradas por especialistas sobre temas como a história política do Brasil e o papel dos municípios; legislação municipal; nepotismo; controle externo; e elaboração do orçamento e obtenção de recursos federais.

A última edição do Fórum de Integração do Legislativo foi realizada no último dia 27, em João Pessoa.