Dezembro

Rio Grande do Norte recebe nova edição do Fórum de Integração do Legislativo

Mais um Fórum de Integração do Legislativo aconteceu nesta sexta-feira (12), em Natal, com a presença dos senadores Garibaldi Alves e Efraim Morais, presidente e 1° secretário do Senado Federal. O objetivo foi promover um encontro entre os vereadores, prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2008. Acompanhe ao vivo

Rio Grande do Norte recebe nova edição do Fórum de Integração do Legislativo

Mais um Fórum de Integração do Legislativo aconteceu nesta sexta-feira (12), em Natal, com a presença dos senadores Garibaldi Alves e Efraim Morais, presidente e 1° secretário do Senado Federal. O objetivo foi promover um encontro entre os vereadores, prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2008. Acompanhe ao vivo

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, e o 1º secretário da Mesa, senador Efraim Morais, participaram nesta sexta-feira (12) de mais uma edição do Fórum de Integração do Legislativo, realizado no auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, em Natal, a partir das 8h30.

Em seu discurço de abertura, o senador Efraim Moraes, diretor nacional do Programa Interlegis, apresentou o Programa aos novos prefeitos e vereadores, e os aconselhou a usarem a parceria com o Interlegis para ajudar no fortalecimento dos seus municípios. “Aos vereadores eleitos que hoje travam o primeiro contato com o Interlegis, desejamos que o relacionamento dê frutos e se transforme de curiosidade em participação, de participação em parceria, de parceria em integração. Aos prefeitos e vice-prefeitos que aqui se encontram, ajudem no fortalecimento do Legislativo de seu Município, pois com isso estarão ajudando seu mandato e suas futuras realizações em prol do povo do Rio Grande do Norte”.

Em seguida o presidente do Senado Federal Federal, Garibaldi Alves Filho, defendeu a autonomia do poder legislativo. "Não devemos andar com o pires na mão atrás de recursos em Brasília", disse. "Devemos procurar a hora da verdade, e a hora da verdade está chegando no Brasil", concluiu.

O encontro, reuniu vereadores, prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2008 para orientá-los na execução das funções parlamentares e de gestores públicos. Os participantes do encontro assistiram palestras ministradas por especialistas sobre temas como a história política do Brasil e o papel dos municípios; legislação municipal; nepotismo; controle externo; e elaboração do orçamento e obtenção de recursos federais.

A última edição do Fórum de Integração do Legislativo foi realizada no último dia 27, em João Pessoa.

Programa Interlegis é homenageado pela Câmara Municipal de Montes Claros

O Programa Interlegis foi homenageado com uma placa pela Câmara Municipal de Montes Claros/MG, pelo trabalho desenvolvido naquela casa legislativa

Na última quinta-feira (11), a Câmara Municipal de Montes Claros/MG homenageou o Programa Interlegis com uma placa em agradecimento "pela contribuição na modernização dos serviços de comunicação e informática desta Casa Legislativa, proporcionando agilidade e transparência nas informações prestadas ao público, fortalecendo a participação popular".
"Essa é mais uma prova de reconhecimento ao trabalho do Programa Interlegis nas casas legislativas", e a certeza de que estamos cada vez mais fortalecendo o Poder Legislativo, principalmente o municipal”. afirmou o diretor executivo do programa Márcio Sampaio.

Câmara de Divinópolis lança instrumentos de democracia como Escola do Legislativo, Cartilha de Cidadão e Ouvidoria Legislativa

Esses instrumentos contribuirão para a atual proposta da presidência, de estar “De portas abertas para a comunidade”

A Câmara Municipal de Divinópolis, inaugurou a Escola do Legislativo “Dr. Deusdedith Afonso Carrilho”, a Ouvidoria “Vereador Celso Aquino” e lançada a Cartilha do Cidadão. Esses instrumentos, junto aos já existentes na Câmara (Comissão de Participação Popular, Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC, Comissão de Direitos Humanos, Tribuna Livre, Audiências Pública e Comunitária), contribuirão para a atual proposta da presidência, de estar “De portas abertas para a comunidade”.

O evento contou com a presença de diversas autoridades da cidade e região. Em seu discurso, o Presidente da Câmara, Marcos Vinícius, exaltou a importância destes instrumentos, considerando-os um marco na história de Divinópolis.
O Presidente explicou que a Ouvidoria é um passo importante na intermediação com o cidadão, a Escola do Legislativo será um grande mecanismo de suporte para os Vereadores, funcionários e comunidade e a distribuição da Cartilha do Cidadão é a realização de um antigo desejo da população.

Logo após, os presentes dirigiram-se ao primeiro andar para realizar a cerimônia de inauguração da Escola e Ouvidoria. O Presidente, Marcos Vinícius e o Diretor da Escola do Legislativo da Assembléia de Minas Gerais, Alaôr Messias Júnior, acompanharam as esposas dos homenageados, Jane e Heloísa, no descerramento da placa.

Ainda na manhã, aconteceu uma aula com o Diretor da Escola do Legislativo da Assembléia, Alaôr Júnior e uma palestra sobre o tema “Lei de Responsabilidade Fiscal”, com o cientista político e professor, Marcos Antônio Andere Teixeira. Na parte da tarde, houve uma palestra sobre a importância do Poder Legislativo e aspectos jurídicos com o Procurador Geral da Câmara de Divinópolis, Roberto Franklin. E encerrando, o Secretário Geral da Casa, Vander Lúcio Penha, falou sobre os procedimentos regimentais, estrutura e funcionamento do Legislativo Municipal

Rio Grande do Norte recebe nova edição do Fórum de Integração do Legislativo

O evento acontece no dia 12 de dezembro, em Natal, com a presença dos senadores Garibaldi Alves e Efraim Morais, presidente e 1° secretário do Senado Federal. O objetivo é promover um encontro entre os vereadores, prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2008. Acompanhe ao vivo

Clique aqui para acompanhar o evento ao vivo.

As inscrições estarão sendo feitas no dia e no local do evento, a partir das 8h30min.


O EVENTO - O Senado Federal, através do Interlegis, promove dia 12 de dezembro em Natal/RN, a partir das 8h30min, o Fórum de Integração do Legislativo com a presença dos senadores Garibaldi Alves e Efraim Morais, presidente e 1° secretário do Senado Federal. O objetivo do Fórum é promover um grande encontro entre os vereadores, prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2008, orientando-os na execução das funções de parlamentares municipais e gestores públicos.

Várias palestras temáticas serão ministradas por especialistas. Entre os temas, "Uma visão da História Política do Brasil: o Papel dos Municípios", "Como Legislar no seu Município", "Nepotismo: o Que Pode e o Que Não Pode", "O Tribunal de Contas e o Controle Externo", "Elaboração do Orçamento e obtenção de Recursos Federais".

O evento será transmitido em videoconferência para todas as Assembléias Legislativas do país e pelo Portal Interlegis.

Local: Auditório Albano Franco, na Federação das Indústrias/RN.

End: Av. Senador Salgado Filho, 2860 - 7º andar - Lagoa Nova
Natal/RN - CEP: 59075-900

Inscrições: As inscrições estarão sendo feitas no dia e no local do evento, a partir das 8h30min.

Mais informações: eventos@interlegis.gov.br
(61) 3311.2556 ou (84) 3232.9403 / 3232.9396

O INTERLEGIS – tecnologia, informação, educação e comunicação
Há 10 anos, o Interlegis foi criado, dentro da estrutura do Senado Federal como Secretaria Especial, e com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Sua missão é a de promover a integração e a modernização das Casas Legislativas do país, em todas as esferas, disponibilizando tecnologia e informação, com computadores, impressoras e outros equipamentos, produtos e serviços. Vale destacar a implantação de salas de videoconferência nas Assembléias Legislativas e a formação da Rede Nacional Interlegis.
 
Os produtos e serviços disponibilizados pelo Interlegis são fundamentais para o aperfeiçoamento do trabalho dos parlamentares e dos processos de gestão legislativa. Pela Educação a Distância, servidores do Legislativo podem fazer cursos em diversos segmentos de qualificação profissional. Pelo portal modelo, serviço mais disponibilizado, o Interlegis desenvolve uma plataforma básica de operacionalização virtual de informações, que gera o portal personalizado de cada Casa na internet.

Na direção nacional do Interlegis está o senador Efraim Morais, na direção da Secretaria Especial, Márcio Sampaio, e na direção da Subsecretaria de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo, James Carvalho.
(61) 3311.2634 / James (61) 9989.5272

IX Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural no Brasil: Desafios e Oportunidades

Na quinta-feira (11) será realizado no Senado Federal o IX Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural no Brasil: Desafios e Oportunidades. O encontro ocorrerá das 9h às 14h, no Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, na sede do Interlegis. Acompanhe aqui por videostreaming

Para acompanhar o evento ao vivo, clique aqui.


Na quinta-feira, 11 de dezembro, será realizado no Senado Federal o IX Seminário Nacional de Petróleo e Gás Natural no Brasil: Desafios e Oportunidades. O encontro ocorrerá das 9h às 14h, no Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães.

O seminário reunirá representantes dos três Poderes, do setor produtivo, pesquisadores e acadêmicos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones 3468-5696, 8465-3961 e 8465-3962 ou pelo e-mail seminarios@integrabrasil.com.br.

A realização é do Instituto Brasileiro de Ação Responsável, através da Íntegra Brasil, uma das empresas parceiras ao Programa Ação Responsável, que utiliza a ferramenta da comunicação como instrumento para reflexão aos assuntos prioritários da agenda do Governo Federal.



3ª videoconferência da Rede Escola Continental

A Rede Escola Continental em Saúde do Trabalhador convida para a 3ª videoconferência da REC de avaliação e planejamento de suas ações, a realizar-se no dia 15 de dezembro de 2008, das 9 às 17 horas, na sede do Interlegis

Assista aqui por videostreaming


A Rede Escola Continental em Saúde do Trabalhador convida para a 3ª vídeo-conferência da REC de avaliação e planejamento de suas ações, a realizar-se no dia 15 de dezembro de 2008, das 9 às 17 horas, horário de Brasília.

Com objetivo avaliar as ações executadas pelos projetos vidas paralelas, bem como os processos de qualificação implantadas  no ano de 2008, buscando refletir sobre avanços e soluções para as dificuldades encontradas. Deveremos apresentar sua prestação de contas e  planejar as ações para o ano de 2009, com  ênfase na   construção das pré-agendas de Estadualização do projeto Vidas Paralelas e das  Plenárias de  Qualificação do Controle Social em Saúde do Trabalhador.  Alem disso, será  discutida  a participação da REC e do Projeto Vidas Paralelas no Fórum Social Mundial e no Fórum Social da Saúde.

Os estados do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe , Pará, Tocantins e Rio de Janeiro, devem acessar o seguinte endereço para interagir via chat (bate-papo) com os demais estados:  http://xemele.cultura.gov.br/chats/vidasparalelas

Você conhece a origem da árvore de Natal

Conheça um pouco da história e do significado da árvore Natal que sempre está presente nesta época

A “Árvore de Natal”, conhecida em algumas regiões da Europa como a “Árvore de Cristo”, desempenha papel importante na data comemorativa do Nascimento de Nosso Senhor.

Os relatos mais antigos que se conhecem acerca da Árvore de Natal datam de meados do século XVII, e são provenientes da Alsácia, encantadora província francesa. Descrições de florescimentos de árvores no dia do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo levaram os cristãos da antiga Europa a ornamentar suas casas com pinheiros no dia do Natal, única árvore que nas imensidões da neve permanece verde. A “Árvore de Natal” é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

O costume de preparar este belo complemento do presépio foi passando de vizinhança em vizinhança, alcançando hoje até países onde a neve é um fenômeno desconhecido.

Segundo uma antiga tradição alemã, a decoração de uma árvore de natal deve incluir 12 ornamentos para garantir a felicidade de um lar:

Imagem (metarquivo)Casa: proteção 
Imagem (metarquivo)Coelho: esperança      
Imagem (metarquivo)Xícara: hospitalidade  
Imagem (metarquivo)Pássaro: alegria       
Imagem (metarquivo)Rosa: afeição  
Imagem (metarquivo)Cesta de frutas: generosidade  
Imagem (metarquivo)Peixe: benção de Cristo
Imagem (metarquivo)Pinha: fartura 
Imagem (metarquivo)Papai Noel: bondade    
Imagem (metarquivo)Cesta de flores: bons desejos  
Imagem (metarquivo)Coração: amor verdadeiro 

Do Interlegis para todos

Nós, do Interlegis, queremos dedicar estes versos a todos aqueles que conosco formam a comunidade virtual do Legislativo , todos os nossos colaboradores, amigos e colegas. Feliz Natal e um esplendoroso 2009

De repente, os olhos se cruzam,
as mãos se entrelaçam e os seres humanos,
num abraço caloroso,
num só pensamento,
exprimem um só desejo e uma só aspiração: PAZ E AMOR.

De repente,
não importa a nação,
não importa a língua,
não importa a cor,
não importa a origem,

De repente,
sem mágoa,
sem rancor,
sem ódio,
os homens cantam uma só canção,
um só hino,
o hino da liberdade.

De repente,
os homens esquecem o passado,
lembram-se do futuro venturoso,
de como é bom viver.

E todos só querem expressar um sentimento:

 Feliz Natal e Próspero Ano Novo


(autor desconhecido)

Ações do documento