Interlegis sedia evento em comemoração ao centenário de Guimarães Rosa

Dentro da programação do Senado Federal em comemoração ao centenário de Guimarães Rosa, o Interlegis sediará um painel com presença de historiadores, escritores sobre a vida e obra do escritor. O evento acontece das 15 às 18 horas e será transmitido por videostreaming. Para assistir basta clicar no link dentro da matéria

Assista aqui por videostreaming


Dentro da programação do Senado Federal para comemorar o centenário do escritor Guimarães Rosa, o Interlegis sedia, nesta quarta feira (20) um painel com a presença de vários intelectuais , escritores . Terá a presença do jornalista Sérgio Sá, do poeta Alexei Bueno, da professora Elizabeth Hazin e da escritora Vilma Guimarães Rosa. O evento será no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, das 15 às 18 horas.

E também dia 20 será aberta  a Exposição Guimarães Rosa, cujo acervo pertence à Academia Brasileira de Letras. A abertura oficial da mostra ocorrerá em conjunto com o lançamento do Dicionário de Guimarães, de Luiz Coronel, no hall do anexo II do Senado.


 A escritora Vilma Guimarães Rosa lança seu mais recente título: Relembranças. Filha de Guimarães Rosa, ela completou seus estudos na Universidade Sorbonne e na Aliança Francesa, em Paris, onde residiu durante alguns anos. É autora de diversos livros, entre eles Acontecências, Setestórias, Carisma, Clique! e As Visionárias.

Convidado pela Comissão do Ano Cultural Artur da Távola (organizadora da programação) para ser o mediador do painel sobre Guimarães, Sérgio de Sá é mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea e doutor em Letras. Atuou em diversos jornais, como Jornal de Brasília, Correio Braziliense e Correio Comercial, lecionou em faculdades de jornalismo e foi assessor de imprensa de alguns ministérios.

Já o poeta Alexei Bueno, um dos palestrantes, publicou, entre outros livros, As Escadas da Torre, Poemas Gregos, Livro de Haicais, A Via Estreita e Os Resistentes. Como editor, organizou a Obra Completa de Augusto dos Anjos e a Obra Completa de Mário Sá Carneiro, entre outros. Colabora em diversos órgãos de imprensa no Brasil e no exterior.

Além de Alexei e Vilma Guimarães, haverá uma terceira palestrante: a professora Elizabeth Hazin. Ela fez especialização em Literatura Inglesa na Universidade de Londres, mestrado em Teoria Literária e doutorado na Universidade de São Paulo defendendo a tese A gênese do Grande Sertão: Veredas, sobre Guimarães Rosa. Também é poeta e tem nove livros publicados.