Ciclo de Palestras - Unilegis - 2008 -

A Universidade do Legislativo promove nesta segunda-feira (30), no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, do Interlegis, seminário sobre "Políticas Públicas no Brasil".Para assistir por videostreaming, clique no link acima da matéria

Assista aqui por videostreaming


O segundo seminário de 2008 do projeto Ciclo de Conferências Unilegis vai tratar do tema “Políticas Públicas no Brasil”, no próximo dia 30, às 18h30, no auditório Antônio Carlos Magalhães, no Interlegis, Senado Federal.

 

Segundo a Vice-Reitora Acadêmica da Unilegis, Vânia Maione, o objetivo deste seminário, dentro do projeto Ciclo de Conferências Unilegis, é proporcionar aos alunos dos cursos de especialização da instituição e à comunidade legislativa, em geral, a oportunidade de aquisição e atualização dos conhecimentos sobre Políticas Públicas no Brasil - teoria e prática -, especialmente voltadas para a discussão sobre federalismo, responsabilidade fiscal e políticas sociais.

 

Este evento também serve à disciplina Seminários dos cursos de pós-graduação latu sensu da Unilegis: especialização em Administração Legislativa, Ciência Política, Comunicação Legislativa e Direito Legislativo.

 

Qualquer internauta poderá acompanhar os debates AO VIVO, por meio de video streaming,pelo portal do Interlegis - www.interlegis.gov.br.

 

Participantes:

 

Dra. Maria das Graças Rua, doutora em Ciència Política, professora da UnB.

 

Dra. Marta Arretche, doutora em Ciências Humanas, professora da USP.

 

Dr. Marcos José Mendes, doutor em Economia consultor do Senado Federal, professor da Unilegis.

 

Coordenadora da Mesa:

 

Dra. Leany Barreiro Lemos, doutora em Estudos Comparados das Américas, coordenadora do Curso de Ciência Política e professora da Unilegis.

 

18h30 – Sessão de Abertura e início das palestras

21h30 – Encerramento

 

 

Sobre o Ciclo de Conferências Unilegis

 

O projeto Ciclo de Conferências teve início em 2003 e busca discutir e debater, com autoridades e especialistas de renome nacional e/ou internacional, grandes temas políticos da atualidade de interesse do Senado Federal e do Poder Legislativo, colaborando, assim, para a integração dos legislativos brasileiros. Além disso, visa a cumprir uma das etapas da disciplina “Seminários”, presente em todos os cursos de especialização da Unilegis, como reforço aos temas abordados em sala de aula e àqueles fundamentais para o bom desempenho final dos alunos.

 

Até o momento, foram realizadas e transmitidas, por videoconferência, para todas as Assembléias Legislativas e Câmara Legislativa do DF, as palestras: “A Educação e o Legislativo”; “Reforma Política”; “Transparência na Prestação de Contas”; “Panorama Geral das Eleições”; “Direito Eleitoral: As novas regras para as eleições 2006”; e “Pesquisa de Opinião: Uma análise quantitativa”.

 

No Ciclo de Conferências 2007, “Brasileiro: crenças e valores: um retrato da cultura política nacional”, debateram sobre o tema acima o sociólogo Alberto Carlos de Almeida, o antropólogo Roberto Da Mata, a jornalista Dad Squarisi e o cientista político Lúcio Rennó. Importante ressaltar a participação, além do público em geral e dos servidores da Casa, dos alunos de Direito Legislativo, Ciência Política e Comunicação Legislativa, visto que, como dito anteriormente, o projeto faz parte do currículo do Programa de Especialização da Unilegis. 

 

Em 28 de abril deste ano, foi realizado um debate, dentro do projeto Ciclo de Conferências, com o tema “Investigação Científica: Relatos de Pesquisa”, que reuniu pesquisadores no campo das Ciências Sociais Aplicadas, como forma de repassar aos alunos da Unilegis o que de mais contemporâneo existe na atividade investigativa na área, principalmente em relação ao Parlamento.

 

 

 

Outras informações:

Luiz Carlos Santana de Freitas