Seminário Internacional comemora os 20 anos da Constituição

por brendaortiz — publicado 14/05/2008 13h48, última modificação 14/05/2008 13h49
O Senado (UNILEGIS e ILB), a Câmara dos Deputados, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade de Brasília promovem nos dias 15 e 16 de maio, no Auditório Dois Candangos, no Campus da UnB, o Seminário Internacional "Estudos Legislativos em Perspectiva Comparada"

O Senado (UNILEGIS e ILB), a Câmara dos Deputados, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade de Brasília promovem nos dias 15 e 16 de maio, no Auditório Dois Candangos, no Campus da UnB, o Seminário Internacional "Estudos Legislativos em Perspectiva Comparada", com a poio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

O objetivo central é comemorar e debater os 20 anos da Constituição Federal do Brasil, com as duas primeiras mesas-redondas do evento voltadas especificamente para esse tema.  A Vice-Reitora da Unilegis, Vânia Maione, afirmou que "a iniciativa pretende, também, fazer um balanço histórico desse período tão importante da história brasileira".  Terão ênfase as comparações com o período democrático anterior, de 1946 a 1964, e com constituições em vigor em outros países da América Latina.

Outra finalidade do seminário é o fortalecimento de uma rede de pesquisa nacionalmente abrangente e internacionalizada.

O Seminário será coordenado pelos professores Lucio Remuzat Rennó Junior, da Universidade de Brasília, e Magna Inácio, da Universidade Federal de Minas Gerais, e contará com mesas-redondas compostas por convidados com ampla experiência na área, em instituições nacionais e internacionais.

A primeira mesa será presidida pelo Senador Efraim Morais, Primeiro-Secretário do Senado Federal, e vai debater a relação Executivo-Legislativo, do ponto de vista político.  A Diretora Executiva do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Denise Zoghbi, fará parte da mesa de abertura.

O Seminário terá também uma sessão de pôsteres, com uma chamada aberta de papers para pesquisadores juniores.

Com isso, a UNILEGIS e seus parceiros pretendem estimular a participação de jovens pesquisadores e entrosá-los com os pesquisadores seniores da área. Os dois melhores papers apresentados na sessão de pôsteres, a serem selecionados pela coordenação do evento e um convidado sênior, serão incluídos em livro.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.