Aniversário de Brasília

por brendaortiz — publicado 18/04/2008 15h49, última modificação 18/04/2008 15h50
Em comemoração ao aniversário de Brasília saiba mais sobre a história da capital

A história de Brasília surgiu com as primeiras idéias de uma capital brasileira no centro do país. O Marquês de Pombal, em 1716, sugeriu, pela primeira vez, a necessidade de interiorizar a capital do Brasil. Em 1821, José Bonifácio de Andrada e Silva, estadista brasileiro, retomou o assunto da interiorização da capital, sugerindo o nome Brasília.

A primeira Constituição da República, de 1891, estabeleceu legalmente a região onde deveria ser instalada a futura capital, mas somente em 1956, com a eleição de Juscelino Kubitschek, iniciou-se a construção de Brasília.

O arquiteto Oscar Niemeyer foi escolhido para chefia do Departamento de Urbanística e Arquitetura, sendo encarregado de abrir concurso para escolha do plano-piloto; assim, em março de 1957, uma comissão julgadora constituída por sir William Halford, Stano Papadaki, André Sive, Oscar Niemeyer, Luís Hildebrando Horta Barbosa e Paulo Antunes Ribeiro escolheu o projeto do arquiteto Lúcio Costa.

No dia 2 de outubro de 1956, em campo aberto, o presidente Kubitschek assinou o primeiro ato no local da futura capital, lançou então a seguinte proclamação: "Deste planalto central desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino."

No mesmo ano iniciaram-se os trabalhos de construção. Formou-se o Núcleo Bandeirante, onde se permitia maior liberdade à iniciativa particular e foi batizado com o nome de "Cidade Livre". Especialmente do Nordeste, Minas Gerais e Goiás, vieram levas de trabalhadores. Os primeiros candangos.

Em 21 de abril de 1960, após mil dias de construção, o Presidente Juscelino Kubitschek inaugurou a nova Capital, construída no formato de um avião, e instalou o Distrito Federal.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.