Secretaria de Arquivo do Senado lança página na Internet

Em evento realizado no Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, a secretaria passa a disponibilizar informações importantes sobre o sistema de arquivamento do Senado Federal

A partir desta quinta-feira (22), a população pode ter maior aproximação com os acontecimentos históricos do Senado. A Secretaria de Arquivo do Senado inaugurou uma página na Internet para a divulgação de seu acervo, com arquivos desde a primeira sessão ordinária do Senado do Império (1826). Para acessar o site, clique aqui.

Na solenidade de lançamento do site, realizada no Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, no edifício-sede do Interlegis, o diretor da Secretaria de Arquivo, Francisco Maurício da Paz, afirmou que desde 1997  a secretaria vem implantando um programa de gestão documental no âmbito da Casa, com o propósito de tratar adequadamente seus documentos e conservar o arquivo permanentemente atualizado.

O senador Paulo Duque e o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, também participaram da solenidade. Na ocasião, Agaciel disse acreditar que a população irá reconhecer a importância que o Senado tem na formação histórica do Brasil e sua influência nas principais decisões tomadas nos últimos 180 anos. Como exemplo, lembrou que a abolição da escravatura, proclamada em 1888, foi amplamente discutida e definida entre senadores da época.