Lançamento do site do Arquivo do Senado Federal

por guilhermeguedes — publicado 20/11/2007 15h20, última modificação 21/11/2007 10h20
Criado logo na primeira sessão ordinário do Senado do Império, o Arquivo do Senado Federal entra definitivamente na era da modernidade. No dia 22 de novembro, às 10h30, será lançada sua página na internet, em evento realizado no Interlegis. Para assistir por videostreaming, basta clicar no link dentro da matéria

Assista aqui por videostreaming



Antes mesmo da instalação do legislativo brasileiro, em 1826, o Arquivo do Senado Federal já estava previsto no Projeto de Constituição de 1823 que o mencionava como uma das estruturas funcionais da Casa. Assim, o Arquivo do Senado foi criado logo na primeira sessão ordinária do Senado do Império. Desde então, toda a documentação relativa à Casa foi mantida, formando hoje um acervo singular sob sua guarda.

O Senado Federal, por meio da Secretaria de Arquivo vem, desde 1997, implantando um programa de gestão documental no âmbito da Casa com o propósito de tratar adequadamente seus documentos. O programa vem uniformizando os procedimentos arquivísticos dando apoio ao processo decisório e facultando o acesso à informação, conservando o arquivo permanentemente atualizado.

A Secretaria de Arquivo presta assistência técnica arquivística à todas as áreas do Senado Federal, tanto administrativa quanto legislativa, orientando quanto aos procedimentos de classificação, avaliação, transferência, arquivamento e eliminação de documentos de acordo com os instrumentos arquivísticos: código de classificação e tabela de temporalidade de documentos de arquivo do Senado Federal e Congresso Nacional. Atende aos usuários, internos e externos, no que se refere ao empréstimo e às pesquisas de documentos.

O lançamento do site da Secretaria de Arquivo do Senado Federal, no dia 22 de novembro de 2007, às 10h30, no Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães - no edifício-sede do Interlegis - faz parte do programa aproximando o legislativo do cidadão, dando acesso a um dos acervos mais significativos e abrangentes da história Nacional.

Pesquisar no Arquivo do Senado é fazer uma viagem pela História do Senado e do Brasil.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.