Necessidade de integração é destaque no Seminário Interlegis Região Norte

O seminário realizado na quinta-feira (13), na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, promoveu debates sobre o papel do Poder Legislativo

O Interlegis realizou, na última quinta-feira (13), o Seminário Interlegis Região Norte, na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, em Manaus. Com a programação composta por várias atividades como exposições, debates e palestras, o evento contou com a participação do Senador Efraim Morais, primeiro-secretário do Senado Federal e diretor nacional do Programa Interlegis, do governador do Estado do Amazonas Eduardo Braga, do deputado Vicente Lopes, presidente em exercício da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, e do presidente da Câmara Municipal de Manaus, Leonel Feitoza.

Entre os destaques do seminário, houve as assinaturas do "Termo de ação conjunta entre o Senado Federal, a Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas e entidades de deficientes do Amazonas" e do "Protocolo de intenções entre o Senado Federal e a Câmara Municipal de Manaus", que firmaram parceria entre o Senado Federal e o Poder Legislativo do Amazonas.

Em discurso realizado na abertura do evento, o Senador Efraim Morais destacou a necessidade da união de todas as esferas do Poder Legislativo, promovida pelo Interlegis, abrindo portas para a potencialização dos serviços prestados ao povo brasileiro. ”Só dessa forma vamos poder oferecer um melhor trabalho à população, que é quem paga os nossos salários”, destacou. O senador ainda relevou o papel do Interlegis no futuro, ao referir-se à segunda etapa do programa, o "Interlegis II". A meta, segundo Efraim, é promover integração e transparência ainda maior de todos os municípios brasileiros, resgatando a credibilidade e a ética nos parlamentos brasileiros.

O deputado estadual Vicente Lopes, presidente em exercício da Assembléia Legislativa do Estado, reafirmou a importância do Programa Interlegis. "O Interlegis atende solicitações de Câmaras e Assembléias de todo o país, organizando e coordenando cursos que abrangem diversos tópicos de interesse público”, disse. Segundo o deputado, o Interlegis difunde soluções tecnológicas que permitem ao legislativo amazonense alcançar seus objetivos e metas, destacando o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e o Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar (SAAP), projetos criados especificamente para o Poder Legislativo em modelo de software livre.

O governador do estado, Eduardo Braga, enfatizou as dificuldades enfrentadas pelos estados da região norte do país, em comparação à maior integração dos estados das regiões sul e sudeste. O governador ainda fez um apelo às câmaras municipais que ainda não assinaram convênio com o Programa Interlegis: “Estou conclamando todos os presidentes de câmaras e municípios que façam a adesão". Dos 62 municípios amazonenses, 35 já aderiram ao programa.

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, Leonel Feitoza, afirmou que a parceria com o Interlegis vai contribuir à interação com as demais câmaras municipais do Amazonas, estado caracterizado pela grande área territorial e a conseqüente dificuldade de acesso a vários municípios. O vereador também destacou o trabalho de capacitação do Interlegis. “[O Interlegis] vai preparar melhor todos os funcionários, diretores e até os prefeitos municipais”, disse.