Escola do Legislativo do MS realiza cursos nos municípios

Escola do Legislativo da Assembléia do Mato Grosso do Sul realizou em junho o 1° Encontro de Parlamentares e Servidores do Poder Legislativo Municipal, na cidade Dourados,

A Escola do Legislativo do Estado de Mato Grosso do Sul (EL/MS) realizou, nos dias 21 e 22 de junho, o 1° Encontro de Parlamentares e Servidores do Poder Legislativo Municipal na cidade Dourados, escolhida como pólo de disseminação das ações de capacitação da Escola. A abertura do evento contou com a presença do Vereador Carlinhos Cantor (PR), Presidente da Câmara Municipal de Dourados, e da Dra. Marlene Figueira da Silva, Diretora Geral de Recursos Humanos da Assembléia Legislativa, 2ª Vice-Presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL), e responsável pela EL/MS.

Na oportunidade, a Dr.ª Marlene enfatizou o desejo do Deputado Jerson Domingos, Presidente da Assembléia Legislativa do MS, de iniciar o trabalho de descentralização pela cidade de Dourados, que converge um grande número de Municípios do sul do Estado e da região de fronteira com o vizinho Paraguai. Ilustrando sua fala a Dra. Marlene Figueira da Silva apresentou um vídeo com a história e ações da Escola do Legislativo do MS.

Para o Vereador e Presidente da Câmara, Carlinhos Cantor (PR), o serviço público sempre foi um emprego atrativo e a qualificação profissional é primordial para o desempenho das funções administrativas, “por isso a Mesa Diretora, sempre que possível, proporciona a oportunidade de os servidores se reciclarem e adquirirem novos conhecimentos no sentido de bem atender a população”, disse o Presidente.

O encontro teve a participação do professor Hildebrando Campestrini (UFMS), que discorreu sobre a “Linguagem do Homem Público”, da Professora e Mestra Maria das Dores Resende Silveira, responsável pela coordenação pedagógica da EL/MS, que abordou o tema “Atender com Qualidade”, e de Severina da Silva, que é Diretora de Cerimonial e Relações Públicas da Assembléia Legislativa do MS, abordando o tema “Cerimonial, Protocolo e Regras Básicas de Comportamento”.

O evento marcou a retomada do Programa Apoio aos Legislativos Municipais e Formação de Agentes Políticos da EL/MS, iniciado no ano de 2006. A participação dos municípios foi muito positiva e reforçou o  objetivo do Programa, que é o de levar aos Legislativos Municipais conhecimentos básicos para o exercício de suas diversas funções.